Uma pesquisa realizada em 2022 pelo Mídias Sociais 360, que há mais de sete anos estuda o comportamento dos usuários, empresas e criadores de conteúdo, mostrou que um influenciador digital tem em média 17 vezes mais interação nas redes sociais que uma marca.
A profissão que surgiu como uma espécie de hobby para alguns jovens anos atrás, se transformou em uma das mais rentáveis atualmente e tem causado mudanças na forma que compramos.
As provas sociais são um fator determinante para a decisão de compra do consumidor. Com a popularização da internet e o acesso a uma infinidade de informações, é comum que as pessoas busquem informações sobre o produto antes de realizar a compra.
Se você ainda não investe no marketing de influência na sua loja virtual, esse é um bom momento para começar. É sobre isso que vamos tratar nesse artigo.
Como a internet mudou a venda de produtos
A propaganda surgiu há muito tempo. Pelo que se tem indícios, os primeiros registros de anúncios com fins comerciais foram publicados em jornais da Inglaterra, em 1650. Até não muito tempo atrás a divulgação de produtos de grandes marcas era feita em mídias tradicionais como rádio e televisão e, se tornar um garoto ou garota propaganda era algo praticamente inatingível para a maioria das pessoas.
O comportamento do consumidor está mudando e a forma como consumimos conteúdo e propaganda também.
Com a chegada da internet e o crescimento das redes sociais essa realidade mudou. O que inicialmente surgiu como um espaço para criar comunidades, entretenimento e entrosamento com outros grupos, hoje é conhecido por muitos como a rua mais movimentada do mundo, e tem feito surgir milhares de negócios milionários totalmente online.
Hoje, qualquer pessoa com acesso à internet e um pouco de conhecimento, a maioria disponível gratuitamente, consegue estruturar um negócio online com possibilidades de ser altamente lucrativo.
As previsões para o mercado de compras online são bastante animadoras. O segmento está em constante crescimento no país. Em uma pesquisa divulgada em novembro de 2022 pela Opinion Box, 61% dos entrevistados afirmam que compraram mais pela internet que em lojas físicas e mais de 40% realiza mais de uma compra online por mês.
Os motivos que levam o consumidor a escolher o ambiente online ao invés do físico são, principalmente, pela praticidade e custo benefício da compra, além da possibilidade de comparar preços em diversas lojas em poucos minutos e os benefícios exclusivos oferecidos no ambiente digital, como cupons de desconto e cashback.
Além disso, com a pandemia do Covid-19 em 2020 as vendas online aumentaram bastante devido ao isolamento social. Entretanto, 40% dos consumidores entrevistados já são adeptos do e-commerce há mais de 5 anos e cerca de 19% já são consumidores virtuais há mais de uma década.
Isso demonstra uma maturidade do mercado.Não se trata de apenas uma moda passageira mas de uma forma de consumo cada vez mais comum e um modelo de negócio muito promissor.
O impacto dos influenciadores digitais nas vendas
Já comentamos no blog sobre a importância de contratar um influenciador digital para a sua loja virtual. Se o seu desejo é criar uma marca sólida, com um negócio que cresce com o passar dos anos, não deve ignorar como o mercado funciona atualmente.
Segundo a pesquisa da Opinion Box divulgada em novembro de 2022, já existem mais influenciadores que dentistas no Brasil. Estima-se que existem cerca de 500 mil influenciadores com milhares e até milhões de seguidores.
Os influenciadores digitais são muito relevantes na decisão de compra do usuário. A divulgação de um influenciador é capaz de aumentar as vendas em mais de 7.000%, a propaganda é melhor aceita pelo consumidor, os custos de divulgação são menores e os resultados vão muito além de um produto esgotado.
Contratar um influenciador digital para divulgar os seus produtos é capaz de impulsionar as vendas do produto divulgado, mas além disso atrai tráfego para a sua loja virtual. Com o alto número de visitas, proporcionar uma boa experiência para o cliente, um atendimento impecável e um pós-venda bem feito, o branding da sua loja é fortalecido e as chances de fidelizar novos clientes são altas.
Por outro lado, um layout desagradável e uma experiência ruim pode fazer o cliente que estava pronto para passar o cartão abandonar o carrinho. Portanto, prepare a sua loja para receber um grande volume de tráfego e, em caso de abandono de carrinho, esteja pronto para recuperar os leads com o SAK.
O Instagram é a rede social onde o marketing de Influência tem maior impacto. De todos os consumidores que afirmaram ter comprado algo após uma divulgação nas redes sociais, 81% afirma que o influenciador estava no Instagram.
Portanto, se você busca resultados positivos rápido, invista nessa rede social. A vantagem de ter seus produtos divulgados no Instagram é que além de trazer resultados satisfatórios, a página da sua loja virtual pode ficar mais dinâmica e interativa exibindo os posts da rede social com o aplicativo Widget.
Depois do Instagram, as redes sociais que mais influenciam os consumidores nas compras são YouTube, Facebook e TikTok respectivamente.
Como contratar influenciadores digitais
Existem influenciadores de diversos nichos, com diferentes níveis de influência e engajamento. Contratar um influenciador digital pode ser uma tarefa complicada para pequenos negócios que nunca fizeram esse tipo de abordagem e não tem um profissional de relações públicas.
Antes de contratar um influenciador digital para divulgar os produtos da sua loja, pesquise bem sobre o nicho que o produto atende e qual a forma de divulgação mais adequada, por exemplo stories, foto no feed, vídeo no youtube etc. Diferentes públicos reagem de forma diferente à propaganda.
Depois, defina quanto você pode pagar pela divulgação do produto e busque um influenciador que se encaixe no seu nicho com um público engajado para fazer o trabalho.
Se a sua loja virtual ainda está no início e for pequena, provavelmente o influenciador contratado também não terá milhões de seguidores, o que não significa que a divulgação não trará resultados.
A melhor forma de encontrar influenciadores para negociar a parceria é pelo aplicativo OVNI. Com o aplicativo, você exibe qual produto deseja divulgar, qual a forma de divulgação, se o pagamento vai ser com permuta ou cachê e quanto vai pagar, a quantidade de seguidores mínima, etc.
Os influenciadores interessados entrarão em contato com você e vocês formalizam a parceria. Experimente gratuitamente.