Ao longo do ano acontecem várias datas comemorativas que aquecem o comércio. Páscoa, dia das mães, dia dos pais, dia dos namorados, natal, etc. Durante esses períodos alguns produtos vêm as vendas alavancar enquanto em outras épocas não são tão desejados, como por exemplo, o panetone.
Conseguir reconhecer os períodos sazonais que mais favorecem o seu nicho pode trazer um faturamento alto para a sua loja online, seja e-commerce tradicional ou dropshipping.
Nesse artigo vamos falar sobre as datas sazonais e como aumentar a sua lucratividade por meio de promoções estratégicas.
O que é o Marketing Sazonal
Em determinadas épocas do ano alguns produtos passam por um pico de vendas, enquanto em outras, mal são procurados.
O Marketing Sazonal se trata disso. Identificar quais são as épocas mais propícias para a venda desses produtos e quais não são, e a partir disso, criar campanhas para ter um melhor aproveitamento nas vendas.
Saber trabalhar com a sazonalidade dos produtos é benéfico tanto para e-commerces tradicionais quanto para dropshipping.
Qual a importância de usar o Marketing Sazonal
Aproveitar os períodos sazonais é uma excelente estratégia para atrair e fidelizar novos clientes além de trazer uma lucratividade maior durante aquele período.
Mas não é só isso. Entender a sazonalidade dos produtos possibilita criar melhores estratégias de vendas durante o ano inteiro, o que garante o suporte financeiro necessário para as campanhas especiais.
Os períodos sazonais tem como principal característica aumentar o comércio, incentivando o consumo de produtos e serviços. Grande parte das pessoas se programam para aproveitar as promoções em datas como Black Friday e Natal.
Como vender mais em datas comemorativas
Agora que já entendemos o que é o marketing sazonal e como ele pode ser ajudar a aumentar o seu faturamento, vamos ver algumas dicas práticas de como usar as datas comemorativas na sua loja.
Faça um planejamento com antecedência
Já entendemos que períodos sazonais podem ser grandes aliados para aumentar o faturamento da sua loja virtual. Contudo, sem um bom planejamento feito detalhadamente com antecedência, as chances de você sair no prejuízo existem.
Isso acontece porque nesses períodos a procura pelos produtos e serviços aumenta significativamente e é comum que os preços diminuam em quase todo o comércio o que vai elevar bastante a concorrência.
Nesses momentos, as campanhas de marketing são cruciais para trazer visibilidade para a loja. Sem um bom planejamento, o que poderia ser um momento de alta lucratividade com picos de vendas e fidelização de novos clientes se transforma em prejuízo e frustração.
Conheça o perfil do seu cliente
Conhecer o público-alvo é a premissa básica para qualquer coisa que você queira vender, independente da data. Sabe o que esse público busca é a melhor maneira de fazer a melhor oferta para a pessoa certa.
Quando você sabe quem é o seu público, se torna mais fácil saber quais períodos seu interesse é maior ou menor e quais campanhas são pertinentes para investir.
Se o seu público é composto majoritariamente por jovens adultos que não possuem filhos, criar uma campanha com foco no dia das crianças não parece ser a melhor estratégia.
Defina em quais datas comemorativas fará promoções
Após conhecer o comportamento do seu público-alvo, defina em quais períodos a sua loja virtual vai investir em campanhas. Para uma loja que vende brinquedos infantis, o dia das crianças e o natal provavelmente serão os períodos de maior faturamento.
Já para uma floricultura, é recomendado se planejar para um aumento da demanda no mês de março quando se comemora o dia das mulheres, em maio com o dia das mães e, também junho quando acontece o dia dos namorados.
O público nerd estará mais propício a fazer compras nos períodos em que acontecem os eventos Geek, como a Comic Con por exemplo.
Ao oferecer as soluções que a sua persona necessita naquele momento você atende a uma demanda existente e não sofre com prejuízos.
Trabalhe a antecipação
O gatilho da antecipação é um dos mais poderosos na hora de fomentar o desejo pela compra dos seus clientes.
A autora Gretchen Rubin revela no livro Projeto Felicidade que quando temos algo positivo pelo que esperar, como um projeto ou uma situação que queremos muito, o nosso cérebro ativa áreas ligadas à felicidade antes mesmo do acontecimento.
É por isso que ficamos com aquela sensação de ansiedade pelo lançamento de um filme ou série que queremos muito ver, ou com uma viagem que foi planejada por meses. No momento que a situação se concretiza o nosso cérebro passa por uma intensa descarga de dopamina tornando aquela compra mais prazerosa.
Existem algumas formas de trabalhar a antecipação dos clientes. Abaixo vamos ver x exemplos:
Ofereça algum benefício em troca dos dados do cliente:
Com as informações de contato cedidas voluntariamente pelo lead e respeitando as políticas de privacidade, conforme a LGPD, enviar mensagens por e-mail e WhatsApp algumas semanas antes da promoção é uma excelente forma de gerar o desejo pela compra. Para conseguir os dados, ofereça algum benefício, como um cupom de desconto ou um material rico gratuito que seja útil para o lead.
No vídeo a seguir você vai ver um tutorial de como criar um formulário de captura com o SAK, personalizado com as imagens disponíveis no 365 Artes e como inserir o formulário na sua Landing Page:
Se a sua loja tem uma lista de pessoas cadastradas na Newsletter, não deixe de incluir a antecipação nos conteúdos.
Faça anúncios e parcerias
Outra maneira de divulgar as promoções da sua loja com antecedência e gerar a antecipação em possíveis clientes é investir em anúncios com tráfego pago. Se tratando de e-commerce, apenas 3% das pessoas compram na primeira visita ao site. Portanto, a loja precisa tomar algumas ações para converter esses leads em clientes.
Segundo dados selecionados pela Rock Content do relatório de personalização de Marketing da AgilOne:
- 58% das pessoas gostam de receber e mails notificando que os produtos que elas visitaram no site entraram em liquidação;
- 51% afirmaram gostar de emails personalizados e de tratamento VIP;
- 41% dos adultos entre 25 e 34 anos apreciam os e-mails sobre abandono de carrinho de compra.
Por isso, trabalhar anúncios tanto de divulgação quanto de remarketing trará bons resultados para as suas vendas.
Ainda falando sobre a importância da divulgação da sua loja, uma forma eficaz de converter leads em clientes é por meio de parcerias com influenciadores.
Já comentamos no blog sobre o impacto do marketing de influência nas vendas online. Leia mais aqui.
Mas resumidamente, alguns os benefícios de contratar influenciadores para divulgar a sua loja, são:
- 43% da população já realizou uma compra com base na divulgação de um digital influencer;
- Aumentar as vendas em até 7.033%;
- Alcançar custos menores, reduzindo em 98% o custo por pedido (CPM);
- Usuários do Tik Tok são 1,5x mais propensos a sair e comprar imediatamente algo que descobriu na plataforma.
A maneira mais simples de contratar influenciadores para divulgar os seus produtos é com o aplicativo OVNI. Para usar o aplicativo basta fazer a sua conta, divulgar o produto que deseja fazer uma parceria e encontrar influenciadores interessados na proposta.
Analise os resultados e ajuste o necessário
Uma campanha dificilmente vai dar resultado de primeira. Testes e ajustes serão necessários. Observe as taxas de conversão, como o público responde as campanhas, mude o que não funciona e reforce o que está dando certo.
Colocando essas dicas em prática, as chances da sua loja de ter campanhas bem sucedidas e um ótimo faturamento em datas comemorativas aumentam muito. Conte com os aplicativos da Empreender para obter resultados.