A realidade aumentada é uma das principais tendências do e-commerce. Por meio dessa tecnologia, os clientes conseguem visualizar o produto por imagens 3D e têm uma experiência de compra semelhante à de lojas físicas.

Uma das soluções mais inovadoras para quebrar objeções dos clientes em comprar produtos online por receio de receber algo completamente diferente do que comprou.

Nesse artigo vamos falar o que é a realidade aumentada, quais as vantagens de aplicá-la no e-commerce e como fazer isso. Para conhecer melhor essa tendência, continue a leitura.

O que é realidade aumentada

A realidade aumentada é uma tecnologia que permite que elementos gráficos virtuais interajam com o mundo físico.

Por meio dessa tecnologia é possível visualizar como determinados elementos ficariam no ambiente, sem possuir o objeto em mãos.

A realidade aumentada não se confunde com a realidade virtual. Na realidade virtual, o usuário utiliza óculos e é como se ele fosse transportado para um novo ambiente no mundo virtual.

Na realidade aumentada, os elementos gráficos interagem com o ambiente físico. Ou seja, é possível colocar objetos em cima da mesa, experimentar acessórios, pendurar quadros na parede, etc.

4 vantagens de usar a realidade aumentada no e-commerce

Que atire a primeira pedra quem nunca se sentiu inseguro ao comprar uma peça de roupa online com receio de não servir, ou ficou em dúvida se o tamanho e cor de um objeto de decoração combinaria com o ambiente.

Fato é que a impossibilidade de visualizar os objetos vendidos online é uma das principais objeções de alguns consumidores para aderirem ao comércio eletrônico. Mas não precisa ser assim.

Com os avanços tecnológicos e a aplicação da realidade aumentada no e-commerce, os consumidores conseguem visualizar como a peça de roupa vai cair no corpo, se o tamanho do móvel é adequado ao ambiente ou como um item de decoração vai se comportar.

As vantagens de aplicar a realidade aumentada no e-commerce são muitas, vamos listar algumas delas a seguir.

Diminui o número de trocas e devoluções no e-commerce

O Artigo 49 da Lei 8078/90 (Código de Defesa do Consumidor) dispõe a respeito do direito ao arrependimento.

De acordo com a norma, consumidores que realizam compras online têm até 7 dias após o recebimento do produto para devolver a compra, sem a necessidade de apresentar justificativas e sem custos adicionais.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Invesp CRO, pelo menos 30% dos produtos comprados online são devolvidos, comparados a 8.89% dos produtos comprados em lojas físicas.

As principais razões para a devolução de produtos no e-commerce, segundo a pesquisa, são:

  • Produtos danificados (20%);
  • Produtos diferentes do mostrado (22%);
  • Foi entregue o item errado (23%);
  • Outros motivos (35%).

Embora a devolução de produtos seja um direito do consumidor, é inegável que a prática é prejudicial aos lojistas, pois precisam arcar com os custos de logística e logística reversa.

Utilizar os recursos da realidade aumentada no e-commerce é uma forma de garantir que o cliente não vai se decepcionar com o item ao recebê-lo em casa, pois ele verá exatamente como o objeto se parece.

Sendo assim, as taxas de devolução podem ter uma queda de, pelo menos, 22%.

Melhora a experiência de compra do cliente

Outra vantagem de utilizar a realidade aumentada no e-commerce é que ela melhora significativamente a experiência do cliente ao visualizar o produto em 3D e em diferentes ângulos. 

Através da tecnologia de AR, o cliente pode ver o produto como se estivesse na sua frente, o que permite uma melhor compreensão do tamanho, design, textura e outros detalhes. 

Com isso, o cliente tem uma ideia muito mais clara do produto que está comprando, o que torna o processo bastante semelhante às compras em lojas físicas, com a vantagem de não ser necessário se dirigir ao estabelecimento. 

Maiores taxas de conversão em vendas

Durante o processo de compras o consumidor passa por algumas etapas, sendo o penúltimo deles a comparação entre as opções.

Imagine que o consumidor está com uma viagem de férias planejada em uma cidade litorânea e, para aproveitar os dias na praia, decide comprar um óculos de sol.

Esse consumidor visita diversos e-commerces e avalia as melhores opções. Porém, por se tratar de lojas virtuais ele não tem a noção exata de como os óculos vão ficar em seu rosto.

Nesse caso, um e-commerce que utiliza a realidade aumentada tem um grande diferencial em relação à concorrência e, consequentemente, maiores taxas de conversão.

Para se ter uma ideia, em um levantamento realizado pela Statista em 2020, 61% dos entrevistados afirmaram já terem usado a realidade aumentada e preferem comprar em e-commerces que possuem a ferramenta.

Fortalece o branding do e-commerce

O Branding é tudo aquilo que a torna uma marca memorável para os consumidores. Grandes marcas gastam milhões anualmente com ações de fortalecimento de marca.

As redes sociais são um grande potencializador de branding para as marcas. Entre memes e trends, não é raro encontrar conteúdos virais criados estrategicamente para colocar uma marca em evidência. 

Uma das formas de realidade aumentada mais utilizadas pelo e-commerce é a criação de filtros nas redes sociais.

Os filtros se popularizaram no snapchat e fazem sucesso até os dias de hoje em redes sociais com Instagram e TikTok.

Muito além de distorções engraçadas e truques para esconder imperfeições, os filtros são uma forma de divulgar produtos, lançamentos e tendências.

Uma loja virtual de maquiagem, por exemplo, pode utilizar os filtros para que os usuários experimentem virtualmente a nova cor de batom. Essas imagens são compartilhadas nas redes do usuário e espalhadas para seus seguidores.

Dessa forma, a maquiagem está sendo divulgada organicamente pelos próprios usuários e sendo posta em evidência para possíveis novos clientes.

Leia também: Social Commerce: como vender mais usando as redes sociais

Como aplicar a realidade aumentada no e-commerce

Existem diferentes maneiras de aplicar a realidade aumentada no e-commerce. O que determina qual a mais adequada para a loja virtual é o segmento da loja e a usabilidade do produto.

Os filtros para redes sociais, citados acima, são um modelo de realidade aumentada ideais para e-commerces de maquiagem, óculos de sol, tinturas de cabelo e outros produtos melhor visualizados nas selfies.

Outro modelo de realidade aumentada que está ganhando a atenção de e-commerces do setor de vestuário são os provadores virtuais.

Esse tipo de realidade aumentada simula a experiência dos provadores das lojas. Dessa forma o cliente consegue visualizar como será o caimento da roupa em seu corpo e se valoriza suas características ou não.

Por fim, outra forma de usar a realidade aumentada no e-commerce é por meio da visualização 3D dos objetos no ambiente. 

Esse recurso é bastante explorado por lojas virtuais do segmento de decoração que já são adeptas à realidade aumentada. 

Com ele, o cliente consegue visualizar se o tamanho do móvel é compatível com o cômodo, ou se os quadros vão ficar harmônicos com o ambiente, por exemplo.

Essas são algumas maneiras de usar a realidade aumentada no e-commerce. Para estar atento às novas tendências do e-commerce e sair à frente da concorrência, continue acompanhando o blog.