O influenciador é o profissional do momento e chegou para ficar. Os negócios online que já investem em Marketing de Influência como estratégia para alavancar as vendas estão saindo na frente.

Se você ainda não faz parcerias de divulgação com influenciadores, não sabe como funciona uma campanha e não tem ideia de por onde começar, nesse artigo vamos falar mostrar todo o passo a passo para você criar uma campanha e fechar boas parcerias para sua loja virtual.

O que é Marketing de Influência

Marketing de Influência é a abordagem do marketing que utiliza pessoas com um certo nível de relevância e influência com um determinado público para divulgar produtos e serviços que façam sentido para o público do influenciador.

O objetivo desse tipo de campanha é alcançar um alto número de potenciais clientes de uma só vez, aproveitando a relevância que o influenciador digital possui na tomada de decisão de compra.

O que é um influenciador digital

Um influenciador digital é uma pessoa que possui uma base fiel de seguidores em suas redes sociais e influenciam comportamentos e opiniões por meio do conteúdo que compartilham em suas redes.

Com o crescimento do Marketing digital nos últimos anos, pessoas dos mais diversos nichos e segmentos ganharam voz na internet e hoje podemos encontrar influenciadores que falam de moda, saúde, tecnologia, artesanato. Não há limitação, em qualquer nicho pode haver alguém com opiniões relevantes e poder de influência.

O impacto dos influenciadores digitais nas vendas

Em uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 77% dos entrevistados afirmaram seguir influenciadores digitais nas redes sociais e entre os participantes de até 30 anos, 9 em cada 10 acompanham algum influenciador.

55% das pessoas afirmam que já compraram algo após a indicação de um influenciador. Os motivos que levam a compra são diversos. Os principais, segundo os consumidores são:

  • Eu já queria comprar e foi decisivo ver alguém testando e aprovando o produto – 38%
  • Já precisava do produto e o influenciador ou influenciadora me fez lembrar dessa necessidade – 27%
  • O preço estava baixo e valia a pena comprar – 26%
  • Era um produto que eu não conhecia e me despertou curiosidade – 24%
  • O influenciador ou influenciadora ofereceu um cupom de desconto exclusivo – 24%
  • Confiei no bom gosto do influenciador ou influenciadora – 23%
  • Era um produto novo que eu queria testar – 21%
  • Quis ter o mesmo resultado mostrado pelo influenciador ou influenciadora – 16%
  • Era um produto que estava em alta/ na moda e eu queria tê-lo – 13%
  • Comprei para me sentir parecido(a) com o influenciador ou influenciadora – 5%

Observando o que leva o consumidor a realizar uma compra após a indicação de um influenciador, é possível pensar em formas de criar campanhas que sejam mais efetivas e façam sentido para o público.

O impacto que os influenciadores causam nas vendas é tão grande que alguns influencers deixam de ser o rosto exposto em propagandas para investir no próprio negócio.

Alguns exemplos disso são as influenciadoras Bianca Andrade que começou a produzir conteúdo de maquiagem e beleza para o YouTube, ficou conhecida como Boca Rosa e hoje possui a Boca Rosa Beauty, Boca Rosa Company e Boca Rosa Hair e alcançou um faturamento de aproximadamente 160 milhões de reais em 2022.

Outra influenciadora que apostou nas próprias empresas foi Camila Coelho com as marcas Ela Luz e Camila Coelho Collection. A influenciadora foi considerada uma das 50 maiores do mundo em 2022.

Em participação no Podcast Poddelas, Bruno e Malu Perini contam como surgiu a ideia de criar uma marca para a influenciadora. Eles relatam que apenas com cupons de divulgação, Malu conseguia faturar em média 15 mil reais quinzenalmente.

Quando divulgava marcas de roupas, o estoque da loja simplesmente esgotava. Então, eles viram uma oportunidade de negócio e surgiu a ideia da marca de roupas MAP by Malu Perini.

Além dos nomes que já citamos, existem vários outros casos de influencers que decidiram aproveitar o seu impacto para construir uma marca própria, como Jade Picon, Virgínia Fonseca, Luana Carolina etc, mas isso daria um outro artigo.

Por que fazer parceria com um influenciador digital

Um dos principais motivos para você apostar no Marketing de Influência é que uma pesquisa realizada em 2022 pelo Mídias Sociais 360, que há mais de sete anos estuda o comportamento dos usuários, empresas e criadores de conteúdo, mostrou que um influenciador digital tem em média 17 vezes mais interação nas redes sociais que uma marca.

Além de ter um alcance significativamente mais sistematizado atingindo com mais assertividade o público-alvo, criar campanhas publicitárias na internet pode ter resultados tão bons ou até melhores que os anúncios que outrora eram exibidos em horário nobre na TV aberta, por um custo benefício muito maior.

Outra vantagem é que, não importa a hora que o consumidor vai acessar a internet, devido ao mapeamento do comportamento de consumo desse receptor, o anúncio vai aparecer para ele se o produto for do seu interesse. O que aumenta muito as chances de conversão.

O Brasil é o país onde os influenciadores digitais são mais relevantes na decisão de compra dos usuários, segundo estudo conduzido pela plataforma CupomValido.com.br com dados da Statista e da HootSuite, seguido por China, Índia, Itália, Coreia do Sul, Rússia e Estados Unidos, apesar de ter a menor renda per capita da lista.

Ou seja, não investir em marketing de influência no Brasil é perder dinheiro. Leia mais o porquê você deveria contratar um influenciador digital.

A importância das redes sociais no momento da compra

As redes sociais são um pilar fundamental para qualquer empresa que deseja construir uma marca forte atualmente. Se posicionar nas redes sociais fará com que a sua loja virtual seja encontrada por mais pessoas, afinal você deve estar onde o seu cliente está se quiser ser visto.

Rodar anúncios com tráfego pago e otimizar a loja para para os mecanismos de buscas orgânicas são ótimas práticas que não devem ser ignoradas. Contudo, antes de realizar uma compra 66% pesquisam por produtos no Instagram, 51%, no YouTube, 36% no Facebook e 11% no TikTok, como mostra o relatório da Opinion Box.

Conteúdos que mais agradam o público

Segundo os consumidores, os conteúdos de influenciadores que eles mais gostam de consumir são vídeos de média duração (1 a 3 minutos), stories, vídeos curtos (menos de 1 minuto).

Já as características do conteúdo que mais chamam a atenção são:

  • Confiável;
  • Explicativo;
  • Direto ao ponto;
  • Bem produzido;
  • Bem humorado.

Aliando as redes sociais favoritas dos consumidores aos formatos de conteúdo que eles mais gostam de consumir, com o protagonismo de uma personalidade que eles sentem afinidade é sucesso garantido.

Tipos de campanhas em parceria com influenciadores

Para decidir qual o melhor tipo de campanha, é preciso primeiramente saber qual o objetivo da divulgação. As campanhas de marketing possuem três objetivos principais: visibilidade, branding e vendas.

Cada objetivo terá um formato mais adequado. É como se cada modalidade representasse uma etapa do funil de vendas. 

Campanhas de visibilidade tem o objetivo de fazer uma marca pouco conhecida ser vista pelo público. Nesse tipo de publicidade, o influenciador não direciona os seguidores para uma página de compras e, sim, os convida a conhecer a marca. Para esse tipo de campanha é importante que o influencer tenha boas métricas de alcance de público.

Já as campanhas de branding tem como objetivo o fortalecimento de marca. Isso é, tornar a marca memorável para o público. O objetivo de uma estratégia de branding é causar encantamento no público a ponto dele se conectar com a marca e se tornar um cliente fiel.

Uma marca com um branding forte passa a não se preocupar mais com o menor preço como diferencial competitivo pois ela é a primeira escolha do cliente, ainda que seja mais cara.

Por exemplo, a Apple. A empresa lança aparelhos eletrônicos que formam filas de pessoas interessadas em comprar o mais novo lançamento, ainda que existam outras boas opções no mercado. nenhuma tem o mesmo impacto de possuir um aparelho da Apple para o cliente fiel a marca. 

Já as campanhas de venda são aquelas que efetivamente buscam a venda naquele momento. Nessas campanhas o influenciador divulga um produto ou serviço que tenha a ver com o universo que ele está inserido e, normalmente, possui um link personalizado ou cupom para os seguidores.

Abaixo você vai ver como criar um link personalizado para influenciadores no aplicativo OVNI:

Como criar uma campanha com influenciadores

Criar campanhas de marketing pode ser um tanto desafiador. Isso porque somos expostos a, em média, de 5 a 10 mil anúncios diariamente e ninguém quer ficar assistindo propaganda o tempo inteiro.

O nosso cérebro já desenvolveu maneiras de ignorar completamente os anúncios comuns que vemos por aí e softwares bloqueadores de anúncios, como Adblock, são cada vez mais baixados com aproximadamente 236 milhões de usuários.

Plataformas como Youtube e Spotify oferecem um serviço premium tendo como principal benefício consumir todo o conteúdo sem ter a programação interrompida por uma propaganda.

O mundo mudou, o comportamento do consumidor mudou mas se tem algo que permanece igual é que somente as empresas que forem capazes de se adaptar às mudanças do mundo e da sociedade sobreviverão.

Então, como anunciar se ninguém gosta de ver anúncios?

Uma forma de anunciar que é bem recebida pelo público é criando campanhas de publicidade nativa.  

Publicidade nativa é a estratégia de adequar os anúncios e conteúdos a linguagem da plataforma no qual ele está inserido. Ou seja, é a famosa propaganda sem cara de propaganda.

Nesse tipo de campanha,  o influenciador vai fazer a divulgação do seu produto da mesma forma que ele faria um conteúdo sem fins comerciais diretos.

Por exemplo, se a sua loja vende aparelhos eletrônicos e contrata um influenciador que fala sobre tecnologia em seu canal do Youtube, fazendo resenhas dos novos lançamentos, ele fará um vídeo no mesmo estilo porém com o objetivo de vender o produto.

Esse tipo de propaganda não é invasiva e nem cansativa para o receptor. Mesmo que o consumidor não compre o produto, ele terá consumido um conteúdo que é do seu interesse e que gerou valor para ele.

Contudo, é importante lembrar que sinalizar que se trata de uma publicidade é obrigatório.

Leia também: Como criar campanhas de publicidade nativa para e-commerce

Como contratar influenciadores para divulgação

Contratar influenciadores não é uma tarefa fácil, principalmente para pequenos empreendedores. O processo de contratação demanda primeiramente um estudo do perfil do influenciador e a abordagem.

Se você não tiver um bom profissional de Relações Públicas ou quaisquer outras maneiras de entrar em contato com a assessoria de um grande influenciador, conseguir chamar a atenção pode ser um grande desafio. 

Quanto mais engajado é o público, menores são as chances da sua mensagem na dm, por exemplo, ser visualizada. Se a sua loja ainda não atingiu um grande patamar, talvez ainda não seja o momento ideal para mirar em grandes influenciadores .

O ideal é que uma loja de média a pequena contrate influenciadores que também não são tão grandes, mas já possuem um público que os acompanhe.

A maneira mais prática e fácil de encontrar esses influenciadores é por meio do OVNI, aplicativo que conecta donos de lojas virtuais que querem divulgar seus produtos a influenciadores disponíveis para realizar o trabalho.

Para fechar parcerias basta fazer o seu cadastro e integrar o aplicativo com a plataforma onde a sua loja virtual está hospedada, como mostra o vídeo:

Como escolher um influenciador digital para fechar parceria

Os influenciadores digitais podem trazer bons resultados na divulgação de praticamente todo tipo de produtos ou serviços, mas não é qualquer influenciador que trará bons resultados para a sua loja virtual.

Existem alguns fatores que devem ser observados no momento de escolher o influenciador digital ideal para formar uma parceria.

Em muitos casos, um determinado influenciador pode ter um número de seguidores expressivo, mas o público que o acompanha não é compatível com o público-alvo da sua loja virtual.

Em outros casos, o influenciador pode falar de um nicho similar ao da sua loja virtual, mas o perfil não tem engajamento, e uma indicação pode não surtir qualquer efeito.

O ideal é encontrar um influenciador com um bom engajamento e com o mesmo público alvo.

O engajamento não tem a ver com o número de seguidores e, sim, o quanto aquela audiência interage com o perfil do influenciador, se ele cria conexão nos stories, se as pessoas gostam de acompanhá-lo e levam em consideração o que ele diz.

Alguns pontos essenciais para observar em um influenciado antes de contratar são:

  1. Quem é a persona do influenciador: antes de divulgar um produto é necessário saber para que público ele é indicado. Se a sua loja virtual vende utensílios para casa e a sua intenção é criar uma campanha de marketing divulgando um jogo de panelas antiaderente, o ideal é que o influenciador escolhido produza conteúdos nesse nicho, como receitas e gastronomia, por exemplo.
  1. Tom de voz do influenciador: toda marca ou personalidade tem um tom de voz. O tom de voz diz respeito à forma como aquela pessoa ou empresa se comunica com o público, qual a linguagem usada, qual personalidade transmite. Uma marca com um tom mais jovial terá melhores resultados com influenciadores que possuem a mesma linguagem, pois o público tende a se atrair pelas personalidades que eles mais se identificam.
  1. Métricas de engajamento: não importa se a campanha é de visibilidade, branding ou vendas, para uma publicidade ser bem sucedida, é preciso que o influenciador seja relevante para sua audiência. Contudo, o que torna um influenciador relevante não é a quantidade de seguidores que ele possui e sim, o quanto ele consegue se conectar com o público, ser persuasivo. Se o influenciador não tiver bons resultados no perfil, a probabilidade é que a ação será mal sucedida, portanto avalie as métricas antes de fechar uma parceria.

Leia aqui um artigo sobre como escolher um bom influenciador para divulgar a sua loja virtual.   

No aplicativo OVNI, você seleciona qual produto deseja divulgar e quais os principais requisitos para a parceria, como mostra o vídeo abaixo:

Depois de criar a campanha, os influenciadores que têm interesse em divulgar a sua loja virtual entrarão em contato com você e então, você escolhe aquele que for mais adequado para o seu e-commerce.

Após fechar a parceria, alinhe com o influenciador como a campanha deve funcionar de maneira que faça sentido para ambos. Negociações e pagamentos também ficam a critério das partes envolvidas. O OVNI funciona apenas como uma ponte de conexão entre os dois profissionais.

Finalizada a campanha, avalie se os resultados foram satisfatórios e se vale a pena manter a parceria ou procurar outros influenciadores. Conheça o OVNI agora mesmo.