Você quer vender um curso online mas está com dificuldade para escrever a sua Landing Page? Com tanta informação disponível gratuitamente na internet, ficou muito mais fácil fazer uma oferta e conseguir boas vendas nos seus produtos ou serviços.

Ao mesmo tempo, é muito fácil ficar perdido e não saber nem por onde começar. Por isso, nesse artigo você vai encontrar um passo a passo completo de como escrever a sua página de vendas para cursos online e fazer o design pelo aplicativo Landing Page. 

O que é uma Página de Vendas?

Uma página de vendas é uma landing page onde é ofertado um produto, seja ele físico ou um lançamento digital, ou um serviço. 

Nessa página são apresentadas as características, benefícios, descrição do que será entregue. Toda a sua estrutura é pensada para conduzir o leitor até a venda por meio de um texto persuasivo usando alguns gatilhos mentais.

Em lançamentos digitais, normalmente é a última etapa do funil de vendas. Mas também é usada em produtos perpétuos (vendas recorrentes), produtos físicos ou prestação de serviços.

A seguir você vai ver o passo a passo completo para criar uma Página de Vendas usando o aplicativo Landing Page.

Como criar uma Página de Vendas para cursos

Primeira seção da Landing Page: título e vídeo de vendas

Na primeira seção da sua página devem estar presentes a logo da sua marca, o título e um vídeo de vendas, sendo o último opcional.

O título é a parte mais importante do texto. Como já dizia David Ogilvy, conhecido como o pai da publicidade: “em média, 5 vezes mais pessoas leem os títulos do que o texto. Isso significa que, se você não vender seu produto no título, você perdeu 80% do seu dinheiro.”

A função do título é chamar atenção do seu público-alvo de forma que ele se identifique com a chamada e gerar curiosidade para ele continuar lendo. Para criar uma headline chamativa e que vende o seu produto, exponha qual a principal transformação a pessoa vai ter quando efetuar a compra.

Como escrever uma headline que vende

As pessoas não compram o seu produto, elas compram a transformação que aquele produto trará para a vida dela. Uma pessoa que compra um curso de oratória, por exemplo, não está comprando técnicas, ela está comprando a influência que falar bem em público traz, as portas que são abertas profissionalmente, a autoconfiança para expor as próprias ideias. 

Portanto, foque na principal transformação que o seu curso proporciona. Para encontrar a transformação que o público busca:

  • Foque na principal dor ou desejo do público-alvo;
  • Tenha uma promessa forte e clara;
  • Quebre o padrão;
  • Desperte emoções.

Como escrever a subheadline

A subheadline é um parágrafo que fica abaixo do título. Nela, você deve explicar para a audiência como ela vai alcançar aquela transformação, qual é o diferencial do seu curso, como funciona o seu método de ensino. Se na headline você despertou uma emoção, na subheadline apresente argumentos racionais para a compra.

Abaixo do vídeo de vendas coloque o botão com uma chamada para ação.

Nesse vídeo do canal oficial do app Landing Page você encontra o passo a passo para criar a primeira seção a sua página

Como escrever um vídeo de vendas

Incluir um vídeo de vendas é uma excelente forma de aquecer o público frio que chega à sua página. Isso porque as pessoas estarão mais dispostas a assistir ao seu video do que ler toda a sua página. 

Alguns vídeos de vendas tem uma duração média entre 40 e 60 minutos. As estruturas mais famosas são as de Jon Benson e Jim Edwards. O profissional responsável por escrever este tipo de video é o copywriter.

 A seguir você terá acesso a uma estrutura simples para um vídeo de vendas dividido em 5 blocos. Seguindo esse modelo, você consegue escrever o roteiro de um vídeo com duração de 5 a 10 minutos.

Bloco 1 – Chame a atenção

Apresentação – No início do vídeo se apresente, diga quem é você e o que você faz

Perguntas – Faça de 3 a 5 perguntas às quais a resposta será sim pelo público-alvo. Isso vai deixá-lo mais receptivo ao que você tem a dizer. Por exemplo:

“Já imaginou…”

“Você sabia que…”

“E se eu te disser que…”

Promessa – O que a pessoa vai alcançar comprando o seu curso.

Bloco 2 – História

Histórias geram conexão. Conte para o público a sua história, como ela é semelhante a do seu público-alvo e apresente o seu ponto de virada. 

Demonstre autoridade: o gatilho da autoridade traz credibilidade para o seu discurso. Fale um pouco sobre a sua vida e os resultados que já alcançou.

Bloco 3 – Problema   

Neste bloco você vai trabalhar o problema do lead. A intenção é lembrá-lo do quanto a sua situação precisa mudar e para isso ele deve agir.

O que te disseram de errado – quais as crenças existem na cabeça do lead que ele deve substituir. Exemplo: só é possível ficar fluente no inglês se fizer aulas desde criança.

Não é sua culpa – as pessoas compram mais quando recebem estímulos positivos e se sentem desencorajadas de comprar com estímulos negativos.

Forçar a dor – lembre o cenário de viver sem a transformação e tudo que ele não vive por ainda não ter acesso à solução que você oferece.

Porque é necessário fazer isso – porque você precisa resolver isso agora. Pinte um cenário doloroso para a pessoa  e trabalhe a urgência.

Bloco 4 – Solução

Mostre para a pessoa que aquela solução também é acessível para ela. Faça um breve resumo do que a pessoa vai aprender adquirindo o seu curso e cite um caso de sucesso como forma de prova social. A sensação gerada deve ser “se os outros conseguiram eu também consigo”.

Bloco 5 – Oferta

Esse é o momento de apresentar o seu curso. Use a técnica do Future Pacing para fazer o lead visualizar como seria finalmente viver a transformação desejada e faça uma chamada para ação para ele entrar no curso.

Segunda seção da Landing Page: Benefícios

Nessa seção exponha quais as vantagens em adquirir o seu curso. Liste todas as características do seu produto e as transforme em benefícios. Alguns exemplos abaixo:

Curso em plataforma online – você pode assistir quando quiser, quantas vezes quiser, de qualquer dispositivo;

Caminha de cachorro com borracha antiderrapante – não escorrega e não fica passeando pela casa;

Louça de vidro temperado – mais resistentes, não quebram com facilidade.

Escolha de 3 a 6 benefícios de comprar o seu curso. Para fazer o design na Landing Page siga o passo a passo abaixo:

Terceira e quarta seção da Landing Page: Módulos

Na terceira sessão apresente todos os módulos do curso. Faça um showroom com uma breve explicação do que será ensinado em cada módulo, assim os mecanismos do Google entendem do que se trata a sua página e ela se torna mais relevante nos mecanismos de busca e tem mais chances de ser encontrada nos resultados de pesquisa.

Deixe claro também quais serão as aulas, se as aulas vão acontecer ao vivo ou gravadas. Dessa forma, o seu futuro cliente tem clareza de como o curso foi estruturado e se essa estrutura atende às suas necessidades. Quanto mais claro for o processo de venda, mais convencido o seu cliente ideal ficará.

Para construir as capas de cada módulo, assista ao tutorial abaixo:

Quinta seção da Landing Page: Prova social

O gatilho da prova social é um dos mais poderosos na hora da venda. Isso porque o ser humano tem a tendência de seguir a maioria. Segundo o princípio da aprovação social, decidimos o que é correto descobrindo o que outras pessoas acham correto, conforme Robert B. Cialdini explica no livro as armas da persuasão.

Não à toa, grandes marcas, empresários, diversos tipos de instituições utilizam da técnica para alcançar um resultado desejado. 

Um dos exemplos mais famosos quando se trata de gatilho mental é o do restaurante lotado. Afinal, se um dia você sair para jantar e encontrar dois restaurantes, um em frente ao outro, onde o primeiro está cheio e com uma fila enorme enquanto o segundo está vazio. Provavelmente, a sua escolha será o restaurante cheio pois “se as pessoas optaram por ele, então deve ser bom”.

Outro exemplo de como a prova social é poderosa é o experimento do psicólogo , Albert Bandura. Bandura e seus colegas mostraram como pessoas que sofrem de fobias podem se livrar desses medos extremos. Nesse estudo ele selecionou algumas crianças de uma escola que sentiam medo de cachorros e as colocou para observar uma outra criança brincando com cães por 20 minutos diariamente.

Ao final de 4 dias, 67% das crianças estavam dispostas a  entrar num cercado com um cachorro e permanecer ali acariciando o animal enquanto todas as outras deixavam a sala. Passado um mês, as crianças não só haviam melhorado como estavam mais dispostas do que nunca a interagir com os cães. 

O consultor de vendas Cavett Robert afirma os trainees de vendas: “Como 95% das pessoas são imitadoras e apenas 5% iniciadoras, elas são mais persuadidas pelas ações dos outros do que por qualquer prova que possamos oferecer.”

A melhor forma de usar a prova social na sua página de vendas é por meio de depoimentos de pessoas que já compraram e você, ou já tiveram acesso ao seu método de ensino contando como foi a experiência e quais resultados alcançaram. Esses depoimentos podem ser em texto ou em vídeos.

Sexta seção da Landing Page: Bônus

Oferecer bônus é uma ótima maneira de impulsionar as vendas do seu curso. Eles geram valor ao seu produto e despertam ainda mais o desejo de compra, considerando que o cliente sente que está ganhando um presente. Existem muitas formas de oferecer um bônus. Uma delas é oferecer um benefício com escassez. Por exemplo, uma oferta exclusiva para os 50 primeiros, ou para quem comprar nas primeiras 24h.

Também existem os bônus que serão entregues a todos aqueles que adquirirem o produto. Esse tipo de bônus serve para resolver uma dor qu o próprio curso gera. Por exemplo: supondo que o seu curso seja uma formação profissional em design gráfico. Você poderia oferecer como bônus um módulo completo sobre prospecção de clientes.

Sétima seção da Landing Page: Garantias

Mais de 68%  dos consumidores sentem medo de fazer compras online e mais da metade sempre busca as avaliações na página antes de realizar a compra, segundo uma pesquisa realizada pelo laboratório especializado em segurança digital da PSafe (dfndr lab).

Todos os dias acontecem milhares de golpes online e é natural que as pessoas sintam receio diante de tantas ofertas. As garantias são uma maneira de trazer segurança ao consumidor de que aquela compra é segura. 

Existem algumas garantias estabelecidas por lei em benefício do consumidor. Uma delas é o direito ao arrependimento em até 7 dias após a entrega, para produtos vendidos online. Use-as ao seu favor na landing page.

Para adicionar avaliações na sua página, conheça o Lily Reviews.

Veja abaixo como criar a seção de garantias na sua landing page:

Além disso, tenha um botão de whatsapp na página onde o seu cliente pode entrar em contato com o atendimento para sanar quaisquer dúvidas. Para isso, veja como fazer a integração com o SAK:

Oitava seção da Landing Page: Falando sobre o especialista

Autoridade é um dos principais gatilhos utilizados para venda, pois ele traz credibilidade. Existem dois tipos de autoridade que podem ser exploradas: conhecimento e resultados.

Autoridade por conhecimento é quando um dentista renomado que estudou nas melhores universidades e ministra palestras faz uma indicação de um determinado creme dental. É bastante provável que as pessoas confiem naquela indicação por se tratar de um grande especialista.

Já na autoridade por resultados, não importa muito as formações que a pessoa possui e sim, o que ela já alcançou com o conhecimento que tem. Por exemplo, um empresário que não tem um diploma universitário mas construiu o zero um negócio que fatura em média 5 milhões de reais mensalmente. Devido a esses resultados, as pessoas desejarão ouvi-lo quando ele falar sobre negócios e o enxergarão como uma autoridade no assunto.

Para transmitir autoridade na sua landing page, ao lado de uma foto, conte uma breve história sobre a sua vida, onde estudou, como alcançou os resultados que tem e como pode ajudar outras pessoas. 

Nona seção da Landing Page: Preço com ancoragem

A ancoragem de preço é uma técnica onde você apresenta valores para estipular um padrão de preço na mente do cliente, para em seguida apresentar um preço mais em conta. É criar a percepção de que um preço é justo a partir de outro.

No livro Previsivelmente irracional, Dan Ariely apresenta a técnica como relatividade e nos mostra o exemplo de uma pesquisa que realizou com dois grupos de alunos:

Um jornal possui 3 opções de plano para assinatura, sendo Jornal Online por R$ 59,00, Jornal Impresso R$ 125 e Online + Impresso por 125. A opção escolhia por 84% dos alunos Online + Impresso, 16% optou pelo Online e 0% pelo Impresso.

A mesma experiência foi feita com outro grupo de alunos, porém foi apresentado apenas o valor a assinatura Online por $59,00 e o Online Impresso por $125. Dessa vez, 68% escolheu receber apenas o jornal Online, enquanto 32% optou pelo online + Impresso.

Isso acontece porque o cliente sempre busca a opção que for mais vantajosa, aquela que traz a sensação de que ele fez um bom negócio.

Para apresentar ancoragem e preço em um curso online, uma das técnicas mais utilizadas é o empilhamento de entregáveis com o preço que cada um valeria ao lado, caso fossem vendidos individualmente. Dessa forma, o preço oferecido parece mais vantajoso.

Décima seção da Landing Page: Perguntas frequentes

Na última dobra da página coloque a sessão de principais dúvidas do cliente. O objetivo dessa seção da página é responder as perguntas que são mais frequentes e quebrar as últimas objeções do cliente. 

Entre elas, são frequentes:

  • Qual a forma de pagamento?
  • Quanto tempo terei de acesso?
  • E se eu não gostar do curso?
  • Como acessar a plataforma?

Responda todas essas perguntas e quais outras forem mais frequentes no seu nicho e mantenha um botão para o whatsapp à disposição do cliente.

Essas foram as dicas para escrever uma Landing Page e alta conversão para cursos. Continue acompanhando o blog para saber mais sobre empreendedorismo online.