O mercado do e-commerce é um dos maiores em expansão. O aumento do consumo pela internet, a sofisticação do mercado e a alta possibilidade de lucro são alguns dos fatores que contribuem para isso. O dropshipping é uma das modalidades mais populares. Contudo, ainda passa por alguns erros de precificação.

É normal que, ao começar um novo empreendimento, os vendedores se sintam deslumbrados com as possibilidades de lucro por um baixo investimento inicial e, com isso, pesem a mão em alguns produtos.

Porém, esses erros na precificação podem custar caro para a loja virtual. Os consumidores estão cada vez mais atentos às ofertas na internet, comparando preços e buscando formas de saber se aquela loja é realmente segura. Um erro impensado pode levar ao prejuízo da reputação da loja virtual.

Neste artigo, trouxemos cinco erros comuns na hora de precificar produtos de dropshipping que os lojistas devem evitar para não atrapalhar as vendas. 

Buscar somente o lucro sem analisar demais fatores

Um dos fatores que torna o dropshipping uma modalidade de vendas tão atraente é que as possibilidades de lucro são altas. De forma geral, o vendedor só precisa escolher produtos de um fornecedor e divulgá-lo pelo valor que desejar.

É natural querer maximizar o lucro, mas a busca exclusiva pelo lucro pode levar a decisões de precificação desastrosas. Ignorar aspectos como a concorrência, qualidade do produto e expectativas do cliente pode resultar em preços que afastam consumidores ou prejudicam a reputação da sua loja.

Não fazer pesquisa de mercado

A precificação correta de um produto passa por diversas etapas, sendo uma delas a pesquisa de mercado. Se a sua loja virtual não vende produtos de fabricação própria e os itens podem ser encontrados em outras lojas, é importante analisar qual a média de valor oferecido.

É natural que exista oscilação do preço de um mesmo produto entre uma loja e outra por questões de logística, Branding, experiência do cliente e mais. Porém, quando existe uma discrepância muito grande, passa a ser uma desvantagem.

Considerando que o cliente vai comparar os preços entre diferentes lojas, não existe uma razão plausível do porquê ele pagaria dez vezes mais em um produto idêntico.

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Não levar em conta a qualidade do produto

Outro erro na precificação do dropshipping é não levar em conta a qualidade dos produtos na hora de precificar. Alguns lojistas cometem o erro de cobrar valores premium em produtos considerados bugigangas. 

Se você busca produtos de moda no Aliexpress, por exemplo, facilmente consegue encontrar peças entre 5 e 10 reais. Nesses casos, pode ser tentador jogar o preço para cima pensando nos lucros que a peça vai gerar. Porém, é importante ressaltar que não se tratam de peças de luxo, por isso, não faz sentido revendê-las a R$200,00.

O mesmo vale para qualquer outro produto mais barato. Maquiagens baratas não devem ser vendidas como maquiagens de luxo, roupas de fast fashion não são roupas de grife, bijuterias não são semijoias, produtos com a qualidade de lojas de departamento devem ter um preço compatível.

Sim, o lojista é livre para precificar como quiser e, em um primeiro momento, pode até fazer algumas vendas. Mas não vai demorar para os clientes se sentirem frustrados com a qualidade dos itens e isso impactar negativamente a imagem da loja virtual.

Ignorar custos de importação e logística

Outro erro na precificação do dropshipping é ignorar os custos de importação e logística. É essencial considerar as taxas alfandegárias e os impostos de importação. Cada país tem suas próprias regras e taxas para a importação de mercadorias, que variam de acordo com a categoria do produto, seu valor e o país de origem. 

Além dessas tarifas, pode haver outros impostos de importação que precisam ser contabilizados. Ignorar esses custos pode levar a surpresas desagradáveis e comprometer a lucratividade do negócio.

Os custos de frete internacional são outro componente importante. As despesas de envio variam conforme o tamanho, peso e volume dos produtos, bem como a distância entre o país de origem e o destino final. 

Diferentes métodos de transporte, como aéreo, marítimo ou terrestre, têm custos variados e prazos de entrega diferentes. Para uma precificação precisa, é fundamental obter cotações de frete de fornecedores e transportadoras, considerando a melhor opção custo-benefício para o seu negócio.

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Não considerar a percepção de valor do produto

A percepção de valor é a maneira como os clientes avaliam o benefício e a qualidade de um produto em relação ao preço cobrado. Esse julgamento é influenciado por diversos fatores, incluindo a marca, a embalagem, o marketing e a experiência do cliente. Portanto, produtos semelhantes podem ser percebidos de formas muito diferentes por consumidores distintos.

Para ajustar a precificação de forma que reflita adequadamente essa percepção, é essencial entender como os consumidores enxergam o valor do seu produto. Por exemplo, um batom de marca chinesa vendido por 5 reais pode não ser visto como um produto de alta qualidade, mesmo que suas características físicas sejam boas. 

Se o mesmo batom for vendido por um preço muito superior, como os valores observados em algumas lojas nacionais que chegam a mais de 200 reais, o consumidor pode sentir que está pagando um valor injusto, especialmente quando comparado a marcas reconhecidas como MAC.

Sendo assim, da próxima vez que for escolher um produto para fazer dropshipping, realize uma análise de mercado para não cometer erros na precificação. Dentro do Dropi, além de contar com diversos fornecedores nacionais, os usuários têm acesso a calculadora mágica que ajuda a precificar com segurança. Experimente gratuitamente.