O dropshipping é a venda de produtos sem estoque. Nessa modalidade de e-commerce o lojista atua como intermediário entre o fornecedor e o cliente. No dropnacional os fornecedores possuem estoque no Brasil.

A forma mais comum de fazer dropshipping é com fornecedores de outros países, como EUA, ou plataformas com fornecedores globais, como Aliexpress por exemplo. A desvantagem desse tipo de transação é que como os fornecedores são estrangeiros então a comunicação com eles é bastante prejudicada.

Além disso, produtos internacionais levam mais tempo para serem entregues. No dropshipping nacional os produtos chegam para o cliente em alguns dias e existe maior flexibilidade para negociação. A principal desvantagem é que ainda existem poucas opções de fornecedores.

Nesse artigo você vai ver como fazer dropshipping nacional e onde encontrar fornecedores confiáveis.

O que é dropshipping

Dropshipping é uma modalidade de e-commerce onde o vendedor não tem os produtos em estoque. O lojista atua fazendo o intermédio entre o cliente e o fornecedor dos produtos.

Essa é uma boa opção de negócio online para quem não pode investir muito dinheiro em um empreendimento ou não quer correr riscos, pois o trabalho do dropshipper é basicamente escolher quais produtos quer vender e divulgar. Se decidir não vender mais um determinado item, basta remover do catálogo e testar novos produtos.

Por que fazer dropshipping nacional

A principal diferença entre o dropshipping nacional e o internacional é que no segundo os lojistas importam produtos de fornecedores de outros países para sua loja virtual, principalmente produtos do AliExpress. Já no dropshipping nacional os fornecedores estão com estoque no Brasil.

As principais vantagens de investir em fornecedores com estoque no Brasil são:

Facilidade de negociação: como tanto fornecedor quanto vendedor estão no mesmo território e falam a mesma língua, existe uma margem maior para negociação da parceria. Ações buscando o unboxing experience, adição de brindes para os clientes ou customização da embalagem podem ser conversadas, por exemplo.

Menor custo e entregas mais rápidas: um produto que aparentemente custa poucos dólares pode ficar bastante caro quando convertido em reais. Como a mercadoria é comercializada no próprio país isso não existe esse risco. Além disso, o prazo de entrega é de apenas alguns dias e o valor do frete bem mais baixo.

Mercado em ascensão: o dropshipping é um modelo de negócios que ainda está amadurecendo no país. É provável que se você perguntar para alguns dos seus conhecidos o que é dropshipping, muitos sequer saibam do que se trata. Por outro lado, o e-commerce ganhou muita força nos últimos anos e a tendência é aumentar ainda mais. Atualmente, 80% dos consumidores entre 25 e 40 anos já fazem compras, principalmente, online.

Grande parte da população ainda tem receio de fazer compras online devido aos, não tão raros, golpes que acontecem na internet. Portanto, se o seu objetivo é fazer mais vendas e ter um negócio lucrativo, ser uma loja confiável não basta, é preciso parecer confiável.

Como transmitir segurança para os consumidores que ainda tem receio de fazer compras online?

Utilize provas sociais

No livro As Armas da Persuasão o autor Robert Cialdini nos mostra que os seres humanos tendem a confiar em quem outras pessoas julgam confiáveis. 

A maioria dos consumidores buscam resenhas na página do produto antes de realizar uma compra, além de buscar a opinião de influenciadores nas redes sociais como Instagram e Youtube.

Isso significa que se você quer fazer vendas, ter provas sociais que demonstrem que a sua loja é confiável não é mais uma questão de escolha, é obrigatório.

A boa notícia é que 51% dos consumidores escrevem uma resenha sobre o produto, marca ou loja quando ficam satisfeitos com a compra e 65% comentam com conhecidos quando isso ocorre, segundo um estudo do Grupo Consumoteca.

Com o aplicativo Lily Review você consegue exibir essas avaliações na página dos produtos das principais plataformas de e-commerce, além da possibilidade de importar avaliações de outros sites.

Veja como funciona o aplicativo:

Outra forma de conquistar novos clientes que confiam na sua loja online é fazendo parcerias de divulgação com influenciadores.

A opinião dos influenciadores acerca de um produto já é um fator bastante relevante na decisão de compra dos consumidores. Fazer campanhas de divulgação com um bom influenciador para a sua loja é um investimento capaz de trazer um ótimo retorno para a sua loja.

No aplicativo OVNI você encontra centenas de influenciadores disponíveis para negociação, sem muitas complicações. Basta criar uma campanha exibindo qual produto será divulgado e os interessados entrarão em contato com você.

No vídeo abaixo você confere como o aplicativo funciona:

Tenha contato para atendimento disponível

Outra maneira de demonstrar que a sua loja virtual é confiável é deixando bastante claro e visível para o cliente que existe um link que leva para o atendimento totalmente à disposição.

Um atendimento ruim é motivo para  66% dos consumidores desistirem de realizar a compra, como mostra uma pesquisa da Accenture. Portanto, quando você decide começar um negócio esse é um dos primeiros fatores a serem observados.

Com o aplicativo SAK você consegue oferecer um atendimento completo para os clientes do seu e-commerce, além de recuperar boletos vencidos e carrinhos abandonados. 

Para exibir um botão de WhatsApp que direciona o cliente para o WhatsApp do suporte em segundos, siga o passo a passo abaixo:

 Como escolher uma plataforma para fazer dropshipping

Atualmente, se você deseja criar uma loja virtual não é necessário contratar um profissional para construir um site do zero, configurar os layouts, etc. Existem muitas plataformas disponíveis onde você pode criar uma conta e personalizar a sua loja virtual como desejar.

Escolher uma boa plataforma fará toda a diferença para a sua loja virtual, afinal ela terá impacto direto no funcionamento do site. A plataforma de e-commerce está para a loja virtual assim como o ponto de venda está para a loja física.

Alguns fatores para levar em consideração na escolha são:

Mobile friendly 

Uma pesquisa realizada pela Panorama Mobile Time e Opinion Box mostrou que 91% dos brasileiros que possuem celular usam o aparelho para fazer compras. Portanto, é fundamental que a sua loja se adapte bem aos aparelhos móveis para proporcionar uma experiência agradável para os seus clientes.

Integrações de aplicativos

Por melhor e mais completa que seja a plataforma, provavelmente será necessário o uso de outros aplicativos e ferramentas complementares para ações de marketing, atendimento ao cliente, flexibilidade de pagamento ou outras funções adicionais como lista de espera de produtos esgotados, por exemplo. Então, quando for escolher invista em uma plataforma que suporte as integrações necessárias.

Otimização para SEO

A otimização para SEO coloca seu site nos primeiros resultados de pesquisa do Google. Para uma loja virtual, conseguir ser um dos primeiros resultados de busca é uma é uma enorme vantagem uma vez que a maioria dos consumidores, apesar de comparar as opções disponíveis, dificilmente vão até a segunda página do Google.

Existem algumas boas práticas que o lojista deve cumprir para ter um site otimizado como usar palavras-chave na descrição dos produtos, otimização de URL, otimização de imagens, etc. 

Entretanto, não adianta otimizar as descrições e páginas do site se a própria plataforma não for otimizável.

Suporte

Se o lojista tiver algum problema no site é fundamental que ele consiga entrar em contato com a equipe da plataforma o quanto antes. Problemas sem resolução podem custar vendas e possíveis clientes.

Esses são alguns pontos que devem ser levados em consideração na hora de escolher a melhor plataforma para hospedar a sua loja virtual. Nesse post você encontra 5 boas opções de plataformas para fazer dropshipping.

Como escolher quais produtos vender

Escolher um nicho de atuação é uma das partes mais difíceis para quem quer começar a empreender. Ter uma loja generalista pode parecer um tanto tentador, afinal por que vender para apenas um grupo de pessoas se você pode vender para todo mundo

Mas a verdade é que quanto mais focada em um segmento específico for a sua loja virtual, mais possibilidade você tem de atingir um bom faturamento

Isso porque quando você tem um público-alvo se torna muito mais fácil criar ofertas atrativas e ações de marketing assertivas. A sua loja virtual se torna muito mais estratégica e com produtos que tenham alguma relação entre si, o que proporciona uma experiência melhor para o cliente e aumenta a recorrência de compras, enquanto uma loja generalista tem campanhas genéricas e são, normalmente, esquecíveis para o público.

Portanto, se você quer criar um negócio sólido e durável, recomendamos que escolha um nicho de atuação. Para isso, siga as dicas a seguir: 

Escolha um nicho que você tenha conhecimento e afinidade

Quando você começa um empreendimento você gasta muitas horas do seu dia dedicado àquele novo negócio. Embora começar um negócio online seja mais simples que um negócio físico, não significa que é fácil.

Você deverá estudar sobre o mercado, conhecer o público, montar estratégias, cuidar do atendimento e, no começo, provavelmente você não terá uma equipe para te ajudar.

Se o nicho escolhido for algo do qual você não possui qualquer conhecimento ou interesse, persistir no negócio até dar certo será muito mais complicado.

Faça uma pesquisa de mercado para descobrir as tendências e demanda do nicho

Com o nicho de atuação escolhido, faça uma pesquisa de mercado para descobrir quais as tendências no segmento, se existem pessoas interessadas em consumir produtos nesse nicho e se é um mercado favorável.

O comércio é regido pela lei da oferta e demanda, ou seja, para que um produto seja vendido é necessário que haja pessoas interessadas em adquiri-lo, ao mesmo tempo que para adquirir um produto, é preciso que existam pessoas comercializando.

Ou seja, por mais que você goste de um determinado assunto, se as pesquisas demonstrarem que não há procura, talvez não valha o investimento.

Analise quem são seus concorrentes

Estudar a concorrência é uma das melhores formas de criar boas estratégias para o seu negócio.

Observe as lojas físicas e virtuais que vendem produtos no mesmo segmento que o seu e como elas constroem as ofertas e estratégias de marketing. Fazendo a engenharia reversa, isso é, analisar como aquela ideia foi construída e o que deseja comunicar, é possível descobrir muito sobre o mercado e o público.

Descubra também o que as pessoas falam sobre os seus concorrentes, quais são seus pontos fortes e fracos, o que você pode adaptar no seu negócio e como pode fazer um trabalho melhor. As redes sociais e sites como o Reclame Aqui são excelentes para ouvir opiniões sinceras dos clientes.

Onde encontrar fornecedores com estoque no Brasil

Encontrar bons fornecedores de dropshipping com estoque no Brasil não é uma tarefa fácil. Além de ainda existirem poucas opções no mercado, é preciso saber se aquele fornecedor que você encontrou é confiável e comprometido com o negócio tanto quanto você.

O que são fornecedores de dropshipping

No dropshipping, o lojista vende produtos sem estoque, mas após realizar a compra o cliente precisa receber o item em sua casa. Os fornecedores são as pessoas que possuem o estoque de produtos nacionais ou importados e ficam responsáveis por enviá-las ao consumidor.

Existem basicamente dois tipos de fornecedores: diretos e indiretos.

Fornecedores diretos: são aqueles que produzem a mercadoria e a disponibilizam para dropshipping. Normalmente, exigem um volume mínimo de pedidos e podem oferecer preços mais baixos e margens de lucro maiores.

Fornecedores intermediários: são empresas que atuam como intermediários entre os fornecedores e os lojistas, geralmente oferecem uma ampla variedade de produtos, mas os preços podem ser mais elevados e as margens de lucro mais baixas.

Além disso, existem plataformas que oferecem a possibilidade de encontrar milhares de fornecedores ao redor do mundo, como Aliexpress e CJ Dropshipping, por exemplo.

Escolher os fornecedores com estoque no Brasil é uma tarefa que exige bastante cuidado pois a qualidade do trabalho deles impacta diretamente na reputação da sua loja virtual. Um site com bom layout, esteticamente agradável, com um atendimento impecável são fatores muito importantes na avaliação do cliente, mas a qualidade do item, velocidade de entrega e estado da encomenda também são fatores cruciais pelos quais o dropshipper tem pouco ou nenhum controle.

Como escolher um fornecedor com estoque no Brasil

A seguir vamos dar algumas dicas de como escolher fornecedores de dropshipping com estoque no Brasil que sejam confiáveis.

  • Pesquise as opções disponíveis no mercado do seu segmento e compare os preços, qualidade dos produtos, reputação do fornecedor e políticas de devolução
  • Confira a disponibilidade de estoque: certifique-se de que o fornecedor tem os produtos disponíveis em estoque para não correr o risco de atrasar as entregas do cliente.
  • Analise as taxas e custos: alguns fornecedores podem cobrar taxas mensais ou por pedido, taxas de entrega ou de manipulação. Compare as opções e escolha a que mais valer a pena.
  • Considere a logística de entrega: parte da boa experiência do cliente tem a ver com o tempo que leva até a mercadoria chegar em seu endereço. Alguns fornecedores possuem uma logística de entregas bem estabelecida, outros pode ser que não. Na prática, se o produto chegar depois do prazo, com embalagem danificada ou qualidade inferior à anunciada, quem vai sofrer as consequências da insatisfação do cliente é a sua loja virtual.
  • Confira a qualidade dos produtos: solicitar uma amostra ou até mesmo comprar um item do fornecedor é uma maneira de garantir que o fornecedor é confiável e os produtos entregues aos clientes são de boa qualidade.

Lista de fornecedores de dropshipping com estoque no Brasil

Abaixo você confere uma lista com os principais fornecedores de dropshipping com estoque no Brasil em alguns dos segmentos que mais vendem online atualmente.

Eletrônicos: A Gazin é um atacado brasileiro no ramo dos eletrônicos que atua desde 1996. Conta com 14 centros de distribuição e consegue enviar pedidos para todo o país.

Outro fornecedor com estoque no Brasil no ramo de eletrônicos é o site Hayamax. No site você encontra produtos de telefonia, fotografia, instrumentos musicais, acessórios para jogos e muito mais. 

Perfumaria e cosméticos: Grandes Grifes é uma empresa que fornece itens de moda feminina, masculina e infantil, itens de perfumaria e relógios para dropshipping. O site contém todas as informações necessárias para quem deseja começar a fazer dropshipping com a empresa.

Bebê e Cia: La Roya é um fornecedor com estoque no Brasil de atacados que disponibiliza itens para bebês com categorias que vão desde o enxoval até eventos importantes como o batizado. A loja também fornece roupas que auxiliam nessa fase para as mamães, como sutiãs próprios para amamentação.

Joias: a LuxJoias é uma empresa que foi fundada em 2006 e fornece produtos tanto para dropshipping quanto para atacado. Disponibiliza para venda produtos de aço, folheados e mais sofisticados, como alianças, berloques, gargantilhas, escapulário, pingente, piercing e brincos. O plano de assinatura mensal para dropshipping com suporte básico custa apenas R$15,00.

Moda: a Kaisan é a maior fábrica atacadista de moda do país. É um fornecedor de roupas, acessórios, artigos fitness, moda praia, lingerie e pijamas. Com esse fornecedor o dropshipper pode alcançar um lucro de até 300% por peça.

Você encontra mais opções de fornecedores de dropshipping e atacado com estoque no Brasil nessa lista completa no Fórum Empreender.