As redes sociais, como Instagram e TikTok, transformaram-se em plataformas onde os consumidores buscam inspiração e fazem descobertas de novos produtos. Ao integrar as redes sociais à loja virtual, você oferece uma experiência de compra mais interativa e imersiva, conectando os clientes com o uso real dos seus produtos.
Neste artigo, vamos explorar três formas práticas de integrar as redes sociais à sua loja, para alavancar o engajamento e aumentar as conversões.
Por que integrar as redes sociais à loja virtual
As redes sociais começaram como um espaço onde as pessoas interagiam entre si e, com o tempo, se tornou um grande shopping. Hoje, o conteúdo publicado nas redes é capaz de impactar na decisão de compra de milhões de consumidores.
Por isso, uma loja virtual que ainda não usa as redes sociais está perdendo tempo. Para aquelas que usam, mantê-las integradas com a loja virtual vai impulsionar ainda mais os resultados. Neste tópico vamos ver alguns motivos para fazer isso.
Maior engajamento dos clientes
Manter os usuários engajados durante a navegação é essencial para converter visitantes em clientes. Para isso, é preciso que a página seja dinâmica e interativa.
As redes sociais, por sua vez, são onde os consumidores passam grande parte do tempo, seja pesquisando novos produtos ou acompanhando influenciadores e amigos. Os conteúdos são pensados para chamar e manter a atenção do usuário.
Por isso, integrar o feed das redes sociais na loja virtual é uma forma de divulgar os produtos de uma forma dinâmica e interativa, aumentando o tempo de retenção e engajamento com a página.
Experiência de compras mais imersivas
Quando um consumidor entra na sua loja virtual e encontra um feed de redes sociais dinâmico, com fotos e vídeos reais, ele é transportado para uma experiência de compra mais imersiva. Ao contrário de um site estático, a integração de conteúdos sociais traz mais vida e autenticidade à navegação.
Ver como os produtos são usados no dia a dia, ou até em tendências populares, permite que os clientes se conectem emocionalmente com os itens oferecidos. Além disso, manter as postagens atualizadas garante que o conteúdo esteja sempre fresco e relevante.
Maiores taxas de conversão
Quando os clientes visitam seu site e veem seu conteúdo do Instagram ou TikTok — como fotos e vídeos de seus produtos em uso — eles têm uma visão mais autêntica e realista do que estão comprando. Isso ajuda a aumentar a confiança, pois os clientes visualizam como os produtos se comportam no dia a dia, sendo apresentados por sua própria marca.
Além das fotos, os vídeos e stories compartilhados no feed oferecem uma experiência imersiva, permitindo que os visitantes assistam demonstrações e explicações detalhadas dos produtos diretamente no site. Isso cria uma conexão emocional mais forte e uma sensação de envolvimento maior, como se o cliente estivesse acompanhando suas redes sociais sem sair da loja.
Esses elementos visuais e interativos tornam o processo de decisão de compra mais fácil e rápido, já que os clientes podem ver os produtos em diferentes ângulos, contextos e usos reais, o que reforça a confiança e reduz as incertezas.
Adicione o feed do Instagram na loja
Não é segredo para ninguém que os brasileiros estão entre as pessoas que mais utilizam as redes sociais no mundo. Aproximadamente 79% da população brasileira é ativa nas principais redes sociais e 59% já comprou algum produto ou serviço que descobriu no Instagram.
Nos últimos anos, as marcas passaram a aproveitar as redes sociais como um canal de comunicação mais humanizado com os clientes. Estudos indicam que o engajamento ocorre principalmente quando os clientes seguem as marcas em troca de incentivos como descontos, vale-presente, itens gratuitos e sorteios.
Com o Widget Instagram você pode pedir para os seus clientes mandarem fotos usando os seus produtos e exibir essas fotos na Home do seu site. Isso gera mais identificação e confiança em novos clientes.
No aplicativo você pode escolher como as fotos vão aparecer na sua loja e quais fotos você deseja que sejam exibidas.
Leia também: Conteúdo que vende: o segredo das redes sociais
Adicione o feed do TikTok
Ao decidir integrar as redes sociais à loja virtual, o Tik Tok não pode ficar de fora. É uma das redes sociais mais populares do momento e uma das melhores para divulgar os seus produtos. Os vídeos rápidos e virais da rede social tem grande impacto no comportamento do consumidor.
58% dos usuários do TikTok descobrem novas marcas e produtos na plataforma; E 44% descobriram algo que imediatamente saíram para comprar. Uma das trends mais famosas é o TikTok made me buy it, ou TikTok me fez comprar isso, em português.
Nessa trend os usuários mostram aos seguidores produtos que compraram por influência dos vídeos na rede social. Esses vídeos, por sua vez, influenciam mais usuários a comprar.
Portanto, aproveitar o impacto da rede social pode trazer bons frutos para a sua loja virtual.
Com o Widget TikTok você consegue publicar os vídeos postados no TikTok diretamente na página da sua loja, seja no seu perfil profissional, ou vídeos de divulgação de clientes e influenciadores.
Use stories na loja virtual
Por fim, outra forma de integrar as redes sociais à loja virtual é por meio do uso de stories.
Os stories são uma ferramenta que permite um contato mais próximo com os clientes, quase como uma conversa. Por meio dos stories é possível explorar melhor as funcionalidades dos produtos e seus benefícios, além de mostrá-los detalhadamente.
Na loja virtual, essa funcionalidade pode ser explorada na demonstração do produto, respostas das principais dúvidas e até mesmo tutorias de uso, com a vantagem de que o vídeo não desaparecerá em 24 horas.
Para adicionar vídeos no formato de stories na loja virtual, use o Replay, aplicativo de vídeo commerce desenvolvido pela Empreender com o intuito de multiplicar as taxas de conversão da sua loja virtual.
O aplicativo está disponível exclusivamente para os usuários do Empreender Plus. Assinando as três ferramentas em combo você recebe um desconto progressivo. Experimente gratuitamente.