Para muitos, o artesanato é um hobby. Criar peças artesanais estimula a criatividade, alivia o estresse e a ansiedade e pode ser uma tarefa um tanto prazerosa para quem possui as habilidades e aptidão para artes manuais. Contudo, o artesanato vem se mostrando uma ótima opção para negócios online.

Milhões de brasileiros vivem do artesanato e o segmento vem mostrando um crescimento nos últimos anos.

Um estudo que analisa o impacto da pandemia em pequenos negócios mostrou que 95% dos artesãos já estão se adaptando às vendas online. Antes da pandemia esse era um dos segmentos que mais apresentava resistências às mídias sociais. Nesse artigo vamos falar sobre como começar a vender peças de artesanato online.

Abrir uma loja virtual de artesanato vale a pena?

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 67% dos municípios no país têm o artesanato presente na economia, é um mercado que movimenta R$ 50 bilhões de reais anualmente no Brasil e é a fonte de sustento de mais de 10 milhões de brasileiros. É uma atividade econômica extremamente importante para a economia do Brasil.

Em outubro de 2021,  o Ministério da Economia e a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) assinaram um acordo com o objetivo de tornar o artesanato brasileiro conhecido por todo o mundo e realizar ações para atrair parceiros internacionais na participação de feiras de artesanato brasileiras.

Segundo o Ministério da Economia, os países da Europa são importantes compradores de produtos do artesanato brasileiro, sobretudo artigos de decoração e têxteis.

O acordo também anunciou a Trilha do Artesão Brasileiro, iniciativa que oferece capacitação gratuita para incentivar artesãos e empreendedores a se desenvolverem tecnologicamente e aumentarem seu faturamento.

Isso significa que esse é um mercado que já está em expansão no país e que deve crescer ainda mais nos próximos anos. 

Com a possibilidade de divulgação online, um artesão tem a possibilidade de vender suas peças para pessoas de qualquer lugar do mundo.

Tipos de artesanato mais vendidos no Brasil

Existem muitos tipos de artesanato, cada um com suas próprias características. Se você ainda não é uma artesã mas pretende ingressar nesse mercado promissor, pode escolher entre as modalidades que possuem maior demanda e estão de acordo com as suas habilidades.

Crochê e tricô

O crochê e o tricô são modalidades de artesanato que nunca saem de moda. As possibilidades para quem escolhe trabalhar com essas matérias primas são muitas.

É possível criar desde itens de decoração até peças de roupas. Uma modalidade de crochê que vem ganhando espaço nos últimos anos é o chamado crochê moderno ou crochê com fio de malha.

Diferente do crochê tradicional, esse tipo de artesanato é produzido com tecido de malha e tem um aspecto bastante volumoso. As peças desse tipo de crochê costumam ser bastante estruturadas e um dos nichos mais comuns é a criação de bolsas e cestos.

Cosméticos

Ao longo das últimas décadas a população vem buscando formas de consumo mais conscientes, menos agressivas ao meio ambiente, aos animais e até mesmo à nossa saúde.

Por isso, a procura por produtos naturais, sem resquício de crueldade ou poluição está aumentando. Essa é uma boa oportunidade para artesãos que produzem itens de beleza e higiene como sabonetes e loções para o corpo. 

Caso decida apostar nessa modalidade, se atente a todos os cuidados necessários para a produção e armazenamento desses produtos para evitar quaisquer problemas.

Velas aromáticas

As velas aromáticas estão conquistando cada vez mais espaço no mercado de artesanato. Os diferentes aromas proporcionam sensações como relaxamento e concentração. Uma jovem brasileira que iniciou no ramo em 2020 conseguiu atingir um faturamento de até R$ 60 mil reais mensais com as velas.

Biscuit

O Biscuit é outro tipo de artesanato clássico no Brasil. A massa do Biscuit pode ser comprada pronta ou produzida pelo próprio artesão. 

Esse é um tipo de artesanato barato de produzir e com uma grande variedade de opções. São comuns peças para lembrancinhas, enfeites, imãs de geladeira, etc. As diversas opções tornam o artefato próprio para venda para diversos públicos e em diversas épocas do ano.

Nesse artigo você vê como produzir o biscuit e quais os tipos de peças você pode fazer.

Peças em feltro

O feltro é um tipo de tecido muito versátil usado no artesanato. Com esse material é possível criar diversas peças diferentes como artigos infantis, capinha de celular, porta copos, enfeites, etc.

Como criar uma loja virtual de artesanato

Comece pelas redes sociais

Montar uma loja virtual de artesanato é uma excelente forma de vender as suas peças para pessoas de qualquer lugar do mundo, a qualquer momento do dia. Mas para um negócio online funcionar é preciso uma estrutura mínima no site, o que pode ser bastante trabalhoso para quem está começando.

Por isso, antes de montar um e-commerce, comece divulgando o seu artesanato em um perfil nas redes sociais como Facebook ou Instagram para criar uma base de clientes. Estar nessas plataformas aumentará as suas possibilidades de ter o seu trabalho visto.

Também existem alguns marketplaces especializados em artesanato. Essa é outra possibilidade de começar a divulgar as suas peças na internet em um espaço onde já existe um público de interesse. 

Faça boas fotos das suas peças

As fotos são uma das partes mais importantes quando falamos de venda online. Isso porque é por meio delas que o possível cliente consegue julgar a qualidade do produto que está sendo ofertado.

Na internet, o cliente não tem a possibilidade de tocar o item antes de comprar, mas passar segurança é fundamental para realizar a venda, principalmente se tratando de um produto artesanal. Além disso, boas fotos são capazes de gerar desejo no possível cliente. Por isso, não negligencie as fotos do seu produto. A seguir veja algumas dicas para tirar boas fotos do artesanato.

Use as linhas de referência da câmera

As linhas de referência criam uma divisão de nove quadradinhos na tela. O ponto onde essas linhas se cruzam representa o ponto focal da fotografia, isto é, onde o objeto principal deve estar posicionado para criar uma imagem mais agradável. 

Use uma boa iluminação

A iluminação é essencial na qualidade das fotos. Quanto melhor for a iluminação da fotografia, menos ajustes serão necessários. 

A iluminação mais indicada para bos fotos é a luz natural, mas se não for possível, use uma luz contínua branca para clarear o ambiente. De preferência, não use flash nas fotos. 

O flash pode causar um efeito visual não muito agradável na imagem, como manchas e reflexos indesejados causando um aspecto amador para as fotos. 

Monte cenários para as fotos

Montar cenários para a peça de artesanato vai deixar a sua foto mais interessante e você pode adicionar a sua própria identidade na imagem, reforçando a marca.

Mas não exagere nos elementos. A peça que está à venda deve ser o elemento em destaque e qualquer coisa que esteja em volta está apenas complementando a imagem. Para criar cenários bonitos, use artigos do próprio artesanato na imagem.

Tenha um excelente atendimento

O atendimento ao cliente é um ponto-chave no sucesso do seu negócio online. Não é mais segredo para ninguém que os consumidores prezam pela boa experiência nos momentos de compra.

Em um mundo cada vez mais digitalizado, as fronteiras não são mais um problema. Se um estabelecimento não suprir as expectativas do cliente, ele pode simplesmente trocar por outro. Na maioria das vezes, não importa a distância.

Por isso, quem tem um negócio online deve estar atento ao atendimento ao cliente. Segundo o anuário CX Trends 2022, realizado pela empresa de atendimento ao cliente Octadesk em parceria com a companhia de pesquisa de mercado Opinion Box, 62% dos consumidores desistiram de fazer uma compra em 2021 por conta de uma experiência ruim.

Já uma  uma pesquisa da Accenture, mostrou que 66% dos clientes desistem de compras por conta de um atendimento ruim. Isso mostra que não priorizar o atendimento é escolher perder clientes. 

Outro fator importante é que, enquanto um cliente satisfeito divulga o seu estabelecimento para aproximadamente 11 pessoas, um cliente insatisfeito compartilha a experiência ruim com 15 pessoas.

Portanto, não importa se você tem 1 ou 100 clientes. Ter um excelente atendimento não é mais um diferencial e sim obrigação de qualquer negócio, seja online ou não. 

Como montar um e-commerce de artesanato

Conforme o seu número de clientes for se expandindo, criar uma loja virtual vai deixar o seu negócio mais profissional e aumentar a possibilidade de escala.

Para isso, existem muitas plataformas de e-commerce disponíveis para você hospedar a sua loja virtual, como a Nuvemshop.

Para criar uma conta é bastante simples e você pode começar a sua loja virtual de artesanato com um plano gratuito. A Nuvemshop oferece mais de 25 modelos de layouts para lojas online gratuitos que podem ser personalizados de acordo com o branding da sua loja virtual. 

Depois de criar a sua loja virtual de artesanato em uma plataforma, cadastre os produtos do seu catálogo.

Quais integrações não podem faltar na sua loja virtual de artesanato

A vantagem de possuir uma loja virtual em uma plataforma de e-commerce é que você tem a possibilidade de fazer diversas integrações que complementam os serviços da sua loja online.

SAK

O SAK é o aplicativo ideal para você oferecer um atendimento completo na sua loja virtual de artesanato.

Com o aplicativo você consegue recuperar carrinhos abandonados, avisar os clientes que está próximo da data de vencimento do boleto, fazer ações de pós-venda, além de gerenciar uma equipe inteira de suporte com apenas um número de celular. O aplicativo também cria formulários de leads e pop ups.

Lily Reviews

Quando a sua loja virtual atinge um novo cliente que ainda não conhece os seus serviços e não sabe se a sua loja é confiável, as avaliações são determinantes para ele decidir pela compra.

As avaliações servem como um atestado de que outras pessoas que já compraram ficaram satisfeitas com o serviço, que receberam o produto em bom estado, dentro do prazo, etc.

Mais da metade dos consumidores deixam de comprar em uma loja virtual que não possui nenhuma avaliação na página, por isso, invista nas reviews o quanto antes.

O Lily Reviews é o aplicativo de avaliações, perguntas e respostas da Empreender. Com ele você consegue disponibilizar espaço para avaliações dos seus clientes, importar avaliações de outros sites e responder perguntas dos consumidores em público.

Rastreio.net

O Rastreio.net é um aplicativo que faz o rastreio dos pedidos e envia mensagens automáticas para os consumidores por meio do Whatsapp, SMS e e-mail. 

Com ele você tem acesso a situação de todos os seus pedidos, como pagos, não pagos, atrasados. Além disso, dentro do aplicativo você tem acesso às melhores transportadoras para fazer o envio. O cliente também consegue acompanhar o status da encomenda.

Frete Hero

O Frete Hero é um aplicativo que foi pensado para lojas virtuais com produtos artesanais e de impressão sob demanda.

Normalmente, produtos artesanais precisam de alguns dias a mais para serem entregues devido a seu processo de produção. Entretanto, as plataformas de lojas virtuais, via de regra, não oferecem a possibilidade de adicionar alguns dias ao prazo de entrega.

O resultado disso é que o produto é entregue alguns dias depois do esperado pelo consumidor, o que causa frustração e é bastante prejudicial para a experiência do cliente com a sua loja.

Com o Frete Hero você consegue incluir quantos dias a mais forem necessários na plataforma da sua loja virtual de artesanato e o cliente vai ter acesso ao frete real, evitando atrasos e frustrações.

É possível fazer dropshipping de produtos artesanais?

Dropshipping é a modalidade de vendas online onde o lojista não possui estoque mas vende os produtos de um fornecedor. Nesse modelo de negócio, o lojista é responsável pela divulgação dos produtos e o fornecedor encaminha a entrega para o cliente.

É possível criar um e-commerce inteiro de dropshipping ou vender produtos avulsos por meio de uma Landing Page, por exemplo. O negócio ainda não é totalmente consolidado no país, portanto não existem muitas opções de fornecedores nacionais.

Contudo, é um excelente negócio para quem deseja começar a empreender online. Sim, é possível fazer dropshipping de produtos artesanais. 

Encontrar artesãos não é uma tarefa difícil. Como dissemos anteriormente, o artesanato é a fonte de sustento de mais de 10 milhões de brasileiros. Porém, muitos desses artesãos provavelmente ainda não conhecem o dropshipping e portanto não são fornecedores.

Uma possibilidade para quem deseja fazer dropshipping de artesanato é entrar em contato com alguns desses artesãos e mostrar a possibilidade de aumentar o faturamento mensal e a base de clientes por meio das vendas na internet.

A outra forma é procurar fornecedores que já possuem os produtos artesanais em seu acervo.

De qualquer forma, o artesanato é um mercado bastante promissor e excelente para quem quer vender online. É versátil e existe a possibilidade de atender diversos nichos muito lucrativos em qualquer época do ano.