Você sabe quais são as estratégias de Business Intelligence em E-commerce e como elas podem ser implementadas em sua empresa para melhorar seus processos e qualificar os resultados? 

Mas, antes de aprofundarmos em quais são as estratégias, é importante compreender primeiro qual é o conceito de Business Intelligence (BI). 

Basicamente, essa técnica é direcionada para a análise de situações por meio da obtenção de dados para tomadas de decisão mais estratégicas.

Ainda, existe um processo de acompanhamento dos resultados a partir de campanhas que foram feitas no ambiente digital.

Desse modo, implementar essas estratégias em sua empresa contribui para que haja mais inteligência nos processos e a tomada de decisão do gestor seja assertiva. 

É possível utilizar as ferramentas do Business Intelligence em diversos setores da empresa. 

Por exemplo, você pode entender qual é o comportamento do usuário para campanhas, ou identificar como otimizar as vendas no cenário digital da venda de chuveiro de emergência ou de qualquer outro negócio.

A partir disso, neste artigo você entenderá quais são as vantagens de investir em BI e como implementar com segurança em seu negócio. Acompanhe a leitura! 

A importância do Business Intelligence para seu negócio

Com o avanço da era digital, é cada vez mais comum que as pessoas realizem a busca e consulta de informações pela internet. 

Neste cenário, também é comum que as pessoas realizem a compra de produtos e serviços sem sair de casa. 

Com isso, as empresas de pequeno, médio e grande porte, de diversos segmentos, precisam se adaptar a este contexto e novos hábitos de consumo.

Em contrapartida, isso também promoveu o aumento da concorrência entre empresas de fábrica de sacolas personalizadas e de outros setores, visto a disponibilização de mais marcas e com a quebra das barreiras físicas. 

Por isso, é importante pensar em como obter um diferencial no mercado e saber se comunicar de forma efetiva com o público. É isso que o Business Intelligence traz para o seu e-commerce, um olhar mais estratégico e claro das realizações que poderão ser feitas.

Por meio dessa ferramenta, os gestores conseguem tomar decisões assertivas porque terão acesso aos dados atualizados do negócio, sobretudo, dentro de um contexto mais específico. 

Assim, existe uma avaliação de desempenho, assim como de tendências do mercado que podem colocar sua marca em primeiro lugar no desempenho. 

Essa análise é importante para o seu negócio porque permite que sua empresa avalie quais são as tendências do mercado e, com isso, possam aumentar seus lucros e vendas e melhorar o posicionamento. 

Ainda, podemos destacar que essa ferramenta favorece o seu negócio nos seguintes aspectos:

  • Otimiza as operações realizadas;
  • Permite a análise de dados próprios, do mercado e de concorrentes;
  • Avalia o comportamento dos clientes;
  • Identifica erros e problemas de operação;
  • Permite o aumento das vendas;
  • Acompanha os fluxos da empresa;
  • Melhora a visualização de dados e desempenho;
  • Permite mensurar os resultados. 

Ou seja, estamos diante de um cenário ideal para que sua empresa de artefatos de cimento que realiza a venda por meio de um e-commerce consiga se diferenciar no mercado. 

7 ferramentas de BI para aplicar em seu e-commerce 

A partir do entendimento sobre as vantagens de implementar as estratégias do Business Intelligence em seu negócio, apresentaremos 7 ferramentas que podem contribuir para o avanço da sua empresa a partir da análise dos dados.

É importante destacar que existem muitas ferramentas disponíveis no mercado e que é essencial entender qual atende melhor às necessidades da sua empresa para aplicar no negócio e obter bons resultados. Prossiga a leitura! 

  1. Power Bi

A primeira ferramenta que vamos destacar é o Power Bi, da Microsoft. 

Essa ferramenta é bastante econômica para a empresa, além de oferecer alguns protocolos voltados para a proteção do negócio e possibilitar o trabalho junto a ferramentas como o excel. 

É importante destacar que existe um limite de dados no uso dessa ferramenta, por isso, se o seu conjunto de dados for muito grande, ela deve ser evitada. 

  1. Metabase

A próxima ferramenta que vamos destacar é a Metabase, indicada mesmo que seu negócio de exame admissional em cotia esteja no início. 

Essa ferramenta permite uma análise de dados de modo complexo, por meio do cruzamento de informações. 

Ou seja, independentemente do tamanho de um negócio, é possível utilizar essa ferramenta que utiliza uma linguagem conhecida como SQL. 

Por meio dela, existe a possibilidade de aprender com os dados e informações e aprimorar os processos e ações. 

  1. Tableau 

A próxima ferramenta é o Tableau, que permite a emissão de relatórios com elevada qualidade de compartilhamento facilitado. 

Por meio dela, é possível fazer análises sobre a situação do negócio, o que faz com que os gestores tenham um controle assertivo da situação. 

Ainda, é possível identificar quem realizou alterações nos dados, tendo um controle sobre quem acessa a plataforma e a ferramenta.

Ou seja, pode ser uma ferramenta muito importante para o seu negócio de adjuvantes agrícolas. Porém, a plataforma é paga. 

  1. Qlikview 

Outra ferramenta é voltada para um mecanismo que permite a associação de formações e possibilita o processo de minerar e descobrir os dados – mesmo que não exista uma ferramenta de consulta.

Isso reduz o risco de perda de dados, levando em conta que a plataforma precisa ser bastante intuitiva, com funções básicas de pesquisa e de seleção de dados. Com isso, os gestores conseguem ter uma boa visualização do negócio.

  1. Google Data Studio

A quinta ferramenta que trazemos neste texto é o Google Data Studio, direcionado para quem desenvolve trabalhos com ferramentas do Google. 

Existe a possibilidade de obter a solução para problemas que estejam relacionados ao seu negócio de aparelho de endoscopia, ou em qualquer outro segmento de venda. 

Com essa identificação da solução de problemas, as equipes podem agir com mais facilidade, eficiência, praticidade e efetividade em suas ações e tomadas de decisão. 

Ainda, a ferramenta possui um painel que permite o trabalho de forma colaborativa, com todas as atualizações sendo feitas em tempo real, facilitando a integração entre equipes. 

  1. Sisense 

Muitas vezes, a equipe não tem especialização em tecnologia. Por isso, a ferramenta mais indicada é a Sisense, voltada para quem deseja ter uma visualização prática, direta e objetiva do seu negócio e dos indicadores.

Essa ferramenta permite gerenciar uma quantidade elevada de dados, além de permitir o manuseio, análise, visualização e tomada de decisão por parte da gestão. 

  1. Looker

A última ferramenta que vamos apresentar neste texto é a Looker. 

Ela é baseada em inteligência da Web e faz com que a equipe analise uma linguagem de programação que é própria. 

O uso dessa ferramenta permite o aumento da eficiência da empresa de ozonioterapia capilar preço ou de qualquer outro segmento, permitindo uma consulta de dados de forma rápida e objetiva. 

Por ser uma ferramenta mais complexa, ela exige o conhecimento de um profissional de TI (tecnologia de informação), para realizar o monitoramento da página. 

Como implementar as estratégias de business intelligence?

Agora que você já conhece as principais ferramentas que podem ser aplicadas em sua empresa, podendo identificar a mais alinhada ao negócio, vamos apresentar como você pode implementar essas estratégias de forma efetiva no negócio, seja de  spray drying ou uma fábrica de móveis pré-moldados.

De forma mais direta, os passos para implementação de estratégias de BI devem se basear nas seguintes etapas:

  • Escolha da melhor ferramenta para o negócio;
  • Definição das métricas;
  • Organização dos dados;
  • Treinamento da equipe;
  • Acompanhamento dos resultados.

Ferramenta

O primeiro passo é identificar qual é a melhor ferramenta para o seu negócio. 

Já apresentamos neste texto algumas ferramentas que podem ser aplicadas nesse sentido, mas vale a pena fazer a avaliação de qual mais se adequa ao seu negócio e pesquisar por outras plataformas que façam mais sentido. 

Isso envolve, inclusive, entender se é necessário ou não contratar um profissional de TI para auxiliar com a plataforma e a mensuração. 

Métricas e Dados

A próxima dica diz respeito à necessidade de definir métricas, ou seja, identificar quais são os objetivos de cada ação e como esses objetivos podem ser alcançados e acompanhados.

Isso precisa ser alinhado junto à equipe de comunicação e marketing, assim como com os gestores da sua empresa, e os diversos setores.

Ao definir essas metas, identifique o que você deseja medir, o motivo pelo qual esses dados são importantes e como você pode fazer a análise, bem como os dados devem ser organizados e armazenados para facilitar o acesso a essas informações.

As métricas e essas estruturas são importantes porque elas ajudam na geração de dados, que são essenciais para que os gestores e a equipe atuem.

Treinamento

O próximo passo é realizar o treinamento da sua equipe, que precisa conhecer quais são os objetivos, métricas e o que sua empresa pretende alcançar com os resultados para entender o que buscar e como utilizar a plataforma efetivamente. 

Acompanhamento

Após esse treinamento, você pode realizar o acompanhamento dos resultados, o que é essencial para que você consiga entender o que está dando certo e o que precisa ser ajustado.

Comece a implementar o BI de forma estratégica

Diante dessas orientações para a implementação, sua empresa pode fazer os ajustes necessários, assim como definir as melhores plataformas para gerir o negócio online e começar a estruturar as estratégias com base em informações. 

Assim, será possível perceber as oportunidades e se desenvolver em um cenário digital que é cada vez mais competitivo. 

A partir disso, faça uma reunião com sua equipe e passe a elaborar as estratégias que serão utilizadas a partir das estratégias de business intelligence. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.