O sucesso no comércio eletrônico não depende apenas de ter produtos de qualidade, é preciso também investir nas ferramentas certas para otimizar a experiência do cliente e maximizar as vendas. 

A WIX Commerce é uma plataforma que oferece de forma nativa uma variedade de funcionalidades que ajudam a aprimorar diversas áreas do seu e-commerce, além de integrar com diversos aplicativos do Empreender Plus. 

Neste artigo, você vai conhecer cinco ferramentas do Empreender Plus essenciais para impulsionar sua loja virtual na WIX, ajudando você a superar desafios comuns e a alcançar melhores resultados no seu negócio online. Boa leitura!

Recuperação de carrinhos e atendimento

Os carrinhos abandonados são um problema frequente enfrentado por lojistas virtuais. Segundo um levantamento da Opinion Box, abandonar o carrinho de compras é um hábito recorrente de mais de 70% dos consumidores.

Existem diversos motivos por que os consumidores agem dessa forma, entre os principais estão:

  • O frete ser mais caro do que eu imaginava (65%);
  • Encontrar os produtos mais baratos em outro site (39%);
  • O prazo de entrega ser mais longo do que eu imaginava (32%);
  • Tentar aplicar um cupom de desconto e ele não funcionar (32%);
  • A loja cobrar por algum serviço ou taxa que eu não esperava (31%);
  • O site ou app não me passar segurança na hora do pagamento (20%);
  • Não ter os meios de pagamento que eu gostaria de usar (17%).

A verdade é que, ainda que você otimize a sua loja ao máximo, é quase impossível zerar o abandono de carrinhos. Ainda assim, é possível manter as próprias taxas abaixo da média de mercado.

Sabendo das razões pelas quais os clientes deixam as compras para trás, os lojistas podem elaborar ações para evitar que sua loja virtual esteja abandonável, enquanto aplicam estratégias para recuperar carrinhos abandonados.

Uma forma de automatizar a recuperação de carrinhos é usando o SAK. O SAK utiliza uma automação no WhatsApp e realiza a recuperação de carrinhos automática sempre que um cliente deixar a loja. 

A mensagem pode ser enviada alguns minutos após o abandono, sendo esse intervalo definido pelo lojista. Para incentivar o retorno, a mensagem deve quebrar objeções e pode oferecer algum benefício como frete grátis ou cupom de desconto.

Cadastro de produtos em massa

Adicionar item por item, criar descrições, fazer o upload de imagens e definir preços são tarefas que demandam bastante tempo do dono da loja, tempo este que poderia ser usado em outras áreas do negócio, como estratégias de marketing e vendas.

De acordo com o estudo E-commerce Quality Index, o cadastro de produtos é um dos maiores desafios operacionais enfrentados pelo e-commerce no Brasil. Mesmo com o país alcançando uma pontuação de 45,2%, superando a média da América Latina, a meta é chegar a 60 pontos.

Sabendo que essa etapa é essencial no negócio, otimizar o cadastro de produtos no e-commerce usando processos em massa é uma das estratégias a serem implementadas.

Com o aplicativo Automágico, você consegue cadastrar centenas de produtos simultaneamente na sua loja Wix. A seguir, veja como o aplicativo opera.

Criação de Templates

Um template é um modelo predefinido que serve para dados que se repetem. No caso de uma loja virtual, ele é usado para o registro em massa de produtos, divididos por categorias como camisetas, blusas, canecas, entre outros.

Neste template, você deve incluir detalhes como:

Essas informações serão aplicadas a todos os produtos adicionados ao template.

Organização de Imagens em Pastas

Para agrupar as imagens dos produtos, importe-as do seu computador para o aplicativo Automágico. Esse procedimento pode levar alguns minutos.

Ao final, o aplicativo transformará cada imagem em um produto. Para organizar as imagens conforme os produtos, clique em “organizar produtos”.

As imagens aparecerão em caixas identificadas como Produto 1, Produto 2, etc. Basta arrastar as imagens para o produto correspondente, e elas serão agrupadas de acordo.

Você também pode enviar produtos que já estão agrupados em pastas no computador e apenas ajustar as informações do produto.

Edição de Informações do Produto

Com todos os produtos cadastrados, vá até a seção “Editar Produtos” para realizar ajustes nas informações.

Nesse momento, todas as informações inseridas no modelo do produto estarão disponíveis. Basta modificar detalhes específicos de cada produto, como variações de cor e tamanho.

Leia também: 6 ferramentas para otimizar o tempo no e-commerce.

Avaliações de pedidos

As avaliações de produtos em uma loja virtual funcionam como um indicador de qualidade tanto para os clientes quanto para o proprietário da loja.

Pesquisas indicam que mais de 50% dos consumidores procuram por avaliações antes de realizar uma compra.

Um estudo da Bright Local mostrou que 91% dos consumidores entre 18 e 34 anos confiam em avaliações de produtos tanto quanto confiam em recomendações pessoais.

Quando uma loja virtual apresenta boas avaliações e seus clientes estão satisfeitos com o serviço, novos clientes tendem a sentir mais confiança para realizar suas compras.

Portanto, ter avaliações nos produtos da sua loja virtual é essencial para manter um bom volume de vendas.

Além disso, as provas sociais também podem criar um senso de escassez e urgência entre os possíveis compradores.

Isso ocorre porque, ao perceberem que outras pessoas estão aproveitando as vantagens de um produto, os clientes podem sentir a pressão para comprá-lo antes que ele acabe.

Outro aspecto relevante é que as avaliações de produtos também podem influenciar o SEO da sua loja virtual.

Os mecanismos de busca, como o Google, consideram a qualidade das avaliações dos produtos em seus algoritmos de classificação, o que pode impactar diretamente a posição da sua loja nos resultados de pesquisa.

Portanto, incentivar seus clientes a deixarem avaliações de produtos é fundamental para aumentar a visibilidade da sua loja online, gerar confiança nos consumidores e melhorar a conversão de vendas.

Isso pode ser feito por meio da integração com o aplicativo Lily Reviews na Wix. Com ele, os clientes podem deixar avaliações após a compra incluindo fotos e vídeos da encomenda, além de fazer perguntas  na página do produto.

Campanhas com influenciadores

Os influenciadores digitais possuem um forte impacto no comportamento dos consumidores brasileiros. 

Em uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 77% dos entrevistados disseram seguir influenciadores digitais nas redes sociais. Entre os participantes com até 30 anos, 9 em cada 10 acompanham algum influenciador.

Além disso, 55% das pessoas afirmaram já ter comprado algo com base na recomendação de um influenciador. As razões para essas compras são variadas, mas os principais motivos apontados pelos consumidores são:

  • Eu já estava interessado em comprar e ver alguém testando e aprovando o produto foi decisivo – 38%
  • Já precisava do produto e a recomendação do influenciador me fez lembrar dessa necessidade – 27%
  • O preço estava atrativo e valia a pena comprar – 26%
  • Era um produto que eu não conhecia e me despertou curiosidade – 24%
  • O influenciador ofereceu um cupom de desconto exclusivo – 24%
  • Confiei no bom gosto do influenciador – 23%
  • Era um produto novo que eu queria experimentar – 21%
  • Quis obter o mesmo resultado mostrado pelo influenciador – 16%
  • Era um produto que estava na moda e eu queria ter – 13%
  • Comprei para me sentir mais parecido(a) com o influenciador – 5%

Analisando os fatores que levam o consumidor a realizar uma compra após a recomendação de um influenciador, é possível desenvolver campanhas mais eficazes que ressoem com o público-alvo.

A maneira mais prática e fácil de encontrar esses influenciadores é por meio do OVNI, aplicativo que conecta donos de lojas virtuais sa Wix que querem divulgar seus produtos a influenciadores disponíveis para realizar o trabalho.

No aplicativo OVNI, você escolhe o produto que deseja promover e define os principais critérios para a parceria. Depois de configurar a campanha, os influenciadores interessados em divulgar sua loja virtual entrarão em contato, e você poderá selecionar o mais adequado para o seu e-commerce.

Depois de estabelecer a parceria, é importante alinhar com o influenciador como a campanha será conduzida, de forma que beneficie ambos os lados. Tanto as negociações quanto os pagamentos devem ser acordados entre as partes envolvidas.

Venda de produtos sem estoque

Dropshipping é um modelo de negócios que permite vender produtos pela internet sem precisar manter um estoque próprio. Nesse formato, o vendedor funciona como um intermediário entre o fornecedor e o cliente.

O responsável pelo dropshipping cuida das ações de marketing e do atendimento ao cliente. Quando uma venda é realizada, o fornecedor se encarrega de enviar o produto diretamente ao cliente.

Vantagens do Dropshipping

Para quem deseja começar a empreender online e ainda não sabe por onde iniciar, o dropshipping pode ser uma excelente alternativa.

Considere um empreendedor que decide abrir uma loja física em seu bairro. Antes mesmo de começar a vender, ele precisa lidar com despesas como aluguel, compra de estoque, e custos de manutenção do local. Além disso, terá que passar o dia na loja aguardando a chegada de clientes.

Esse empreendedor não tem garantias de que seu investimento trará retorno, mas sabe que as despesas já realizadas precisam ser pagas.

No caso de um vendedor de dropshipping, o cenário é bastante diferente. As principais vantagens de investir nesse modelo de negócio incluem:

Baixo custo inicial

No dropshipping, não há necessidade de um grande investimento inicial. O vendedor oferece produtos do estoque de um fornecedor e só paga por aquilo que vende.

Se um item ficar na loja virtual por semanas sem vender, basta removê-lo do catálogo e tentar outras opções, sem prejuízo financeiro. Além disso, muitas plataformas de e-commerce, como Wix, oferecem planos gratuitos ou de baixo custo para começar.

Sem necessidade de espaço para estoque

Outra vantagem do dropshipping, comparado a uma loja tradicional ou mesmo um e-commerce com estoque próprio, é que o vendedor não precisa se preocupar com espaço para armazenar produtos.

O dropshipper atua como um intermediário entre o fornecedor e o cliente, de modo que o estoque é uma preocupação exclusiva do fornecedor.

Possibilidade de testar produtos e nichos

Uma das grandes vantagens de vender sem estoque é a flexibilidade para experimentar diversos produtos e nichos de mercado.

Alguns produtos podem se tornar populares repentinamente, levando a um aumento na demanda. Um dropshipper pode adicionar esses produtos ao seu catálogo em poucos minutos para aproveitar o crescimento nas vendas. Esses produtos são conhecidos como “vencedores”.

Além disso, é possível focar em um nicho específico e se especializar nele. No entanto, muitos empreendedores começam sem um nicho definido. Com o dropshipping, é viável testar diferentes nichos até encontrar o mais lucrativo.

O Dropi é o aplicativo mais prático para quem faz dropshipping. É o primeiro aplicativo da América Latina a possuir integração oficial com o Aliexpress. Com o aplicativo, é possível fazer dropshipping nacional e internacional, importando produtos diretamente da plataforma ou pela URL.

Para fazer a integração do Dropi com a Wix siga o passo a passo a seguir:

Essas são algumas das ferramentas que um lojista da Wix pode usar para impulsionar o próprio negócio. Todas são encontradas no Empreender Plus e, assinando e combo, os lojistas recebem um desconto progressivo. Experimente gratuitamente.