A Zara é uma loja de fast fashion que possui milhares de lojas físicas ao redor do mundo, além de ter a sua plataforma digital. Embora seja do segmento fast fashion, seu posicionamento faz com que seja vista como muito mais premium.

Neste artigo, você vai ver algumas das estratégias que a Zara utiliza para aumentar sua percepção de valor, além das lições que podem ser aplicadas na sua loja virtual. Boa leitura!

Conhece a fundo seu público alvo

Conhecer o público-alvo é essencial para qualquer negócio que deseja atingir o sucesso a longo prazo. É por meio desse conhecimento que os empreendedores podem atender seus desejos e necessidades e se manterem relevantes para o consumidor.

Uma das estratégias usadas pela Zara para se manter tão forte no mercado é estar sempre atenta às tendências de moda. Ela sabe exatamente o que o seu público-alvo quer usar e vende isso.

Lança uma alta gama de produtos

A Zara foi a primeira marca a explorar o fast fashion. Fast fashion é o modelo de mercado onde lojas varejistas replicam as tendências de grifes e comercializam por um preço (muito) mais baixo. 

Aproveitando as tendências dos desfiles de moda, essas marcas replicam as peças em uma velocidade muito maior que lojas tradicionais. 

A Zara, por exemplo, leva em média, duas semanas para colocar uma nova coleção nas ruas. Essa velocidade coloca a marca à frente da concorrência e auxilia nas vendas.

Um ponto negativo desse modelo de negócio é que a qualidade das roupas não é tão boa. Em alguns casos, as peças não resistem a mais do que 10 usos.

Lotes pequenos para evitar estoque encalhado

Outra estratégia usada pela Zara para se manter líder no mercado é o controle de estoque. Por se tratar de uma loja que aposta em tendências, as roupas são vendidas rapidamente. 

Porém, passado um tempo, aquela mesma peça que os clientes tanto queriam, não gera mais interesse. Quando isso acontece, surge o que chamamos de estoque encalhado. Isto é, peças paradas no estoque e a loja em prejuízo.

Para evitar esse tipo de problema, a Zara aposta no desenvolvimento de lotes pequenos de roupas.

Leia também: 5 estratégias criativas para se livrar do estoque encalhado

Posicionamento

Outro estratégia acertada da Zara é o seu posicionamento de mercado. Apesar de ser uma marca fast fashion, a loja não se posiciona como algo que vende produtos de fim de feira e conquistou o coração até mesmo de pessoas famosas. 

A própria princesa Kate Middleton já foi vista usando peças da Zara. O resultado disso é que a marca se consolida cada vez mais no mercado.

Possui lojas on e offline

A Zara entende a importância de marcar presença tanto no ambiente digital quanto no físico. Essa abordagem omnichannel é fundamental para sua estratégia de aumentar a percepção de valor entre os consumidores.

A Zara se destaca por criar uma experiência de compra fluida e integrada entre suas lojas físicas e online. Os clientes podem verificar a disponibilidade de produtos em lojas próximas através do site ou app, comprar online e optar por retirar na loja ou, inversamente, fazer compras na loja física e solicitar a entrega em casa. 

Essa flexibilidade aumenta a conveniência para o consumidor e reforça a imagem da Zara como uma marca que se adapta às necessidades e preferências de seus clientes.

A presença simultânea em ambas as plataformas, online e offline, permite que a Zara maximize sua exposição e alcance um público mais amplo. Enquanto as lojas físicas oferecem a experiência tátil e imediata das compras, o e-commerce abre portas para conveniência, comparação de preços e compras a qualquer hora e lugar. 

Leia também: Omnichannel: como integrar os canais de venda no e-commerce

Lições da Zara para adotar na sua loja virtual

A Zara, líder mundial em fast fashion, oferece várias lições valiosas que podem ser aplicadas para melhorar a performance de lojas virtuais em diversos segmentos. Vamos ver algumas neste tópico.

Tenha um público definido

Invista em pesquisa de mercado para entender quem são seus clientes, o que valorizam, e como preferem interagir com sua marca online. Utilize pesquisas, análises de redes sociais e dados de comportamento no site para coletar insights.

Use a segmentação para personalizar sua comunicação e ofertas. Ao reconhecer os diferentes segmentos dentro do seu público-alvo, você pode criar campanhas e promoções que falam diretamente com cada grupo, aumentando a eficácia do seu marketing.

Proporcione uma boa experiência de compra

Assegure que seu site seja fácil de navegar e otimizado para dispositivos móveis. Uma interface limpa e um processo de checkout simplificado minimizam o abandono de carrinho e melhoram a satisfação do cliente.

Ofereça várias opções de suporte ao cliente, incluindo chat ao vivo, e-mail e suporte por telefone. Um serviço de atendimento rápido e eficiente é crucial para resolver problemas e manter clientes satisfeitos.

Defina e reforce um posicionamento de marca

Deixe claro para os seus clientes o que sua marca representa. Seja a sustentabilidade, a inovação ou o custo-benefício, comunicar seus valores ajuda a construir uma conexão emocional com o público.

Garanta que todos os pontos de contato com o cliente — do website às redes sociais, e-mails marketing e embalagens — estejam alinhados com a identidade visual e o tom de voz da sua marca. Uma marca coesa aumenta o reconhecimento e a confiança do consumidor.

Aplicando essas estratégias, a sua loja virtual vai aumentar a percepção de valor do público e se destacar no mercado. Use os aplicativos da Empreender para ter uma loja completa.