O prazo de entrega desempenha um papel fundamental na experiência do cliente no e-commerce. Com o aumento da competitividade do setor, os clientes estão cada vez mais exigentes e com pouca paciência para esperar muitos dias.
Por isso, é essencial que os lojistas busquem formas de otimizar a entrega dos produtos fazendo parceria com boas transportadoras, por exemplo.
Porém, alguns produtos necessitam de um prazo adicional para entrega devido à sua natureza. É o caso de produtos personalizados, impressos sob demanda e artesanais.
Nesse artigo, você vai ver como incluir esse prazo adicional na página do produto na Nuvemshop, para que os clientes estejam cientes no momento da compra, evitando surpresas desagradáveis.
A importância do prazo de entregas na experiência do cliente
O prazo de entrega desempenha um papel importante na experiência do cliente e sua satisfação com a loja virtual.
Nos últimos anos, o setor de e-commerce passou por um crescimento exponencial. Milhares de lojas virtuais foram abertas e os consumidores cada vez mais se rendem às compras online.
Isso significa que, pensando no consumidor, existem diversas opções disponíveis para ele fazer suas compras. Logo, se uma loja não oferece uma experiência satisfatória, ele migra para outra.
Com o aumento do comércio eletrônico, os consumidores estão acostumados a receber seus produtos rapidamente. Uma pesquisa realizada pela Capterra em 2023 mostrou que 73% dos brasileiros esperam que o prazo de entrega de um e-commerce seja de até 3 dias úteis.
Por que personalizar prazos de entrega
Com o crescimento do setor do e-commerce, diversos negócios passaram a atuar para atingir as expectativas dos consumidores. Hoje, existem diversas transportadoras que realizam entregas rápidas.
Isso é excelente para produtos à pronta entrega, pois estão disponíveis em estoque e podem ser enviados assim que o cliente finaliza sua compra.
Ainda assim, determinados produtos, por natureza, demandam um tempo a mais para serem entregues. É o caso de produtos produzidos sob demanda, personalizados, artesanais, etc.
Geralmente, esse tipo de produto é confeccionado somente após a confirmação do pagamento. Em alguns casos, a produção pode levar alguns dias para ser finalizada e o produto enviado.
Sendo assim, é importante personalizar os prazos de entrega para que o cliente esteja ciente dos dias de espera adicionais, evitando frustrações. Veja a seguir algumas vantagens de personalizar os prazos de entrega na loja virtual.
Alinhar expectativas com os clientes
Quando o lojista personaliza os prazos de entrega conforme a natureza do produto, o cliente fica ciente do tempo necessário para a entrega desde o início. Isso evita que ele crie expectativas irreais de recebimento do produto e acabe se sentindo frustrado.
Se o produto precisa de dez dias para ser entregue, o cliente não vai se sentir lesado a partir do quarto dia de espera.
Reduzir as taxas de abandono de carrinho
Questões relacionadas ao frete estão entre os principais fatores para o abandono de carrinhos no e-commerce. Ter uma política de entrega clara ajuda a evitar que os clientes desistam da compra.
Melhorar as taxas de conversão
Quando o cliente não é informado sobre a necessidade de prazo adicional para a entrega do produto, ele se sente frustrado ao receber o item com atraso. Isso pode resultar em desistência da compra, insatisfação com o serviço além de prejudicar a reputação da loja.
Por outro lado, quando ele é informado sobre os processos da loja virtual, ele tende a enxergá-la como mais confiável. O que é fundamental para a atração e retenção de clientes.
Leia também: Rastreio de encomendas: qual a importância para a loja virtual
Como personalizar prazos de entrega na Nuvemshop
Para personalizar os prazos de entrega na Nuvemshop é necessário fazer a integração com o aplicativo Frete Hero.
Frete Hero é um aplicativo desenvolvido pela Empreender especialmente para lojas de produtos artesanais e de impressão sob demanda. Por meio do aplicativo, é possível inserir um prazo de entrega adicional.
Esse prazo fica visível para o cliente na página do produto. Sendo assim, ele é informado desde o começo sobre os dias adicionais.
Para fazer a integração do Frete Hero com a Nuvemshop, siga os passos abaixo:
- Acesse a página do Frete Hero;
- Faça o seu cadastro e entre na conta;
- No menu lateral esquerdo, clique em configurações;
- Selecione a Nuvemshop e faça a integração.
Veja no vídeo abaixo como usar o aplicativo na loja virtual da Nuvemshop, incluindo como adicionar prazos, configurar mensagens para os clientes, etc:
Em quais produtos personalizar o prazo de entrega
Produtos personalizados
Produtos personalizados são confeccionados de acordo com as preferências dos clientes. Isso significa que eles escolhem as características dos produtos, como cores, estampas, textos, etc.
Sendo assim, não é possível que eles sejam armazenados em estoque e enviados assim que o cliente efetua o pagamento. Nesse caso, é necessário inserir um prazo adicional ao imposto pela transportadora.
Você sabia: Com o aplicativo Campo Personalizado você adiciona um espaço na página do produto onde os clientes indicam as características desejadas
Produtos feitos sob demanda
Os produtos feitos sob demanda, assim como os personalizados, são produzidos somente após o pedido do cliente. A diferença é que nem sempre o consumidor escolhe as características do produto.
Geralmente, lojas que vendem produtos com impressão sob demanda possuem estampas próprias que podem ser escolhidas pelo cliente.
A vantagem desse tipo de comércio é que os lojistas economizam espaço para o estoque e recursos na confecção de produtos em massa, evitando prejuízos.
Veja também: Lista de produtos personalizados mais vendidos na internet
Produtos artesanais
Produtos artesanais também costumam ser produzidos após o pedido do cliente e podem ser feitos de forma personalizada, ou não.
Por serem feitos à mão, são mais frágeis e exigem cuidados especiais, não sendo viável o armazenamento em estoque.
Além disso, alguns produtos artesanais, como cosméticos naturais, podem ter uma durabilidade menor quando comparados aos industrializados. Por isso, precisam ser produzidos após a compra.
Esses são os produtos mais comuns de precisarem de um prazo adicional para a entrega. Mas você pode usar o Frete Hero em qualquer produto que sentir a necessidade.
Além desse aplicativo, a Empreender possui um extenso catálogo de produtos que vão otimizar a sua loja virtual. Conheça os aplicativos aqui.