O uso de ferramentas de inteligência artificial no e-commerce já é uma realidade e veio para tornar os processos mais ágeis. As ferramentas de inteligência artificial são programas ou aplicativos desenvolvidos para executar tarefas que envolvem o uso de algoritmos complexos, aprendizado de máquina e processamento de dados para simular a inteligência humana. 

Essas ferramentas são criadas para automatizar processos, analisar informações, tomar decisões e resolver problemas de forma inteligente, sem intervenção direta humana.

As ferramentas de IA podem abranger uma ampla variedade de funcionalidades e aplicações, desde assistentes virtuais, chatbots e sistemas de recomendação até reconhecimento de voz, visão computacional, tradução de idiomas, diagnósticos médicos, entre outras.

Essas ferramentas são alimentadas por algoritmos sofisticados que permitem que elas aprendam com os dados e experiências, melhorando continuamente suas capacidades ao longo do tempo.

Atualmente, já existem muitas ferramentas de inteligência artificial bastante sofisticadas no mercado. Muitas delas são gratuitas, inclusive. Nesse artigo, vamos falar de seis ferramentas de inteligência artificial e como você pode usar no e-commerce. Boa leitura!

Melhor domínio

Escolher um nome e um domínio para o e-commerce está entre as tarefas mais difíceis de serem executadas. Isso porque escolher um nome que represente a marca, seja fácil de lembrar e memorável, chame a atenção do público e esteja disponível para uso pode ser uma tarefa complicada.

Ainda assim, a etapa de escolher um nome é fundamental e não pode ser pulada. Pensando nisso, não seria ótimo se existisse uma ferramenta disponível só para isso?

Pois essa ferramenta existe. O Melhor Domínio é uma plataforma gratuita desenvolvida pela Empreender para auxiliar lojistas a encontrar o melhor nome e domínio para sua loja virtual.

A plataforma foi desenvolvida coletando dados do RegistroBr ao longo de cinco anos e funciona da seguinte maneira: o usuário digita uma palavra-chave no buscador, a ferramenta verifica a disponibilidade dos domínios em tempo real e sugere apenas os nomes disponíveis para registro de marca.

Todos os resultados são domínios que já foram criados por humanos e usados em algum momento por outras pessoas, mas agora estão disponíveis para registro. Isso evita que os resultados sejam estranhos e pouco aplicáveis.

Com essa ferramenta gratuita, basta alguns cliques e você terá diversas ideias de nomes e domínios para a sua loja virtual.

Leia também: Como escolher um nome para Loja Virtual

Midjourney

O Midjourney é uma ferramenta de inteligência artificial usada para gerar imagens a partir de textos. É talvez a ferramenta mais avançada na modalidade, sendo capaz de criar imagens de todos os tipos, até as mais realistas.

Quanto mais detalhados e sofisticados forem os prompts, melhores são os resultados. A ferramenta opera a partir do servidor do discord e é bastante útil para gerar imagens para estampas de produtos, imagens para as redes sociais, anúncios, etc.

ChatGPT

O chatGPT é uma das inteligências artificiais que mais ganhou os holofotes do mundo recentemente devido seu funcionamento.

De acordo com o próprio chatbot, o chatGPT é um modelo de linguagem baseado na arquitetura Transformer e treinado em larga escala com a finalidade de compreender e gerar texto em linguagem natural. O GPT é capaz de entender o contexto de uma conversa e gerar respostas que se assemelham ao estilo humano.

O Chat GPT é um avanço significativo em inteligência artificial e processamento de linguagem natural. Ele pode ser utilizado em diversas aplicações, como chatbots, assistentes virtuais, tradução de idiomas, geração de texto para conteúdo, entre outras. 

Através do treinamento em grandes volumes de dados, o modelo é capaz de aprender padrões linguísticos e contextuais, tornando-se uma ferramenta valiosa para melhorar a comunicação entre humanos e máquinas.

Desde seu lançamento, a ferramenta que deu o que falar vem sendo usada em grande escala em diversos setores. Devido a seu banco de dados extremamente recheado de informações, o modelo de linguagem é capaz de gerar textos sobre os mais diversos assuntos possíveis em uma velocidade difícil de competir.

Com apenas algumas perguntas é possível extrair informações valiosas a respeito do público-alvo do e-commerce, o que ajuda a equipe de marketing a bolar estratégias eficazes. Além disso, com alguns comandos simples, é possível gerar textos bastante similares aos feitos por humanos.

Dessa forma, ele se torna uma ferramenta indispensável para quem deseja ganhar tempo na produção de textos, como:

  • descrições;
  • anúncios;
  • e-mail marketing;
  • newsletter;
  • produção de textos para blog;
  • posts para redes sociais e muito mais.

Placeit

As fotos são um dos elementos fundamentais para as vendas do e-commerce, como mostra o estudo realizado em 2019 pelo E-commerce Quality Index (EQI).

O índice EQI avalia cinco critérios presentes nas páginas de produto para determinar se um e-commerce é de qualidade: 

  • rating score – nota média do produto avaliada pelos consumidores; 
  • description score – número de palavras encontradas no campo de descrição do produto;
  • review score – número de comentários sobre o produto na página,
  • image score – número de imagens presentes na página;
  • search score – nota média baseada no número de caracteres no título e se o produto está cadastrado em alguma categoria no site.

Por se tratar de um ambiente online, os clientes não têm a possibilidade de avaliar a qualidade do produto como nas lojas físicas. Por isso, as imagens são um dos únicos elementos que eles possuem para observar o ícone.

É fundamental que a loja virtual apresente imagens do produto em diferentes ângulos e distâncias, possibilitando que os usuários vejam seus detalhes. Além disso, mostrar o produto em uso ajuda o cliente em potencial a ter um parâmetro de como é ter o produto em mãos.

Mas como nem sempre é possível fazer uma sessão de fotos do produto com modelos, por exemplo, você pode contar com a ferramenta de inteligência artificial Place it.

O site Place it cria mockups automaticamente com diversos modelos diferentes, sendo especialmente útil para lojas que vendem roupas ou outros materiais estampados.

Para usar a plataforma não é necessário nenhum conhecimento prévio em design gráfico. No site você consegue definir o tamanho e a posição dos elementos nas fotos. Feito isso, basta fazer o download e usar na sua loja virtual.

Leia também: Como fazer dropshipping Print on Demand

Magic Bookfier

Se você está familiarizado com as estratégias de marketing digital, já deve ter ouvido falar do Marketing de Conteúdo e de como a distribuição de materiais ricos pode ser uma ferramenta poderosa para captar leads.

Os materiais ricos são arquivos úteis para o público-alvo distribuídos gratuitamente e incluem webinários, planilhas e, mais popularmente, e-books. Para ter acesso a esses materiais os usuários disponibilizam seus dados como e-mail e número de Whatsapp. 

Com esses dados em mãos os lojistas podem criar funis de e-mails e mensagens  estratégicas, conduzindo o cliente pela jornada de compras e multiplicando as vendas. Além disso, também é possível comercializar e-books no e-commerce.

Magic Bookfier é uma ferramenta de inteligência artificial que transcreve arquivos de áudios e transforma em um e-book. É ideal para aproveitar o conteúdo de vídeos do Youtube, por exemplo, ou até mesmo fazer PLR (compra de direitos autorais) de outros criadores.

Contudo, é importante lembrar que a ferramenta não faz um filtro da origem do conteúdo, transcrevendo qualquer áudio que for proposto. Sendo assim, cabe ao usuário não usar o conteúdo de outras pessoas sem autorização prévia.

Brand Crowd 

O logotipo é essencial para a construção de uma marca. Trata-se da representação visual única da marca, permitindo que os clientes a identifiquem facilmente em meio a outras empresas e concorrentes. É uma forma eficaz de criar uma identidade visual memorável e distintiva para a marca.

Um logotipo bem projetado transmite profissionalismo e credibilidade. Ele mostra que a empresa se preocupa com sua imagem e está comprometida em oferecer produtos ou serviços de qualidade.

Além disso, um logotipo bem projetado é mais fácil de ser lembrado pelos clientes, o que pode aumentar a probabilidade deles escolherem a marca em futuras decisões de compra.

Porém, criar um logotipo não é uma tarefa simples. Há muito o que ser considerado e o ideal é que seja feito por um profissional especializado em design gráfico e construção de identidade visual. Entretanto, nem todos os empreendedores tem condições de pagar por esse profissional.

Nesses casos, uma excelente alternativa é a ferramenta Brand Crowd. Brand Crowd é uma ferramenta de inteligência artificial que cria um logotipo do zero, além de outros elementos visuais como cartões de visita, thumbs para o YouTube, posts para  Instagram, Linkedin, etc.

Essas são apenas algumas das muitas ferramentas de inteligência artificial disponíveis no mercado. Para ficar de olho nas novidades do mundo do e-commerce, continue acompanhando o blog.