Mapear o perfil dos clientes da loja virtual é o processo estratégico que consiste na coleta e análise de dados referentes ao comportamento dos consumidores na loja. Por meio dessa estratégia é possível ter informações muito relevantes sobre como atender o seu público da melhor forma possível.

Nesse artigo você vai entender o que é o perfil do cliente, por que você deve mapear o comportamento dos seus leads e clientes e como fazer esse mapeamento. Boa leitura!

O que é o perfil do cliente?

O perfil do cliente é uma representação fictícia do seu cliente ideal. Ele é criado a partir da coleta e análise de dados sobre o seu público-alvo. O perfil do cliente deve incluir informações sobre as características demográficas, psicográficas e comportamentais do seu público-alvo.

As características demográficas incluem informações como idade, sexo, localização, renda, escolaridade e ocupação. As psicográficas incluem informações sobre os interesses, valores, motivações e atitudes do seu público-alvo. As características comportamentais incluem informações sobre o comportamento de compra e uso do seu produto ou serviço.

O perfil do cliente é uma ferramenta essencial para a elaboração de estratégias de marketing e vendas. Ele ajuda você a entender melhor as necessidades e desejos do seu público-alvo, para que você possa desenvolver ações mais eficazes.

Por que mapear o perfil dos clientes na loja virtual

Desenvolver produtos e serviços mais alinhados às necessidades do seu público-alvo

Quando você mapeia o comportamento dos seus clientes passa a ter informações relevantes a respeito das suas necessidades e desejos.

Mapeando o perfil do cliente é possível saber quais produtos possuem mais demanda, quais serviços são mais requisitados, etc 

Criar conteúdo de marketing mais relevante

Mapeando o perfil do cliente da sua loja virtual é possível criar campanhas de marketing mais relevantes. 

Conhecendo suas dores e necessidades é possível criar campanhas mais acertadas. E isso não inclui apenas o uso de anúncios mais chamativos, mas também ações que de fato sejam relevantes.Por exemplo, a distribuição de um materiais ricos, produção de conteúdo mais eficiente, etc.

Segmentar campanhas de marketing e vendas de forma eficaz

A segmentação de públicos consiste em separar a base total de leads e clientes em pequenos grupos, conforme as características de cada um. Isso permite que você crie campanhas mais eficazes, pois você pode direcionar sua comunicação às pessoas que têm mais probabilidade de se interessar pela mensagem.

Por exemplo, em uma base de contatos você adiciona somente as pessoas que visitaram a loja virtual mas não demonstraram interesse em comprar nenhum produto. 

Essa visita prévia mostra que essas pessoas possuem algum tipo de interesse no nicho, mas estão nas fases de topo e meio de funil. Nesse estágio, crie ações direcionadas para levá-los ao fundo do funil de vendas.

Em outra base, você pode adicionar as pessoas que compraram uma vez e não voltaram mais durante um período determinado. Nesse caso, é possível criar campanhas para incentivar a recompra.

Os tipos mais comuns de segmentação de campanhas incluem:

  • Segmentação demográfica: Esta é a segmentação com base em características demográficas, como idade, sexo, localização, renda e escolaridade;
  • Segmentação psicográfica: Esta é a segmentação com base em características psicográficas, como interesses, valores, motivações e atitudes,
  • Segmentação comportamental: Esta é a segmentação com base no comportamento de compra e uso do seu produto ou serviço.

Melhorar a experiência do cliente

Quando uma loja virtual mapeia o perfil dos clientes ela passa a oferecer uma experiência de compra muito melhor, pois a partir das informações coletadas é possível personalizar a experiência do cliente.

Dessa forma, as recomendações de produtos, campanhas de divulgação, ofertas cross e upsell serão todas feitas a partir das preferências dos clientes, tornando a comunicação muito mais agradável e pouco invasiva.

Leia também: Como aplicar estratégias de cross selling e upselling no e-commerce

Aumentar as vendas

Conhecer o comportamento do seu público-alvo e criar estratégias de marketing e vendas mais direcionadas e eficazes, naturalmente pode levar a um aumento nas vendas.

Isso porque os consumidores vão encontrar na sua loja virtual exatamente aquilo que precisam, não sendo necessário buscar suprir suas necessidades em outros lugares.

Como mapear o perfil do cliente

Mapear o perfil do cliente é o processo de reunir informações sobre seus clientes potenciais e existentes para entender melhor suas necessidades e desejos. Faça o mapeamento do perfil dos clientes com pesquisas, análises de dados e observação do comportamento do cliente.

Aqui estão algumas dicas para mapear o perfil do cliente:

Defina seu público-alvo 

O público-alvo representa as pessoas que você deseja atingir com as campanhas de marketing e vendas e atrair para sua loja virtual. 

Tendo o público-alvo em mente é possível criar campanhas direcionadas para essas pessoas. Quais são as características demográficas, psicográficas e comportamentais das pessoas que você deseja atingir?

Colete dados

Coletar e analisar os dados dos clientes e potenciais clientes que passam pelo sua loja é uma forma de saber se a sua comunicação está atraindo as pessoas certas.

Comece coletando dados relevantes dos clientes, como idade, gênero, localização, histórico de compras e preferências de produtos. Você pode obtê-los por meio de formulários de cadastro, análise de vendas passadas e até mesmo pesquisas de satisfação.

Analise o histórico de compras

Analise o histórico de compras para identificar padrões. Isso inclui frequência de compra, categorias de produtos preferidas e valores médios de compra. Esses dados revelam o comportamento de compra dos clientes.

Saiba o que seus clientes gostam. Isso pode ser determinado a partir de produtos comprados, páginas visualizadas, cliques em newsletters e interações nas redes sociais.

Peça a opinião dos clientes após a compra

O feedback dos clientes sobre a experiência de compra é uma etapa fundamental para a loja virtual identificar possíveis pontos de melhoria, além de ter clareza do que está funcionando bem.

Em alguns casos, os clientes avaliam a loja virtual e os produtos espontaneamente após receberem a encomenda, mas não é sempre que isso acontece. Por isso, peça a opinião dos clientes sempre que uma compra for efetuada.

Esses feedbacks podem ser coletados por meio de ações de pós-vendas, avaliações de produtos, pesquisas de satisfação, etc.

Saiba mais: 3 formas de pedir avaliações dos clientes

Teste e faça adaptações

O perfil dos clientes pode evoluir com o tempo. Continue coletando dados e atualizando suas personas para se manter relevante no

Com o perfil do cliente em mãos, personalize suas mensagens de marketing e ofertas. Isso aumentará a relevância e eficácia das suas campanhas.

Esteja disposto a experimentar diferentes abordagens com base no seu conhecimento do perfil do cliente. Analise os resultados e ajuste sua estratégia conforme necessário.

Seguindo essas recomendações a loja virtual terá informações valiosas sobre os clientes e poderá colher muito mais resultados. Para mais dicas de e-commerce e dropshipping, continue acompanhando o blog.