Trabalhar com influenciadores digitais pode ser uma estratégia bastante vantajosa para aumentar a visibilidade da sua Loja Hostgator e atrair novos clientes. No entanto, é importante escolher o influenciador certo para garantir que a campanha seja eficaz e alcance o público desejado. 

Neste artigo, você aprenderá a identificar o influenciador ideal para o seu negócio, levando em conta o alinhamento do público, o tom de voz e as métricas de engajamento, além de descobrir uma ferramenta prática para facilitar essas parcerias.

Fazer campanhas com influenciadores vale a pena?

Os influenciadores digitais ganharam espaço na internet por meio da produção de conteúdo em blogs, youtube e redes sociais. Uma grande parte ganhou fama fazendo resenhas sobre nichos específicos, como literatura, cinema, maquiagem, etc. Outros, conquistaram seu público com conteúdos de entretenimento e lifestyle.

O sucesso dos influenciadores aconteceu de forma orgânica e, devido a proximidade que os conteúdos geram com o público, eles passaram a ser vistos como referência a alguém de credibilidade em seus nichos.

O impacto dos influenciadores é tanto que, segundo uma pesquisa, mais de 70% dos consumidores seguem algum influencer nas redes sociais e mais de 90% já comprou algo por indicação deles.

Uma pesquisa mostrou que a relação entre influenciadores e seguidores está se tornando cada vez mais próxima. A interação em tempo real entre influencer e seguidores traz uma sensação de intimidade para aqueles que acompanham as redes. De acordo com a pesquisa, 60% dos seguidores consideram influencers pessoas próximas e 40% dizem considerá-los amigos.

Segundo um estudo da Qualibest, os influenciadores digitais já são a segunda maior fonte de informação para a tomada de decisão. 49% dos consumidores afirmam já terem consumido um produto após serem influenciados digitalmente.

Leia também: Marketing de influência: por que contratar influenciador digital

Como escolher um influenciador digital

Compare o público do influenciador digital com o da sua loja virtual

No momento de escolher um influenciador para sua campanha, é essencial comparar o público dele com o da sua loja virtual na Hostgator. Por exemplo, o público de um influenciador que fala sobre tecnologia e jogos é bem diferente do público de alguém que discute temas sobre maternidade. 

Portanto, escolha um influenciador cujo público seja semelhante ao que você deseja atingir. Além disso, preste atenção à faixa etária dos seguidores do influenciador. Se a maioria dos seguidores for infantil e a comunicação não for direcionada aos pais, pode ser difícil convertê-los em clientes.

Observe o tom de voz do influenciador

Não basta que o público-alvo do influenciador seja semelhante ao da sua loja; é importante também que o tom de voz e os valores do influenciador estejam alinhados com os da sua marca. 

Por exemplo, se sua loja na Hostgator vende roupas para mulheres com um estilo mais sério, um influenciador cujo público é mais descontraído e extrovertido pode não ser a melhor escolha. Garanta que a forma de comunicação e os valores do influenciador se conectem com a sua marca.

Avalie as métricas do perfil do influenciador

Ter muitos seguidores não garante que o influenciador gerará muitas vendas para sua loja. Às vezes, os números podem ser inflacionados por seguidores comprados, o que não agrega valor real para sua marca. 

Por isso, é fundamental analisar as métricas do perfil do influenciador, como o número de contas alcançadas, impressões, visualizações nos stories e o nível de interação nas publicações. Essas informações ajudam a garantir que você está investindo em um influenciador que realmente pode trazer resultados positivos para sua campanha. 

Como encontrar influenciadores para parceria

Existem influenciadores de diversos segmentos, com diferentes níveis de alcance e engajamento. Contratar um influenciador digital pode ser um desafio para pequenos negócios que estão se aventurando pela primeira vez nesse tipo de estratégia e não possuem um profissional especializado em relações públicas.

Antes de contratar um influenciadores para promover os produtos da sua Loja Hostgator, é fundamental pesquisar a fundo o nicho que o seu produto atende e qual é o formato de divulgação mais apropriado — como stories, foto no feed, vídeo no YouTube, etc. Cada público responde de forma diferente a diferentes tipos de propaganda.

Em seguida, defina o orçamento disponível para a divulgação e procure um influenciador que se encaixe no seu nicho e que tenha um público engajado.

Se a sua loja virtual é nova ou de pequeno porte, é provável que o influenciador escolhido também não tenha milhões de seguidores. Porém, isso não significa que a campanha não terá bons resultados.

Uma das maneiras mais eficazes de encontrar influenciadores e negociar parcerias na Loja Hostgator é através do aplicativo OVNI. Com o app, você pode especificar qual produto deseja promover, o formato da divulgação, se o pagamento será feito por permuta ou cachê, o valor oferecido, o número mínimo de seguidores exigido, entre outros detalhes.

Os influenciadores interessados entrarão em contato diretamente com você, permitindo que vocês formalizem a parceria de maneira prática.

Se a sua loja virtual está hospedada na plataforma da Hostgator, não deixe de experimentar o aplicativo gratuitamente.