Mesmo com todas as ferramentas e tecnologias à disposição, nem sempre as campanhas de marketing trazem os resultados esperados. O que fazer quando o marketing parece não funcionar? Este é um dilema comum enfrentado por muitos empreendedores digitais e lojistas online.

A democratização do marketing digital tem permitido que empresas de todos os tamanhos, desde a padaria local até grandes corporações, criem e implementem estratégias de marketing com mais facilidade do que nunca. 

No entanto, mesmo com a acessibilidade e a variedade de ferramentas disponíveis, às vezes as campanhas não atingem seus objetivos desejados. Identificar as causas e aprender a ajustar o curso é vital para qualquer negócio que deseja prosperar no ambiente digital competitivo de hoje.

Neste artigo, exploraremos os possíveis motivos pelos quais as estratégias de marketing podem falhar e ofereceremos insights práticos sobre como reavaliar e redirecionar suas campanhas para melhor atender às expectativas e necessidades de seus clientes

Possíveis motivos para a estratégia de marketing não dar certo

Fato é que o marketing digital democratizou muito a forma de fazer marketing para qualquer empresa. 

Hoje em dia, não é necessário contratar grandes equipes, comprar mídias impressas e externas para divulgar seus produtos e serviços.

As ferramentas disponíveis no mercado permitem que até mesmo a padaria de um bairro simples crie campanhas publicitárias completas e persuasivas. Além disso, essas ferramentas permitem a análise e mensuração de resultados.

Mas mesmo com todas as facilidades disponíveis, em alguns casos a campanha pode não sair como o esperado.

Existem diversas razões do porque isso acontece. Vamos ver a seguir alguns dos possíveis erros que podem estar sendo cometidos e o que fazer para recuperar as vendas.

Mensagem desalinhada com o público

Entender o público-alvo é essencial para qualquer comunicação que você faça na sua loja virtual.

É preciso entender quais problemas e desejos e como o seu produto ajuda a resolver. Isso é válido mesmo para produtos mais simples e corriqueiros.

Um dos principais motivos que faz alguém deixar de comprar um produto é não enxergar valor suficiente na oferta. Por isso, é importante listar todos os benefícios do produto e usar a seu favor.

Esses benefícios devem ser reforçados nos anúncios, nos e-mails, nas landing pages e até mesmo nas descrições dos produtos.

Ofertas que não chamam atenção

Com tantos estímulos recebidos diariamente, o cérebro humano já está programado para ignorar anúncios. Isso porque ele precisa priorizar o que é importante e o que pode ser ignorado. Os anúncios são frequentemente considerados irrelevantes ou não importantes, e por isso são facilmente ignorados.

Isso torna a vida de lojistas e empreendedores digitais um pouco mais difícil. O mercado digital já é muito concorrido e todos estão competindo por atenção. Com essa barreira do consumidor, é preciso buscar formas de se diferenciar.

Por isso, ao criar anúncios seja simples mas saia do convencional. Não use as mesmas mensagens que todos estão usando. 

O foco não está no cliente

Muitas marcas investem milhares de reais em marketing, mas cometem um erro crasso: o foco da mensagem é o produto/empresa ao invés do cliente.

É muito comum que algumas marcas foquem em listar as características do produto ou façam auto elogios exageradamente, esquecendo de mencionar como aquele produto vai ser útil para o cliente.

Mas a verdade é que o cliente se importa pouco (ou quase nada) com a marca. Uma pessoa que compra um tênis esportivo deseja treinar com mais conforto e qualidade. Uma pessoa que compra utensílios domésticos está em busca de mais praticidade no dia a dia, etc.

Liste todas as formas que o seu produto torna a vida do cliente mais fácil, ou aumenta seu status social e foque em destacar esses pontos. Deixe a menção das qualidades da marca para as campanhas de Branding.

O que fazer para recuperar

Criar uma campanha de marketing que não traz os resultados esperados pode ser decepcionante, mas não é o fim do mundo. Sempre é possível dar alguns passos para trás e reajustar a rota.

Neste tópico, trouxemos algumas dicas de como recuperar as vendas após uma campanha mal sucedida.

Reavaliar e redefinir o público-alvo

Se a sua mensagem não surtiu efeito, é hora de reavaliar o público-alvo. Utilize dados demográficos (idade, gênero, localização, etc.) e psicográficos (interesses, valores, estilos de vida) para entender melhor quem é seu público. 

Ferramentas de análise de redes sociais e dados de site podem ser particularmente úteis aqui.

Fique atento às tendências emergentes e aos comportamentos de compra dentro de seu nicho de mercado. Isso pode envolver a análise de tendências de pesquisa, monitoramento de fóruns e redes sociais, e o estudo de relatórios do setor.

Divida seu público em segmentos mais específicos para permitir uma abordagem mais direcionada e personalizada. Por exemplo, uma loja online de roupas pode segmentar seu público por faixa etária, estilo de vida ou preferências de moda.

Aprimorar a comunicação visual e textual

Para fazer boas vendas a sua loja virtual precisa ser atraente para o público. Ter uma comunicação visual e textual que se conecta com a audiência é muito importante.

Algumas dicas para criar ofertas mais envolventes são:

Uso de Elementos Visuais Impactantes: Imagens, vídeos e infográficos de alta qualidade podem aumentar significativamente a atratividade de suas mensagens. Elementos visuais atraentes são mais propensos a serem notados e compartilhados.

Histórias e Narrativas: Conteúdos que contam uma história ou que têm uma narrativa cativante podem ser extremamente eficazes. Histórias geram emoção e mantêm o público engajado.

Uso de Elementos Visuais Impactantes: Imagens, vídeos e infográficos de alta qualidade podem aumentar significativamente a atratividade de suas mensagens. Elementos visuais atraentes são mais propensos a serem notados e compartilhados.

Histórias e Narrativas: Conteúdos que contam uma história ou que têm uma narrativa cativante podem ser extremamente eficazes. Histórias geram emoção e mantêm o público engajado.

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Foco em experiência do cliente

A experiência do cliente diz respeito a todo contato que o cliente terá com a sua marca durante toda a Jornada do Cliente. Uma boa experiência o cliente pode transformar ele em um fã defensor que irá promover a sua marca, enquanto uma experiência ruim pode te fazer perder o cliente e ficar mal visto.

Segundo dados da CX Trends 2021, 50% dos clientes afirmam que trocariam uma empresa pelo concorrente após uma única experiência ruim, enquanto 80% deixariam a empresa após algumas experiências ruins.

Alguns dos principais motivos de insatisfação dos clientes são:

  • Dificuldade no processo de compra;
  • Atendimento ineficaz do suporte;
  • Falta de comunicação;
  • Ignorar os feedbacks;
  • Atraso nas entregas;
  • Qualidade inferior às expectativas do cliente.

Investir na experiência do cliente deve ser uma prioridade para qualquer lojista, não importa o tamanho do seu negócio. Uma das melhores formas de saber como entregar uma boa experiência é ouvindo a opinião dos próprios clientes.

Por isso, não hesite em pedir avaliações para os clientes, ainda que eles estejam frustrados.

Saiba mais: Use as avaliações na personalização da experiência do cliente

Nem sempre empreender vai ser simples, muitas vezes o lojista vai se deparar com situações onde é preciso reajustar a rota. Com as dicas deste artigo, você pode otimizar as suas campanhas de marketing e melhorar seus resultados.

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