Live shopping é uma das novas tendências para o e-commerce em 2023. A prática já existe há alguns anos mas após a pandemia do coronavírus vem ganhando cada vez mais força no comércio eletrônico.
Uma live shopping é capaz de atrair novos clientes para a loja virtual, aumentar o engajamento dos clientes com a marca e aumentar o faturamento do negócio. Grandes marcas já estão aderindo à tendência e, ao que tudo indica, a prática será cada vez mais comum.
Se você é dono de uma loja virtual e quer saber como aproveitar a tendência para aumentar o valor da sua loja e alcançar mais clientes continue a leitura.
O que é Live Shopping para e-commerce
Live Shopping é quando um e-commerce faz a divulgação e venda de produtos da loja em tempo real por meio de uma transmissão ao vivo nas redes sociais. A live normalmente acontece no Instagram, Facebook ou Youtube.
Esse tipo de evento iniciou na China em 2014 e se popularizou em 2017. Em 2018, o Taobao, do grupo Alibaba, criou uma plataforma exclusiva para live streaming No primeiro ano, o serviço gerou RMB 100 bilhões em vendas (equivalente a R$84 bilhões).
Com a pandemia, marcas do mundo inteiro passaram a adotar a estratégia devido ao isolamento social, para não perder suas vendas já que o consumidor estava impedido de ir presencialmente até as lojas.
Durante a transmissão os consumidores têm a oportunidade de interagir diretamente com os lojistas ou influenciadores que estão apresentando o evento, esclarecer dúvidas, participar de sorteios e promoções e muito mais.
Por que fazer Live Shopping para o seu e-commerce
De acordo com os dados da Research and Market, a previsão é que as lives shopping atinjam um faturamento de U$600 bilhões (seiscentos bilhões de dólares) em todo o mundo até 2027.
Grandes marcas já aderiram às lives shopping como estratégia de marketing. Em janeiro de 2022 a Magazine Luiza incluiu pela primeira vez a Live Shopping em sua Liquidação Fantástica. O evento tem transmissão ao vivo desde 2014, mas essa foi a primeira vez que os consumidores puderam comprar os produtos diretamente das redes sociais.
As lojas Americanas também aderiram às lives shopping para impulsionar as vendas no Show da Black Friday com a participação de diversos influenciadores na transmissão.
No ano de 2020 a loja fez uma transmissão no YouTube que durou 4 horas com a apresentação do youtuber Felipe Neto. O evento conseguiu audiência de 5,5 milhões de espectadores atingindo o pico de 367 mil acessos simultâneos. Os produtos anunciados tiveram 10 vezes mais buscas e um aumento de 7 vezes na conversão, segundo os dados do Think With Google.
A vantagem desse tipo de evento é que ele aumenta a proximidade do consumidor com a loja virtual, humanizando o processo de compra e venda.
Como fazer uma live shopping para e-commerce
Para fazer uma live shopping para e-commerce que traga resultados para a sua loja, não basta apenas iniciar uma transmissão nas redes sociais e mostrar alguns produtos. É preciso planejar todo o processo do início ao fim, e é isso que você vai ver a seguir.
Planeje a sua live shopping com antecedência
Antes de fazer a sua live shopping faça um planejamento completo de como o evento vai acontecer com alguns dias ou semanas antes da transmissão. As transmissões podem acontecer tanto para divulgar o lançamento de um produto novo, quanto para fazer promoções para os clientes ou aumentar o engajamento do consumidor com a loja, etc.
Para que ocorra tudo bem e não surja nenhum imprevisto que possa atrapalhar o evento, estabeleça quais produtos serão mostrados na live, qual a dinâmica do evento e teste os equipamentos e plataforma para garantir que tudo está funcionando.
Divulgação da live shopping
Uma live shopping para e-commerce que traz resultados precisa ter audiência, mas principalmente, uma audiência de potenciais clientes.
A divulgação da live shopping é o momento ideal de gerar interesse e atrair o público-alvo. Portanto, separe alguns dias antes do evento (algo em torno de uma semana ou cinco dias) para anunciar o evento.
Algumas formas de divulgar a transmissão são:
- Posts nas redes sociais;
- Stories avisando sobre a live shopping e mostrando os bastidores para gerar conexão com a audiência;
- Banners chamativos no site;
- Mensagens personalizadas automáticas no WhatsApp com o SAK;
- E-mail Marketing.
Faça um roteiro para a transmissão ao vivo
Muitas lojas virtuais já perceberam a importância de fazer lives nas redes sociais para divulgar seus produtos. Entretanto, grande parte delas cometem o erro de não ter um roteiro definido.
Alguns lojistas simplesmente abrem uma live no instagram e mostram o produto sem qualquer interação com a audiência. Esse tipo de live não gera desejo pela mercadoria e nem vontade de acompanhar a live. Poucos segundos após entrar no transmissão o consumidor a abandona pois não tem nada de interessante ali e, consequentemente, a loja virtual não tem resultados.
Portanto, defina qual será a dinâmica da live shopping e faça um roteiro com começo, meio e fim de forma que o evento seja interessante de acompanhar. Algumas dicas para criar um roteiro para a transmissão:
- Defina o objetivo da live;
- Defina um tema para a live;
- Separe os acontecimentos em tópicos (falar sobre a marca, mostrar o produto e quais as vantagens, responder perguntas, falar da promoção);
- Divida o conteúdo com começo, meio e fim;
- Interaja com a audiência e seja simpático;
- Encerre com um agradecimento pela participação.
Convide influenciadores para apresentar a live shopping
Antes de divulgar produtos e fazer ofertas, a live shopping deve entreter o público. Influenciadores digitais são pessoas que naturalmente atraem o interesse da audiência, além de já serem um fator importante na decisão de compra.
Devido à prática que já possuem em frente às câmeras, influenciadores digitais são capazes de prender a atenção da audiência sem cansá-los ou deixar o evento entediante. Além disso, parte da audiência provavelmente já tem interesse em ouvir o influenciador falar. Para quem está apenas nos bastidores, pode ser um tanto desgastante.
Para encontrar influenciadores para fazer uma parceria, conheça o aplicativo OVNI.
Ofereça promoções e benefícios exclusivos
O consumidor deve enxergar algum benefício em acompanhar a live shopping, portanto, faça promoções e ofereça benefícios exclusivos para quem estiver ao vivo como cupons de desconto, frete grátis, alguma promoção especial, sorteio de prêmios, etc.
Isso vai aumentar o engajamento e fluxo de compras na sua loja virtual. Para não sair no prejuízo, planeje com antecedência como os descontos e promoções serão aplicados.
Essa é uma excelente oportunidade para atrair e fidelizar novos clientes para o seu e-commerce.
Lembre-se de usar gatilhos de escassez e urgência para incentivar o cliente a agir o mais rápido possível e comprar o produto. Estratégias como oferecer cupons de desconto somente durante a live shopping, frete grátis para quem comprar até horário x e limite de estoque são válidas. Mas é importante que sejam verdadeiras e não somente um gatilho mental.