Os tamanhos de imagens corretas são muito importantes para qualquer loja da Shopify. Uma bela imagem em tamanho real na parte superior da página pode dar boas-vindas aos seus visitantes, enquanto ícones e banners posicionados taticamente podem ajudar muito nas suas conversões.

Mas não é só a estética que importa. O estilo da imagem, o efeito da imagem nos tempos de carregamento da página, a funcionalidade de zoom e a otimização para dispositivos móveis da Shopify são todos pontos importantes.

Neste artigo, compartilharemos tudo o que você precisa saber sobre os tamanhos de imagem da Shopify, as dimensões de imagens recomendadas, dicas de otimização, como tornar as imagens adequadas para usuários em todos os tipos de dispositivos e como os recursos visuais bem posicionados podem ajudar a atrair mais conversões para sua loja. Confira!

Quais são os tamanhos de imagem recomendados da Shopify?

Aqui estão as recomendações de tamanho de imagem da Shopify:

  • tamanho máximo da imagem: 4472 x 4472 pixels;
  • tamanho de imagem quadrado recomendado: 2048 x 2048 pixels;
  • tamanho do arquivo de imagem: até 20 MB;
  • resolução da imagem: 72 dpi.

Certificar-se de que suas resoluções estão corretas permite que seu site tenha uma boa aparência, sem imagens borradas ou exageradas.

No entanto, ter que fazer upload de imagens enormes também significa que seu site pode ficar pesado, lento e corre o risco de ser mal otimizado, oferecendo assim uma experiência ruim para o usuário.

Otimização de imagem significa ajustar as imagens em sua loja da Shopify para os seguintes aspectos:

  • Tamanhos de imagem recomendados da Shopify;
  • Tempo de carregamento da página.

Motor de Otimização de Busca

Basicamente, a otimização de imagens da Shopify consiste em reajustar os tamanhos das suas imagens e compactá-las em tamanhos de arquivo menores para garantir que sejam carregadas mais rapidamente e adicionar atributos às imagens para que o Google possa entender do que se trata a imagem. Para facilitar esse trabalho e ficar de acordo com as normas do Google, o app 365 Artes tem milhares de imagens e templates próprios para e-commerce.

Por que você deve se importar  com os tamanhos de imagem para a sua loja da Shopify?

Digamos que você passou horas aperfeiçoando suas fotos de produtos. Ou que você investiu ainda mais tempo e recursos na edição e escolha dessas fotos para destacar cada um de seus produtos. Agora, se você está se perguntando por que deve se concentrar também nos tamanhos de imagem do Shopify e na otimização de imagem , vamos dar alguns motivos concretos:

  • Melhora a experiência do usuário: quando suas imagens são otimizadas para serem vistas em todos os dispositivos de maneira não borrada e não esticada, os usuários podem visualizar melhor os produtos, entender suas especificações e isso melhora sua experiência geral de compra.
  • Melhora a velocidade da página: quando suas imagens e seus tamanhos são otimizados, elas deixam as páginas mais leves e com carregamento rápido. Não importa quantas imagens você adicione a uma página e sim se elas são pesadas ou não. Isso ajuda a garantir que a velocidade de carregamento da página seja de até 3 segundos; que é exatamente o quanto o consumidor está disposto a esperar. 
  • Complementa outros esforços de SEO: quando suas imagens são otimizadas, a velocidade de carregamento da página é impressionante, melhorando de forma geral todos os aspectos de SEO do seu site. Ele indica aos mecanismos de pesquisa que seu site tem o que os usuários estão procurando, ajudando a ter uma classificação mais alta no Google e consequentemente sendo mais facilmente encontrado.

Agora que você sabe por que é importante prestar atenção aos tamanhos de imagem da Shopify e à otimização de imagem, vamos nos aprofundar nos detalhes.

Como escolher os melhores tamanhos de imagem da Shopify?

Você precisa ter imagens que sejam grandes o suficiente para um visitante ampliar para obter mais detalhes. Mas, ao mesmo tempo, você precisa de um tamanho otimizado para não ocupar muito espaço ou diminuir o tempo de carregamento da página.

Então, aqui estão algumas coisas para se ter em mente:

  • A Shopify permite fazer upload de imagens de até 4472 x 4472 px com um tamanho de arquivo de até 20 MB.
  • Os especialistas da Shopify que trabalham no design e desenvolvimento de lojas online recomendam o uso de 2048 x 2048 px para imagens quadradas de produtos. Esse tamanho oferece imagens de produtos de alta resolução aos visitantes, bem como recursos de zoom .
  • O tamanho mínimo necessário para oferecer zoom nas imagens deve ser superior a 800 x 800 px.
  • As imagens quadradas requerem uma proporção largura:altura próxima de 1:1, mas mais estreita. Mas as imagens retangulares precisam de algo mais próximo de uma proporção de largura para altura de 3:1.
  • Em termos de resolução, recomenda-se manter 72 dpi . Você sempre pode fazer upload de resoluções mais altas, sujeito às limitações de tamanho de arquivo de imagem da Shopify, mas isso não afetará a qualidade da sua imagem.

Shopify: qual deve ser o tamanho da imagem do produto?

O melhor tamanho de imagem de produto da Shopify é 2048 x 2048 px para imagens quadradas. Você pode fazer upload de imagens tão pequenas quanto 800 x 800 px, pois essa é a resolução mais baixa na qual os visitantes ainda poderão ampliar as imagens do produto. Mas no tamanho recomendado de 2048 x 2048 px, eles farão isso sem perder qualidade significativa, permitindo que os compradores vejam os detalhes do seu produto.

Imagens menores ficarão melhores em dispositivos móveis e fotos de produtos maiores que 4472 x 4472 px serão reduzidas automaticamente.

Se a imagem do seu produto deve ser quadrada, faça-a exatamente quadrada, com uma proporção de 1:1. Para projetos retangulares, uma proporção de 3:1 é o uso usual. Lembre-se de prestar atenção na resolução, acertar ajuda a manter a boa qualidade. O app 365 Artes tem milhares de imagens e templates editáveis para e-commerce já com tamanhos padrão.

Tamanho da imagem da coleção da Shopify

O melhor tamanho de imagem da coleção Shopify é 1024 x 1024 px. No entanto, ainda existem limites que você não deve exceder. As imagens de coleção não podem ser maiores que 4472 x 4472 px e também não devem ser menores que 800 x 800 px.

Não é apenas o tamanho da imagem que importa: você também deve ser consistente. Imagens com as mesmas dimensões e proporções no site parecerão naturais uma ao lado da outra quando os visitantes rolarem a página. Para isso, imagens quadradas funcionam melhor.

Muitos temas da Shopify também incluem um banner de coleção para páginas de coleção. Você pode usar uma imagem exclusiva para cada uma ou ter a mesma imagem em todos os lugares. Essas imagens também têm limites de tamanho: os banners de coleção devem ter 2.800 px de largura e pelo menos 1.000 px de altura. Apenas observe que, dependendo do dispositivo do visitante, esta imagem será cortada de acordo.

Tamanho da imagem da Shopify para apresentações de slides

O melhor tamanho de imagem da Shopify para apresentações de slides é de 1200 px a 2000 px de largura e 400 px a 600 px de altura. Certifique-se de que o assunto de suas fotos esteja centralizado. Dispositivos móveis e desktop irão cortá-los de forma diferente, então as laterais podem ser cortadas.

Quanto mais semelhantes suas imagens parecerem, melhor será o design. Alinhe todas as suas imagens de slides em tamanho ou pelo menos proporção.

Tamanho da imagem do logotipo da Shopify

O melhor tamanho de imagem do logotipo da Shopify é inferior a 450 x 250 px. No entanto, não precisa ser desse tamanho exato. Este é apenas o maior tamanho de imagem de logotipo que a Shopify permite.

Quanto maior for o seu logotipo, maior será o tempo de espera. Também vale a pena saber que em alguns temas, uma barra lateral tem 250 px de largura. Seria melhor fazer upload de um logotipo menor que isso.

Um logotipo quadrado com proporção de 1:1 é uma escolha segura que funciona com todos os temas, em qualquer lugar da página. Com todas as limitações em mente, uma boa resolução para uma imagem quadrada do logotipo da Shopify deve ser em torno de 200 x 200 px, fazendo com que pareça boa em todos os casos.

Assim como com outras imagens, o tamanho do logotipo dependerá do tema da sua loja Shopify. Antes de prosseguir, recomendamos ler a documentação do tema para saber qual tamanho escolher. Existem algumas diferenças interessantes. Por exemplo, o tema Turbo Shopify sugere o uso de uma imagem de logotipo de 400 x 100 px para o menu principal, 100 x 50 px para celular e 250 x 200 px para o rodapé. Tudo vai depender do que o seu tema vai dizer.

Shopify imagem com tamanho de sobreposição de texto

A melhor imagem da Shopify com tamanho de sobreposição de texto é 1800 x 1000 px. Isso se aplica a banners, imagens de página inicial e imagens de blog em destaque para sua loja. No entanto, o tamanho das imagens com sobreposição de texto depende muito do tema escolhido, portanto, consulte as recomendações do tema.

Só para ficar claro, a imagem do banner é a mesma que a imagem do herói ou da página inicial. É a primeira imagem do menu e a maior que aparece na tela quando alguém visita sua loja.

A melhor proporção para imagens da página inicial é 16:9 , o que significa que elas devem ser paisagem. O primeiro número sugere a largura da sua imagem e o segundo refere-se à sua altura. Portanto, a imagem deve ser quase duas vezes mais larga que sua altura. A proporção 16:9 é uma boa referência, independentemente do tema escolhido.

Tamanho da imagem do blog da Shopify

O melhor tamanho de imagem de blog da Shopify é 1800 x 1000 px. Este é o tamanho ideal para que seu site pareça profissional e organizado em todos os dispositivos. No entanto, para imagens dentro do conteúdo, muitos recomendam usar 1000 x 350 px. Isso, é claro, varia de acordo com a forma como você deseja que suas imagens apareçam. 

As imagens do blog em destaque geralmente seguem uma proporção de 16:9. Com isso em mente, as dimensões de 1400 x 788 px são bastante perfeitas. Assim como em outras imagens da Shopify, o tamanho de uma imagem de blog em destaque não pode exceder 4472 x 4472 px e 20 MB, ou ela será reduzida para você.

Tamanho da imagem de fundo da Shopify

O melhor tamanho de imagem de fundo da Shopify é 1920 x 1080 px. Este tamanho é uma ótima opção para qualquer loja. Mas lembre-se de que ele será cortado, dependendo do dispositivo que seu visitante estiver usando.

Sua imagem de plano de fundo não deve ser menor que 1024 x 768 px, então procure tamanhos maiores que isso e uma proporção de 16:9. Os limites de tamanho da imagem da Shopify ainda se aplicam, você não pode ultrapassar 4472 x 4472 px. Afinal, imagens menores carregam mais rápido . Para reduzir o tamanho do arquivo em suas imagens de fundo pesadas, use um aplicativo de otimização de imagem como o TinyIMG para compactação automática de tamanho.

Lembre-se de que os tamanhos das imagens de fundo serão diferentes dependendo do tema. Portanto, é sempre uma boa ideia ver quais tamanhos são recomendados pelos desenvolvedores.

Por que as imagens padrão, do tema Shopify, não são a melhor opção?

Várias marcas iniciam sua loja online usando um tema popular ou gratuito da Shopify . Embora esses temas sejam editáveis, eles vêm com algumas imagens pré-existentes em determinados tamanhos que o desenvolvedor definiu.

A maioria dos temas vem com uma proporção de imagem padrão de 1:2. Mas isso não significa que você edite as imagens do seu produto para caber em seu tamanho e proporção. Isso deve ser completamente baseado nos produtos que você está vendendo e qual proporção melhor o ajuda.

Como regra de ouro, siga os melhores tamanhos de imagem da Shopify para oferecer uma experiência de navegação atraente aos visitantes da sua loja. Mas nunca vá ao contrário, comprometendo suas imagens para caber em um tema que você comprou.

Agora que você sabe tudo sobre os tamanhos de imagem recomendados da Shopify, vamos para a próxima etapa. Os formatos de imagem.

Qual é o melhor formato de imagem para usar nas lojas da Shopify?

Agora, antes de começar a otimizar as imagens dos seus produtos , vamos dar uma olhada nos formatos de arquivo de imagem mais usados ​​nas lojas da Shopify.

Também daremos uma olhada rápida no que cada um traz, para que você possa tomar uma decisão informada.

1. JPG/JPEG

Funciona melhor com: fotografias e capturas de tela.

JPG é um dos formatos de arquivo de imagem mais usados. É amplamente utilizado em diferentes plataformas e ferramentas, graças ao seu pequeno tamanho de arquivo e boa gama de cores. A compactação fácil também permite reduzir o tamanho do arquivo, mas ainda encontrar um equilíbrio entre a qualidade da imagem e o tamanho do arquivo . A Shopify recomenda usar o formato de arquivo JPG para imagens de fotos de produtos, pois oferece uma boa qualidade e um tamanho relativamente pequeno para uma otimização de imagem.

2. PNG

Funciona melhor com: logotipos, gráficos e imagens transparentes.

Outro formato comum usado para imagens da Shopify é o PNG. É uma ótima opção para logotipos e gráficos, permitindo que você mantenha uma boa qualidade de imagem em vários tamanhos de arquivo. Além disso, suporta transparência , dando aos lojistas e designers de loja mais liberdade para criar designs personalizados. A única desvantagem desse formato de imagem é que os tamanhos dos arquivos de imagens complexas podem ser muito grandes devido à compactação sem perdas.

3. GIF

Funciona melhor com: imagens em movimento.

Os GIFs são exclusivos desta lista porque é o formato mais popular para imagens animadas. O formato de imagem do Shopify torna os GIFs naturalmente massivos menores , compactando e reduzindo as imagens do produto para apenas 256 cores. Esse formato é usado principalmente quando as lojas desejam adicionar uma pequena animação nas páginas da loja. Também é um formato universalmente reconhecido pelos navegadores, garantindo que os GIFs sejam visíveis para todos.

4. TIFF

Funciona melhor com: imagens de alta qualidade e impressões comerciais.

TIFF é um formato de imagem de compressão sem perdas, disponível para todas as lojas Shopify. É quase totalmente descompactado, retém muitos dados originais e também permite salvar várias imagens e páginas em um único arquivo.

Isso o torna uma excelente opção para edição e aplicativos da web, tornando mais fácil para os lojistas e profissionais de marketing brincarem com as imagens para adaptá-las às campanhas. No entanto, os arquivos também são enormes. Se você não estiver exibindo impressões online TIFF, sugerimos converter esses TIFFS em JPEGs.

Dicas profissionais para converter visitantes da loja Shopify em clientes

Há várias dicas que os especialistas em e-commerce compartilharam ao longo dos anos para otimizar as imagens da Shopify . Algumas das dicas que vimos funcionar incluem:

1. Inclua uma variedade de imagens

Imagine ter que tomar uma decisão de compra com base em ver apenas um ângulo de um produto. Há uma grande chance de você acabar tomando a decisão errada em termos de tamanho ou aparência geral do produto. É por isso que é importante incluir uma variedade de imagens. Alguns destacam os recursos do seu produto, alguns os mostram em uso, alguns exibem suas ofertas e descontos e assim por diante.

2. Crie uma perspectiva pessoal/única

Com a concorrência aumentando a cada dia, é importante causar uma boa impressão nos visitantes da sua loja. Você pode fazer isso apenas criando uma perspectiva pessoal/única em suas imagens. 

Agora, usar imagens de banco de imagens pode ser mais simples e rápido. Mas as imagens de banco de imagens podem acabar sendo usadas em vários outros sites . Então, vá além e faça um esforço para dar às imagens uma perspectiva única que seja relevante para sua marca. 

3. Mostre o produto em uso

As imagens em sua loja não devem apenas mostrar seus produtos ou ofertas. Eles também devem ser capazes de ajudar seus visitantes a visualizar como eles podem fazer uso real do produto . É aqui que a inclusão de algumas imagens que mostram o produto em uso é útil.

4. Use uma edição padrão para todas as suas imagens

Para oferecer aos visitantes da sua loja uma experiência consistente em todas as páginas, lembre-se de editar suas imagens de maneira semelhante. Isso inclui os tamanhos que você usa, o tema que você cria usando predefinições ou até mesmo os detalhes menores, como adicionar sombras atrás dos produtos nas imagens. 

5. Torne as imagens responsivas

Sabemos o quanto é importante manter sua loja sempre atualizada. Portanto, à medida que você adiciona mais imagens de produtos, banners, imagens de recursos do blog, etc. ao site da sua loja, certifique-se de não se esquecer de otimizar cada um deles. 

6. Mantenha seus tamanhos de imagem otimizados

Sabemos o quanto é importante manter sua loja sempre atualizada. Portanto, à medida que você adiciona mais imagens de produtos, banners, imagens de recursos do blog, etc. ao site da sua loja, certifique-se de não se esquecer de otimizar cada um deles. 

7. Faça um teste A/B de suas imagens para descobrir o que funciona para você

Não existe uma regra para todos quando se trata de imagens da Shopify. Você precisa encontrar o ponto ideal do que os visitantes da sua loja gostam de ver e o que os faz querer fazer uma compra. Portanto , experimente continuamente diferentes tipos de imagens em sua loja e meça o impacto de perto . Encontre o que mais combina com você. O app 365 Artes oferece milhares de opções otimizadas para você testar.

Como adicionar imagens à sua loja Shopify?

Adicionar imagens à sua loja Shopify é muito simples. Aqui estão os passos simples que você precisa seguir:

  1. Acesse o admin da Shopify, clique no produto, coleção, página da Web ou postagem do blog onde deseja adicionar uma imagem;
  2. No editor de rich text, coloque o cursor onde deseja que a imagem seja exibida;
  3. Clique em Inserir imagem;
  4. Clique em Carregar arquivo;
  5. Selecione a imagem que deseja enviar e, em seguida, escolha um tamanho de imagem;
  6. Adicione o texto alternativo da imagem para garantir que o mecanismo de pesquisa saiba do que se trata;
  7. Clique em Inserir imagem para adicionar sua imagem ao conteúdo.

Impressionando com as imagens certas da Shopify!

Sabemos que parece muito difícil adaptar tanto os tamanhos de imagem da Shopify. Mas quando se trata de oferecer aos usuários uma experiência perfeita, as imagens têm um papel muito importante!

E claro, não podemos esquecer dos motores de busca. Manter suas imagens otimizadas o tempo todo também garantirá que sua loja seja classificada nas pesquisas certas, direcionando compradores com alta intenção de compra ao seu site. Conheça o app com milhares de imagens e layouts otimizados.

Perguntas frequentes:

A Shopify tem requisitos de tamanhos de imagens?

Sim, Shopify permite o upload de imagens de até 4472 x 4472 px , e o tamanho do arquivo deve ser inferior a 20 MB . No entanto, isso não significa que este é o melhor tamanho. Esses são apenas os parâmetros máximos que Shopify permite. O tamanho recomendado para imagens quadradas de produtos da Shopify é 2048 x 2048 px.

A Shopify redimensiona imagens automaticamente?

Sim, mas somente se eles não atenderem aos parâmetros de tamanho definidos . Isso significa que, se suas imagens forem maiores que 4472 x 4472 px, a Shopify redimensiona automaticamente suas imagens. Mas eles podem não parecer como você pretendia, então é melhor redimensionar as fotos você mesmo.

A Shopify compacta imagens automaticamente?

Sim, Shopify compacta imagens automaticamente , mas você pode perder a qualidade da imagem. Se você deseja manter a melhor qualidade de imagem, precisa compactar manualmente as imagens antes de carregá-las na Shopify. 

Como otimizar imagens para Shopify?

A melhor maneira de otimizar imagens para Shopify é usar um aplicativo com imagens otimizadas . O 365 Artes é o app ideal.

Por que as imagens de tamanho adequado ficam desfocadas na minha loja da Shopify?

Se as imagens atenderem aos padrões de tema da Shopify, mas ainda estiverem desfocadas, elas podem não ser compactadas corretamente. Alguns aplicativos de compactação de imagem ou seus parâmetros podem causar esses problemas. Mas, é importante compactar as imagens, isso reduzirá o tamanho do arquivo e o tempo de carregamento do site. Para evitar desfoque, use um bom aplicativo de compactação de imagem.