O setor do e-commerce é altamente concorrido. Para atrair a atenção dos consumidores e impulsionar as vendas é preciso recorrer a diversas estratégias de marketing. Duas estratégias muito populares são o frete grátis e o desconto de produtos. Mas afinal, qual delas é a melhor?

Neste artigo, você vai entender como funciona cada uma das estratégias, vantagens, quando usar cada uma e qual a visão do consumidor sobre cada benefício. Ao final, você saberá qual opção selecionar nas suas próximas ações de marketing.

Frete grátis

Frete grátis é uma estratégia de marketing usada no e-commerce onde os consumidores adquirem seus produtos e não pagam os custos da entrega. É uma estratégia altamente eficaz para atrair novos clientes.

Isso porque o frete desempenha um papel importante na decisão de compras do consumidor. De acordo com todas as pesquisas feitas sobre o abandono de carrinhos, por exemplo, o valor do frete é apontado como principal fator para desistência da compra.

Segundo CX Trends de 2023, 63% dos consumidores já deixaram de finalizar compras por causa do valor da entrega. Ou seja, o frete tem participação importante tanto na atração de clientes quanto na finalização das compras.

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Vantagens de oferecer frete grátis

Aumento do Ticket Médio: Uma das maiores vantagens do frete grátis é o seu potencial para aumentar o valor médio das compras. Muitos consumidores estão dispostos a adicionar mais itens ao carrinho para atingir o limiar necessário para obter o frete grátis, o que, por sua vez, aumenta o valor total do pedido.

Melhoria na Taxa de Conversão: Oferecer frete grátis é uma das formas de reduzir a taxa de abandono de carrinho, uma vez que o valor do frete é a principal objeção. Quando os consumidores veem que não pagarão nada pelo envio, a hesitação em finalizar a compra diminui, resultando em uma maior taxa de conversão.

Fidelização do Cliente: Fidelizar clientes é ainda mais importante que conseguir atraí-los. Para isso é preciso proporcionar uma boa experiência, papel que o frete grátis ajuda a desenvolver muito bem. Os consumidores tendem a retornar a lojas online que oferecem essa vantagem, contribuindo para a fidelização e construção de um relacionamento de longo prazo.

Quando usar frete grátis

O frete grátis pode ser uma estratégia vantajosa em várias situações, especialmente:

  • Para Pedidos Acima de um Certo Valor: Estabelecer um valor mínimo para o pedido incentiva os consumidores a comprar mais, enquanto ajuda a cobrir os custos logísticos do frete grátis.
  • Em Promoções Especiais: Oferecer frete grátis durante promoções limitadas pode gerar um aumento significativo nas vendas.
  • Para Produtos de Alto Valor: Para itens com margem de lucro maior, absorver o custo do frete pode ser mais viável e menos impactante para o negócio.

Leia também: Frete como estratégia: como aplicar no e-commerce

Descontos

Descontos são reduções de preço oferecidas por um tempo limitado para incentivar a compra de um produto ou serviço. Existem várias formas de descontos, incluindo percentuais sobre o preço total, valores fixos de redução, e promoções de compras em volume, cada um com suas particularidades e aplicações estratégicas. 

Os descontos são uma estratégia conhecida do comércio brasileiro. De acordo com os estudos mercadológicos, mais de 90% dos consumidores gostam de aproveitar o abatimento de preços e esperam pelas épocas de promoções para adquirir itens mais caros.

Vantagens de oferecer descontos

Incentivo Imediato à Compra: Descontos criam um senso de urgência e podem ser o empurrão que o consumidor precisa para finalizar uma compra. A percepção de estar conseguindo uma “pechincha” é um forte motivador de vendas.

Aumento da Rotatividade de Estoque: Produtos em desconto tendem a sair mais rápido, ajudando as empresas a liberar espaço no estoque para novos itens ou para evitar prejuízos com produtos de sazonalidade ou proximidade do fim do prazo de validade.

Atração de Novos Clientes: Promoções atraem não apenas clientes habituais, mas também novos consumidores que podem ter sido atraídos pela oportunidade de um desconto. Uma vez na loja ou site, estes novos visitantes podem se tornar compradores regulares.

Quando usar os descontos

  • Para Limpar o Estoque: Descontos podem ser especialmente úteis para vender produtos que estão há muito tempo no estoque ou para produtos sazonais ao fim da temporada.
  • Lançamento de Novos Produtos: Oferecer um desconto inicial pode ser uma estratégia eficaz para introduzir um novo produto no mercado, atraindo atenção e incentivando a experimentação.
  • Para Responder a Concorrência: Em mercados altamente competitivos, oferecer descontos pode ser uma resposta estratégica para manter a relevância diante de ações similares de concorrentes.
  • Em Ocasiões Especiais: Descontos são excelentes para aproveitar datas comemorativas e eventos especiais, criando campanhas temáticas que incentivam o consumo.

Leia também: Descontos progressivos: como usar a estratégia no e-commerce

Impacto do frete grátis versus descontos

Tanto o oferecimento de frete grátis quanto os descontos são estratégias populares e amplamente utilizadas no e-commerce. Ambas têm o potencial de incentivar as vendas e trazer mais clientes para o negócio. Optar pela mais adequada depende do objetivo do lojista naquele momento. 

Quando pensamos na percepção do cliente, o frete grátis tende a ser percebido como um valor agregado ao produto ou serviço, aumentando a satisfação do cliente e sua percepção de “ganhar algo a mais”. 

Já os descontos podem ser vistos como um benefício imediato, incentivando as decisões de compra por impulso. No entanto, se não forem bem gerenciados, podem levar à percepção de desvalorização do produto ou da marca a longo prazo.

Ainda pensando na preferência dos clientes, segundo uma pesquisa, 93% dos consumidores preferem frete grátis a descontos. 

Por isso, se o intuito é aumentar as vendas e o valor do ticket médio enquanto contribui para uma maior  percepção de valor por parte dos clientes, o frete grátis é a melhor opção.

Entretanto, se o objetivo for incentivar compras imediatas gerando um senso de urgência, fazer queima de estoque, desencalhar produtos ou até mesmo bater de frente com a concorrência de uma forma mais agressiva, os descontos são a estratégia ideal.

Independente da estratégia escolhida, deixar claro para os clientes que a promoção é por tempo limitado dá aquele empurrãozinho extra para a efetuação das vendas. Esse processo pode ser completamente automatizado com o aplicativo Promoção Agendada.

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