Ter um Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) eficaz é essencial para o sucesso de uma loja virtual. O atendimento é um dos principais pilares na experiência de compras e pode ditar se o consumidor vai se tornar um cliente fiel ou um detrator da marca.
Ainda assim, muitas lojas virtuais negligenciam esse processo. O resultado disso é clientes insatisfeitos e vendas perdidas.
Nesse artigo você vai descobrir o que é o SAC e qual sua importância para o sucesso de uma loja virtual. Além disso, vai descobrir a melhor ferramenta disponível no mercado para oferecer um atendimento completo na loja virtual.
O que é SAC
SAC é a sigla para Serviço de Atendimento ao Consumidor. É o canal de comunicação entre as empresas e os clientes. Por meio do SAC os consumidores conseguem tirar dúvidas, fazer reclamações, sugestões, etc.
Ter um SAC é essencial para o sucesso da loja virtual, pois ajuda a manter o bom relacionamento com os clientes, além de ser um importante canal de feedback.
Os consumidores no geral gostam de se sentir ouvidos pelas empresas e que suas opiniões importam. Um canal de atendimento reforça essa ideia, o que ajuda na fidelização de clientes.
Por que o SAC é importante para a loja virtual
Um serviço de atendimento ao cliente é essencial para o sucesso da loja virtual. Algumas pesquisas sugerem que o atendimento de baixa qualidade faz com que mais de 60% dos clientes desistam da compra.
Além disso, mais de 80% dos consumidores buscam a concorrência quando não são bem atendidos.
Por outro lado, um atendimento satisfatório proporciona uma melhor experiência para o cliente, que se sente satisfeito com a loja virtual. Isso aumenta significativamente a fidelização de clientes.
Mantém o relacionamento com o cliente
Ter um canal de SAC de fácil acesso ajuda a manter o relacionamento do cliente com a loja virtual.
Isso mostra que a empresa está comprometida em garantir sua satisfação e está a postos para esclarecer quaisquer dúvidas que surgirem sobre o processo de comprar, métodos de pagamento, rastreio de encomendas, trocas e devoluções, etc.
Ainda que essas informações estejam disponíveis em outros canais, como landing pages e a própria página do produto, é importante estar disposto a respondê-las aos clientes sempre que for necessário.
Aumenta a confiança na loja virtual
Fazer compras online é um hábito que está se tornando cada vez mais comum entre os consumidores brasileiros. Ainda assim, grande parte da população tem receio de aderir às compras na internet.
Não é para menos. Todos os dias surgem milhares de sites e lojas falsas com o objetivo único de enganar as pessoas e roubar seu dinheiro.
Sendo assim, ter um SAC é mais uma segurança para o consumidor de que a loja virtual é confiável e não mais um esquema de golpe na internet.
Leia também: Como mostrar que minha loja virtual é confiável
Ajuda na resolução rápida de problemas
Toda prestação de serviços está sujeita a enfrentar problemas. No caso de lojas virtuais pode ocorrer a entrega errônea de determinado produto, extravio de mercadoria, produto com defeito, trocas e devoluções, arrependimento, etc.
Nesses casos, é comum que os clientes busquem o próprio atendimento para proceder com a resolução.
Quando o cliente não consegue contatar a loja virtual ele se sente extremamente frustrado e lesado.
Dessa forma, ele pode recorrer a sites como o Reclame Aqui ou fazer postagens nas redes sociais relatando sua insatisfação. Essas postagens podem influenciar negativamente na reputação da loja virtual.
Em contrapartida, quando a loja virtual possui um SAC de fácil acesso, é possível conversar com os clientes em tempo real para ouvir seus comentários e buscar a melhor resolução de forma rápida e eficiente.
Coleta de feedbacks em tempo real
Conversar diretamente com os clientes no SAC é uma das formas mais eficientes de entender suas verdadeiras impressões sobre o serviço da loja virtual.
Clientes satisfeitos se tornam fãs e divulgadores da sua marca, enquanto os insatisfeitos se tornam detratores que podem levar outros possíveis clientes a terem uma opinião ruim sobre a sua loja virtual.
Segundo algumas pesquisas, 1 cliente feliz tende a compartilhar esse bom momento com mais 11 pessoas. Por outro lado, os clientes insatisfeitos dividem sua percepção sobre a empresa com outros 15 conhecidos.
Por meio dessas é possível identificar pontos de melhoria na loja virtual, além de reforçar as práticas que trazem mais resultados positivos para a experiência dos clientes.
Saiba mais: Como lidar com feedbacks negativos
Melhora a satisfação dos clientes
Um SAC melhora a satisfação dos clientes com a loja virtual, pois ele sse sentem ouvidos e respeitados.
Uma empresa que se preocupa em ouvir o que seus clientes tem a dizer e busca formas efetivas de lidar com os problemas consegue fidelizar um número muito maior de clientes.
Isso porque a experiência de compra, um dos pilares fundamentais para a satisfação do cliente, ainda é um tanto negligenciada pelas empresas. Quando uma loja virtual oferece um atendimento de excelência, se destaca da concorrência.
Como ter um serviço de atendimento na loja virtual
O SAK é o melhor aplicativo para lojas virtuais que desejam oferecer um serviço de atendimento completo.
Com o SAK é possível:
- configurar o envio automático de mensagens para recuperação de carrinhos e boletos abandonados;
- enviar lembretes de pagamento para boletos prestes a vencer;
- importar planilhas de listas de leads para um trabalho no WhatsApp;
- enviar mensagens automáticas de novidades aos clientes;
- pedir avaliações automaticamente após a entrega do produto e muito mais.
Mas não é só isso. Automatizar o processo de atendimento é essencial para otimizar as demandas da loja virtual. Ainda assim, alguns clientes preferem conversar com atendentes humanos.
Com o SAK é possível criar uma equipe de atendimento completa usando um único número de WhatsApp, de forma remota. Isso significa que os membros da equipe podem estar espalhados por diversos lugares sem comprometer ou dificultar o atendimento.
O SAK possui tudo que uma loja virtual precisa para oferecer o melhor serviço de atendimento ao cliente de forma automática e humanizada. Experimente o aplicativo gratuitamente e veja as vendas escalarem.