O WhatsApp é um dos aplicativos mais populares no Brasil. (90% da população com acesso a internet possui a rede de mensagens instantâneas instalada. Sendo assim, essa é uma das melhores ferramentas de comunicação com o cliente.
Contudo, o WhatsApp vai muito além de uma ferramenta de atendimento (que já é muito importante). O aplicativo tem um alto potencial de vendas e taxa de aceitação muito boa por parte dos clientes.
Neste artigo, você vai entender a importância do atendimento ao cliente, descobrir porque usar o WhatsApp nas vendas e conhecer três ferramentas que vão multiplicar os resultados do seu e-commerce. Boa leitura!
A importância do atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente é um dos pilares fundamentais no sucesso do e-commerce. Cumpre uma função essencial na percepção que o cliente tem da sua loja virtual.
Quando bem atendido o cliente se sente mais valorizado e tem uma experiência muito mais agradável. Isso ajuda na fidelização de clientes e na construção de uma reputação positiva para a marca.
Em contrapartida, um cliente frustrado com o atendimento rapidamente se torna um detrator. Segundo um levantamento realizado pela Accenture, mais de 60% dos consumidores desistem de comprar quando se sentem insatisfeitos com o atendimento.
Perder o cliente já é uma situação desagradável. Como se não fosse o suficiente, além de abandonar o estabelecimento, o cliente insatisfeito tende a compartilhar sua experiência com outras pessoas.
Essa prática resulta em uma reputação negativa para a loja virtual. Em um mercado onde a opinião de outros consumidores contam tanto, ter uma reputação negativa não é nada bom.
Para se ter uma ideia da importância da qualidade do atendimento ao cliente, algumas pesquisas mostram que os consumidores preferem pagar mais caro por um serviço se o atendimento for satisfatório.
Ainda assim, a grande maioria das empresas no Brasil não oferecem um atendimento que atinja as expectativas do consumidor. Mas esse não precisa ser o caso da sua loja virtual.
Por que usar o WhatsApp nas vendas
O WhatsApp é uma das melhores ferramentas para aumentar as vendas no e-commerce. O aplicativo de mensagens instantâneas está disponível no celular de mais 147 milhões de pessoas, o que corresponde a 99% dos brasileiros on-line.
Além da popularidade no país, o aplicativo possui um índice de engajamento altíssimo: 100% das mensagens enviadas são entregues na conta de destino e 90% das mensagens são abertas em até 3 minutos.
Dados ainda mais impressionantes quando comparamos com o tradicional e-mail marketing que possui uma taxa de abertura de até 20%.
Outro benefício de usar o WhatsApp como uma ferramenta de marketing no e-commerce é que a prática não é vista como intrusiva por parte dos clientes. Em um levantamento realizado pela Opinion Box, 53% dos usuários afirmam gostar de receber promoções e ofertas especiais via WhatsApp.
Leia também: WhatsApp Marketing: como usar a estratégia no e-commerce
3 ferramentas para aumentar as vendas com WhatsApp
O WhatsApp é uma ferramenta bastante ampla para ser usada nas vendas. Existem diversas funcionalidades que a loja virtual pode adotar para aproveitar o máximo do aplicativo. Neste tópico vamos conhecer três ferramentas indispensáveis para o e-commerce.
SAK
O SAK é a ferramenta de atendimento no WhatsApp mais completa do mercado. Com o SAK os lojistas conseguem:
- automatizar recuperação de carrinhos e boletos abandonados;
- montar uma equipe de atendimento ao cliente;
- enviar mensagens automáticas para os clientes;
- criar pop-ups;
- criar FAQs;
- importar listas de leads e muito mais.
- criar lembretes de pagamentos de boletos;
- e muito mais.
Whats.ly
O WhatsApp é uma ferramenta que vai muito além do atendimento ao cliente. Seu potencial de vendas é inegável
Não é segredo que o consumidor brasileiro está sempre em busca de uma promoção. Basta aplicar alguns descontos e automaticamente os produtos se tornam irresistíveis.
Também não é segredo que as promoções são bastante recorrentes no e-commerce. Uma das formas de construir uma base de leads e vender produtos promocionais com frequência é por meio de grupos promocionais no WhatsApp.
Esses grupos funcionam como uma comunidade de leads altamente qualificados, onde o lojista envia novidades sobre a loja, produtos em promoção, divulga lançamentos, etc.
Os clientes recebem em primeira mão as vantagens e, como dissemos anteriormente, 53% dos usuários afirmam gostar de receber promoções e ofertas especiais via WhatsApp.
Todo esse processo pode ser automatizado com o Whats.ly, o aplicativo de grupos de WhatsApp da Empreender. Veja como o aplicativo funciona:
Botão Zap
Ruídos de comunicação podem gerar uma série de problemas, como a ineficiência na resolução de problemas, distorção das mensagens, maior chance de ocorrência de erros nos processos e, consequentemente, insatisfação do cliente.
Imagine que você tem uma loja virtual de bolsas e comercializa peças de diversos materiais e estilos.
Certo dia, um cliente comprou uma bolsa na sua loja virtual e percebeu que o item veio com algumas partes rasgadas. Ele entra em contato para solucionar o problema mas não consegue apontar a marca e nem descrever com clareza o problema.
O atendente não consegue orientar o cliente de forma que ele entenda sobre o procedimento de trocas e devoluções, nem fazer a solicitação de envio de um novo item, afinal ele não sabe qual é o produto certo.
O resultado disso não poderia ser outro que não a total frustração do cliente e até mesmo do atendente. Sendo assim, buscar ter uma comunicação clara e eficiente é imprescindível para qualquer marca.
Sendo assim, o Botão Zap é o aplicativo da Empreender que veio para facilitar a comunicação com o cliente.
Com o Botão Zap na loja virtual, sempre que o cliente tiver uma dúvida sobre determinado produto, basta ele clicar no botão do WhatsApp na página e ele será redirecionado para o atendimento.
O link do produto estará incluído automaticamente na mensagem e o lojista pode definir uma mensagem padrão.
Veja como o Botão Zap funciona:
As ferramentas mostradas neste artigo representam o combo ideal para que você tire o máximo proveito do WhatsApp no seu e-commerce. Você pode adquirir todas elas em combo com desconto no Empreender Plus. Experimente gratuitamente.