As estratégias de marketing não servem apenas para atrair consumidores para a loja virtual. São usadas em todas as etapas da jornada, inclusive na hora do pagamento.

Elas ajudam a manter os clientes engajados, aumentar o valor do ticket médio, incentivar novas compras e muito mais. 

Neste artigo, você vai conhecer algumas estratégias de marketing que podem ser usadas na hora do pagamento para aumentar as vendas e diminuir o abandono de carrinhos. Boa leitura!

Contador de escassez

A escassez é uma das estratégias de marketing mais conhecidas e mais utilizadas. Isso porque traz muitos resultados nas vendas. Quando o consumidor entende que algo é escasso, ele deseja adquirir antes que perca a oportunidade.

Um contador de escassez no checkout faz com que o cliente aja rápido, pois ele tem a impressão de que aquela oferta é por tempo limitado. Sendo assim, ele preenche os dados e finaliza as compras o mais rápido possível.

Essa estratégia de marketing é eficaz para evitar o abandono de carrinhos na hora do pagamento. 

Para adicionar um contador de escassez na sua loja virtual, conheça o Super Checkout.

Ofertas cross selling

Cross selling é uma estratégia de marketing usada para aumentar o valor do ticket médio  da loja virtual. Essa estratégia consiste na oferta de um produto complementar ao que o cliente escolheu, a fim de fazer uma nova venda.

Contudo, é muito importante que a oferta faça sentido. Não basta apenas oferecer um novo produto. Por exemplo, se o cliente decidiu comprar um notebook, uma forma de fazer uma oferta cross sell é sugerir uma capa para notebook.

Como o cliente já está comprando um produto dentro daquele contexto, não existem tantas barreiras para que ele aceite a oferta. Esse tipo de abordagem pode ser vista como vantajosa, inclusive.

A estratégia é tão eficaz, que a Amazon, o maior e-commerce do mundo, utiliza com maestria em suas estratégias de marketing. Segundo Jeff Bezos, CEO da Amazon, revelou que 35% das vendas realizadas pela empresa são frutos de ofertas de cross selling.

Ofertas upselling

A estratégia de upsell é semelhante ao cross sell, mas existem algumas diferenças básicas. No upsell, o intuito é vender uma versão melhorada ou mais cara do produto ou serviço original.

Uma marca que utiliza bastante o upsell nas vendas é o MC Donald’s. As vendas feitas com a simples prática de oferecer uma porção de batatas fritas maior com um adicional de apenas R$1,50 (exemplo fictício), representam cerca de 15 a 40% dos lucros anuais da empresa.  

Leia também: Como aplicar estratégias de cross selling e up selling no e-commerce

Pop-up de saída

Pop-ups são janelas que abrem na página do usuário enquanto ele navega por um site. Existem diversos tipos de pop-ups usados para diferentes funções. Geralmente para fazer anúncios ou ofertas, oferecer algum benefício ou material gratuito e para fazer alertas.

Uma forma bastante eficaz de usar pop-ups no checkout é usando o pop-up de saída. O pop-up de saída aparece quando o usuário aproxima o mouse de outra aba ou do “x” com uma mensagem ou oferta atraente para tentar mantê-lo na página.

Essa mensagem pode possuir um apelo mais emocional, como “não vá embora” ou oferecer algum benefício, como frete grátis e descontos. Essa estratégia de marketing é útil para evitar o abandono de carrinhos no checkout.

Leia também: 6 tipos de pop-ups para usar no e-commerce

Ofertas exclusivas para quem finalizar a compra

Outra estratégia de marketing para usar no pagamento são as ofertas exclusivas para quem finalizar a compra. Ou seja, o cliente compra um produto e é redirecionado para uma página com uma oferta exclusiva.

Essa oferta pode incluir um cupom de desconto, um produto exclusivo ou uma oferta disponível apenas para os clientes.

É importante lembrar que o pagamento do produto não representa o fim da jornada do cliente com a marca. Dezenas de novas estratégias de marketing podem ser aplicadas para manter o cliente engajado e aumentar a recorrência de compras.

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