Escolher um nome para sua loja virtual é um dos primeiros passos para criar uma identidade forte e memorável no mundo online. O nome certo pode fazer toda a diferença para atrair clientes, transmitir os valores da sua marca e se destacar da concorrência. 

Neste artigo, vamos apresentar dicas práticas e estratégicas para ajudá-lo a escolher um nome impactante e eficaz para sua loja virtual. Prepare-se para encontrar a combinação perfeita que vai impulsionar o sucesso do seu negócio online.

Processo para escolher um nome para a loja virtual

Que atire a primeira pedra quem nunca planejou um negócio inteiro mas travou na hora de escolher o nome.

Escolher o nome da loja virtual não é uma tarefa fácil, mas é muito importante. O nome de uma loja virtual deve transmitir credibilidade e ser memorável, pois é a forma como os clientes vão se lembrar e se referir à loja.

Defina o público-alvo

Escolher o nome perfeito para sua loja virtual requer um profundo entendimento do seu público-alvo. Assim como um chef de restaurante italiano cria pratos deliciosos conhecendo os gostos e preferências dos comensais, você também deve conhecer seus clientes para criar um nome que os conquiste.

Para isso, não meça esforços para descobrir cada detalhe sobre o seu público-alvo. Pesquise quais são seus interesses, seus gostos, qual seu comportamento de compra e que buscam em uma loja virtual. 

Pesquise as lojas concorrentes

Para ser assertivo na escolha do nome, observe a sua concorrência. Observe em lojas do mesmo segmento quais nomes estão sendo usados e se existe um padrão. Se houver, faça algo diferente.

Além disso, as redes sociais de lojas concorrentes são um prato cheio para avaliar o que dizem os clientes. Entre em páginas do Facebook, Instagram, TikTok,YouTube e qualquer outra rede social e busque os comentários.

Analisar o que as lojas concorrentes estão fazendo é uma boa maneira de sair do zero, além de ter uma ideia do que funciona no mercado.

Evite nomes complicados e genéricos

Ao escolher o nome da sua loja virtual, evite nomes complicados e genéricos. O nome da loja virtual deve ser simples e fácil de memorizar, por isso nomes complicados não são uma boa pedida.

Já os nomes genéricos não se destacam da concorrência. Logo, além de não transmitir profissionalismo e criatividade, a loja virtual se torna completamente esquecível aos olhos do consumidor.

O nome da sua loja virtual deve ser curto, fácil e forte. Dessa forma, é mais fácil que os clientes memorizem além de ser positivo para a criação de marca.

Faça um brainstorm

Um brainstorm é um processo onde você vai deixar a sua mente trabalhar a criatividade livremente. Nesse processo você deve externalizar todas as suas ideias em uma folha de papel ou no computador a fim de chegar em algumas opções.

Não existem regras para fazer um brainstorm, mas algumas dicas para tornar esse processo mais produtivo são válidas:

  1. Escreva o segmento da sua loja virtual e todas as palavras relacionadas que vierem à mente (Exemplo: decoração, casa, almofadas, aconchego, conforto, etc).
  2. Anote todas as palavras opostas às que você pensou (Exemplo: bagunça, incômodo, desconforto, etc).
  3. Escreva adjetivos que você gostaria de remeter à marca (Exemplo: confiável, seguro, ótima qualidade, etc)
  4. Separe as palavras que já são usadas pela concorrência e comece a fazer combinações e testes com as que restaram.

Desse processo pode sair um nome para a loja virtual, um slogan ou o tom de voz ideal para representar a marca.

Pesquise a disponibilidade do nome

Imagine que você encontrou o nome perfeito para a sua loja virtual. Curto, simples, forte, fácil de lembrar, mas ao tentar usar descobre que este nome não está disponível.

Essa é uma situação desagradável, mas que pode acontecer. Por isso, ao chegar em algumas opções de nomes para a sua loja virtual pesquise a disponibilidade em sites como GoDaddy e RegistroBr, por exemplo.

Encontrou o nome e ele está disponível? Registre. Só assim você garante que poderá usar o nome sem nenhum problema enquanto possuí-lo.

Conheça o Melhor Domínio

E se você pudesse encontrar o melhor nome para a sua loja virtual em apenas alguns minutos, sem precisar se preocupar em ficar pesquisando a disponibilidade do domínio? Sim, agora isso é possível.

O Melhor Domínio é o mais novo lançamento da Empreender. É uma plataforma gratuita onde você digita uma palavra-chave e recebe dezenas de sugestões de domínios para o seu negócio.

A plataforma foi desenvolvida ao longo de 5 anos, coletando dados do site RegistroBr. A ferramenta verifica a disponibilidade dos domínios em tempo real e sugere apenas os nomes disponíveis para registro de marca.

Como usar o Melhor Domínio

Para usar o Melhor Domínio, basta acessar o site e digitar a palavra-chave desejada. Não é necessário pagar por nada e nem fazer login.

Imagine que a sua loja virtual é do nicho de Casa e Decoração. Basta digitar essa palavra-chave na barra de buscas que você receberá uma lista com diversos nomes.

Para tornar tudo ainda melhor, você pode usar a ferramenta em conjunto com o ChatGPT.

O ChatGPT é uma inteligência artificial que, quando solicitada, fornece uma lista de nomes para a loja virtual do seu segmento. Porém, a ferramenta não verifica a disponibilidade dos nomes em tempo real. 

Contudo, usando as duas ferramentas em conjunto, você consegue fazer melhores combinações até chegar em um nome criativo e que represente a sua marca em poucos minutos.

Veja como usar as duas ferramentas nesse vídeo:

Essas foram algumas dicas para você encontrar o nome ideal para a sua loja virtual, causando impacto e fortalecendo o Branding do seu negócio. Não deixe de ler também o nosso artigo sobre Branding x Marketing de Resposta Direta: qual a melhor estratégia.