O Mobile Marketing consiste na estratégia de usar funcionalidades próprias dos dispositivos móveis, como celulares e tablets, nas campanhas de divulgação do e-commerce.

Os aparelhos celulares já são a principal forma que os consumidores usam para fazer compras online. Além disso, as pessoas passam a maior parte do tempo com os aparelhos em mãos.

Pensar estratégias próprias para esses dispositivos é fundamental para proporcionar uma experiência mais agradável aos consumidores e, consequentemente, aumentar as taxas de conversão.

Nesse artigo você vai ver o que é Mobile Marketing, porque usar essa estratégia no e-commerce e quatro formas de aplicar o mobile marketing na loja virtual. Vamos lá?

O que significa Mobile Marketing

Mobile Marketing é uma estratégia de marketing que utiliza funcionalidades próprias dos smartphones para fazer campanhas. 

O Mobile Marketing funciona utilizando todos os canais disponíveis nos smartphones, como SMS, MMS, notificações push, aplicativos, conteúdos para web em plataformas móveis, leituras de QR Code, etc.

Para usar a estratégia, é essencial criar páginas responsivas e otimizadas para para aparelhos móveis, pois isso proporciona uma experiência muito mais agradável para o usuário. 

Por que usar Mobile Marketing no e-commerce

Dispositivos móveis são a principal ferramenta usada em compras online

Trata-se de uma estratégia essencial para ser aplicada no e-commerce. Isso porque, segundo um estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil),  86% dos consumidores efetuaram pelo menos uma compra em lojas online no último ano. 

Além disso, a pesquisa mostrou que os smartphones foram a ferramenta mais utilizada por quase 70% dos entrevistados.

É importante mencionar também que 56% de todas as pesquisas realizadas no Google ocorrem por um dispositivo móvel e  58% dos internautas brasileiros acessam a web exclusivamente pelo celular.

Maior engajamento dos usuários

Os usuários de dispositivos móveis são mais propensos a interagir com o conteúdo relevante e envolvente que os usuários de desktop. Isso torna o Mobile marketing uma estratégia bastante eficaz para conduzir as ações dos potenciais clientes, aumentar os níveis de consciência e gerar mais leads.

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Formas de usar o Mobile Marketing no E-commerce

SMS Marketing

O SMS Marketing é uma das primeiras estratégias de mobile marketing implementada pelas marcas e também é uma das mais eficazes.

Enviar mensagens SMS é útil para enviar lembretes aos clientes, avisar sobre as datas de pagamento próximas, informar o cliente sobre o status dos pedidos, novidades da loja e muito mais.

As mensagens enviadas por SMS costumam ser rápidas e objetivas, possuindo um chamada para ação para aprofundar o assunto.

Umas das principais vantagens dessa estratégia é que as mensagens de SMS possuem uma das maiores taxas de abertura do mercado, podendo chegar a 98%. O e-mail marketing, e comparação, pode chegar até 20% de taxas de abertura.

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Leitura de QR Code

Um código QR (Quick Response Code) é um código de barras bidimensional que pode ser escaneado por um dispositivo com câmera para acessar informações. São frequentemente usados para armazenar informações como URLs, números de telefone, endereços de e-mail e texto.

Uma das formas de usar o QR Code como estratégia de marketing  no e-commerce é inserindo o código nas embalagens do produto e disponibilizando algum bônus aos clientes.

Essa estratégia contém o elemento surpresa que proporciona uma experiência muito agradável para o cliente. Outras formas de usar o QR Code inclui a disponibilização de materiais digitais, redirecionamento para uma landing page exclusiva para clientes com ofertas especiais, etc.

Notificações push

Notificações push são mensagens rápidas e curtas enviadas ao usuário pela barra de notificações do smartphone, ainda que o app de origem não esteja aberto. São uma forma eficaz de chamar a atenção do usuário.

Elas são bastante utilizadas para fornecer informações em tempo real, atualizações, lembretes ou chamadas para ação, como o convite para participar de uma promoção.

Algumas formas de usar as notificações push incluem:

  • informar sobre um produto novo de interesse do usuário;
  • divulgar cupons de desconto exclusivos;
  • atualizações dos status dos pedidos;
  • lembretes de promoções ou pagamentos.

A estratégia é muito utilizada por marcas como iFood e Mercado Livre.

Realidade aumentada

A realidade aumentada é uma tecnologia que permite que os usuários visualizem graficamente como os objetos vão interagir com o ambiente físico. Com essa tecnologia, os clientes podem testar colocar objetos em cima da mesa, experimentar acessórios, pendurar quadros na parede, etc.

Trata-se de uma das grandes tendências do e-commerce, pois proporciona uma experiência de compras virtual mais parecida com a experiência física, eliminando as inseguranças que alguns consumidores possuem com compras online.

Especialmente lojas virtuais de moda e decoração se  beneficiam dessa estratégia.

Essas são algumas formas eficazes de usar o Mobile Marketing como estratégia no e-commerce. Para melhorar ainda mais seus resultados, leia também o nosso texto 5 maneiras de usar o e-mail marketing para aumentar as vendas