Datas comemorativas, como o Dia dos Pais, impulsionam naturalmente as vendas devido à tradição de presentear entes queridos. Em 2023, o comércio eletrônico brasileiro registrou um faturamento de R$ 187,5 bilhões com um ticket médio de R$ 470, e as expectativas para 2024 são ainda mais promissoras, com uma previsão de faturamento de R$ 204,2 bilhões e um ticket médio de quase R$ 500.

Com esses dados em mente, os lojistas online conseguem pensar em estratégias eficazes para capturar essa demanda crescente. Neste artigo, discutiremos diversas estratégias para aumentar o ticket médio no mês dos pais, ajudando sua loja a se destacar e maximizar os lucros nesse período.

Vendas para o Dia dos Pais

No geral, datas comemorativas que culturalmente terminam em confraternizações, troca de presentes e festas costumam movimentar bastante o comércio. É por isso que as lojas investem tanto em campanhas nesses períodos. 

É quase certo que as vendas vão aumentar. Isso acontece com o Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados e não poderia ser diferente no Dia dos Pais. 

Em 2023, o comércio eletrônico atingiu o faturamento de 187,5 bilhões de reais com um ticket médio de R$470. Para 2024, as apostas também são altas. Estima-se que as vendas online nesse período atinjam o faturamento de R$204,2 bilhões de reais, com um aumento também do ticket médio, atingindo quase R$500. 

Saber estes dados é importante para nortear as melhores estratégias a serem usadas nas vendas do mês dos pais, assim como qual a média de valor que os clientes estão dispostos a gastar.

Portanto, sabendo que em 2024 a estimativa é de que os clientes gastem em média 500 reais, os lojistas podem realizar ações para fazer com que esses 500 sejam gastos na sua própria loja e não na concorrência. É isso que nós vamos ver como fazer nos próximos tópicos.

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O que é o ticket médio

O ticket médio é uma métricas usada para medir quanto em média os clientes gastaram em um determinado período. Para calculá-lo, o lojista deve somar todo o faturamento no período determinado e dividir pelo número de clientes atendidos neste mesmo período. O resultado é o valor do ticket médio.

Por óbvio, alguns clientes vão ter feito compras mais caras enquanto outros fizeram compras mais baratas. O valor é apenas uma média, uma estimativa de gastos.

Com essas informações, o lojista pode saber se seus esforços de marketing e vendas estão dando certo, se os clientes estão gastando muito ou pouco em sua loja virtual e pensar formas de aumentar esse valor para elevar seus lucros.

Vantagens de usar estratégias para aumentar o ticket médio 

Maior lucratividade

A vantagem mais direta de aumentar o ticket médio é o crescimento da receita total. Quando os clientes gastam mais em cada transação, o faturamento da loja cresce sem necessariamente aumentar o número de clientes. 

Menos investimento em marketing

As campanhas de marketing tem como objetivo ampliar o alcance da loja virtual e atrair um maior número de potenciais clientes. São muito importantes para manter a loja em evidência e garantir um fluxo contínuo de vendas.

Contudo, atingir um número menor de potenciais clientes qualificados é muito mais benéfico que atingir milhões de pessoas que jamais vão comprar. 

Sendo assim, as estratégias de aumento do ticket médio no mês dos pais fazem com que a loja virtual venda mais para os mesmos clientes ao invés de estar o tempo todo tentando converter novos clientes. Dessa forma, a receita cresce e a necessidade de investir em marketing diminui.

Maior eficiência operacional

Com um ticket médio mais alto, os custos operacionais relacionados a cada transação são reduzidos. Processar menos pedidos maiores é mais eficiente do que lidar com um grande volume de pedidos pequenos. 

Isso significa economias em embalagens, envio, e tempo de atendimento ao cliente, resultando em uma operação mais enxuta e eficiente.

Fidelização de Clientes

Clientes que realizam compras maiores o fazem porque tendem a se sentir mais valorizados e conectados à marca. Oferecer benefícios exclusivos, como programas de fidelidade ou vantagens para clientes VIP, pode fortalecer esse vínculo. 

A satisfação com a experiência de compra e os produtos adquiridos pode aumentar a probabilidade de retornos futuros e recomendações boca a boca.

Leia também: Como fidelizar novos clientes com o Dia dos Pais

Estratégias para aumentar o ticket médio no mês dos pais

Escolha produtos complementares

Ao implementar estratégias de aumento do ticket médio no mês dos pais, é preciso ter em mente a etapa da fase de compras que o consumidor está passando. No mês dos pais, os consumidores estarão mais abertos às ofertas de produtos para os pais.

Por isso, ainda que o seu público-alvo ideal seja pessoas interessadas em determinado tipo de produto, talvez essa não seja a melhor hora para oferecer, a menos que tenha alguma relação com a data.

Sendo assim, identifique quais produtos da sua loja têm mais chances de serem comprados e liste produtos complementares. Por exemplo, se a sua loja vende roupas masculinas e tem uma estimativa de vender ternos na ocasião, pode ser uma boa estratégia oferecer gravatas.

Incentive a compra de presentes para homens importantes

Em datas como o Dia das Mães e Dia dos Pais, é comum que famílias se reúnam para comemorar. Também é muito comum que além de presentear o próprio pai, os consumidores também presenteiem outros homens importantes em sua vida, como sogros, tios, amigos e irmãos que já são pais, etc.

Sabendo disso, é possível incentivar a compra de presentes para esses homens na comunicação da loja virtual. Esse tipo de mensagem vai atuar como um lembrete para o cliente não esquecer dessas figuras que também são importantes em suas vidas.

Use o Brinde no Carrinho

O Brinde no Carrinho é uma funcionalidade que permite que os clientes escolham um brinde e compras a partir de determinado valor. Por exemplo, em compras acima de R$200,00, leve uma carteira de brinde.

Esse tipo de mensagem funciona porque o cliente vê vantagem em atingir o valor mínimo e receber um benefício por isso. O cérebro entende que falta tão pouco pela aquisição que vale a pena.

Contudo, é importante escolher com cautela os brindes disponibilizados. Afinal, supondo que o brinde seja a carteira mencionada anteriormente e seu valor oficial é 70 reais, incluir novos itens no carrinho deve valer mais a pena que comprar diretamente a carteira.

Como o Brinde no Carrinho funciona:

Enquanto navega pela loja virtual e faz as suas compras, é exibido na tela um aviso de que a partir de x valor o cliente pode receber um brinde. A cada novo item adicionado ao carrinho, ele é atualizado de que faltam apenas x reais para desbloquear o brinde. Isso causa no consumidor o desejo de atingir a meta.

Porém, é importante lembrar que os brindes precisam necessariamente ser produtos que já são comercializados pela loja virtual e estão disponíveis em estoque. Quando o valor é atingido o cliente seleciona o brinde este vai para o seu carrinho de compras. Na finalização do pagamento o preço do produto é 100% abatido.

Saiba mais sobre o Brinde no Carrinho

Cross sell na página de rastreio

Outra forma de aumentar o valor do ticket médio no mês dos pais é fazendo ofertas cross sell na página de rastreio do produto. Isso pode ser feito por lojistas usando o Rastreio.net, o aplicativo de rastreio de encomendas mais completo do mercado.

Usando essa funcionalidade, quando o seu cliente for rastrear a encomenda em uma página própria na loja virtual, logo abaixo terá uma seleção de produtos complementares que ele pode se interessar.

Essas são algumas formas de aumentar o ticket médio da loja virtual no mês dos pais. Otimize seus resultados com os aplicativos da Empreender.