A Black Friday é um evento que atrai muitos clientes e potenciais clientes para lojas virtuais. É a época mais lucrativa para o comércio eletrônico e um oceano azul de oportunidades para atrair e conquistar novos clientes.

Em meio a tanta concorrência, pode ser difícil se destacar. E quem não se destaca não é lembrado. Porém, um mês após a Black Friday temos mais uma importante data no e-commerce: o Natal.

Já imaginou como seria mais fácil e barato conseguir que os clientes da Black Friday comprassem novamente na sua loja virtual no Natal? Mas para isso, eles precisam ter a sua marca presente na memória. 

A forma mais prática, segura e eficaz de fazer isso é a nutrição de leads. Neste artigo, você vai entender o que são leads, por que fazer a nutrição de novos leads após a Black Friday e como fazer isso. Boa leitura!

O que são leads

A Black Friday é a data mais movimentada do e-commerce. Durante esse período, é comum e esperado que a sua loja virtual passe por um aumento considerável de tráfego e, com as estratégias certas, de vendas.

Porém, nessa data os consumidores estão enlouquecidos em busca das ofertas mais vantajosas. Sendo assim, visitam diversas lojas em pouco tempo. Isso torna a concorrência, que já é grande, muito mais acirrada.

Diante desse cenário, é importante que os lojistas busquem formas de se destacar entre a multidão e conquistar novos leads. 

Leads são potenciais clientes que demonstraram interesse em um produto ou serviço de uma empresa. Eles geralmente fornecem suas informações de contato, como nome, e-mail e telefone, em troca de uma oferta de valor, como um conteúdo gratuito, um teste gratuito ou, como no caso da Black Friday, um desconto.

Por que nutrir leads conquistados durante a Black Friday

Nutrição de leads é o processo de fornecer conteúdo relevante e valioso para leads, com o objetivo de construir um relacionamento e gerar interesse em seus produtos ou serviços.

A nutrição de leads pós Black Friday geralmente é feita por meio de e-mail marketing, mas também pode ser feita por meio de outros canais, como redes sociais, webinars ou conteúdo de blog. O conteúdo que é enviado aos leads deve ser personalizado para suas necessidades e interesses.

O objetivo da nutrição de leads pós Black Friday é levá-los ao longo do funil de vendas, da fase de aprendizado para a fase de compra. À medida que os leads avançam no funil, o conteúdo deve se tornar mais direcionado e relevante para suas necessidades.

Essa estratégia é muito eficaz para fidelizar novos clientes e aquecê-los para ofertas futuras, como na época de natal.

Como nutrir leads Pós Black Friday

Após a Black Friday, o desafio é manter o interesse e o engajamento dos leads conquistados. Para isso, é essencial adotar estratégias inteligentes de nutrição de leads que não apenas os mantenham engajados, mas também os conduzam em direção a uma conversão. 

Abaixo, apresentamos algumas estratégias eficazes para nutrição de leads após a Black Friday.

Segmentação de leads

Classifique seus leads com base em seu comportamento durante a Black Friday. Isso pode incluir categorias de produtos visualizados, itens no carrinho, valor gasto, entre outros.

Com base na segmentação, envie conteúdo relevante e ofertas exclusivas para cada grupo. Isso garante que seus leads recebam informações que atendam às suas preferências e necessidades, aumentando as chances de conversão.

Saiba mais: Como usar estratégias de segmentação na loja virtual

Use estratégias de e-mail marketing

Envie e-mails de agradecimento pós-Black Friday, expressando gratidão aos leads pela participação. Destaque a satisfação do cliente, enfatizando a importância deles para o seu negócio.

Além de agradecer, forneça conteúdo útil, como dicas de presentes de Natal, guias de compra e promoções exclusivas. Isso mantém o interesse do cliente e os ajuda na preparação para as festividades.

Lembre-se de no momento da coleta de leads solicitar a autorização expressa dos clientes para o envio de comunicações e promoções via e-mail e WhatsApp.

Pesquisa de Satisfação

Peça feedback dos clientes por meio de avaliações e pesquisas pós-Black Friday. Isso ajuda a entender suas necessidades e expectativas.

Use as informações coletadas nas pesquisas para aprimorar a experiência do cliente, corrigindo eventuais problemas e personalizando suas ofertas futuras com base no feedback.

Leia também: 3 formas de pedir avaliações aos clientes

Marketing de Conteúdo

Crie conteúdo útil e relevante, estrategicamente pensado de acordo com a jornada de compras, como dicas de decoração de Natal e receitas festivas ou assuntos relacionados ao seu nicho. 

Esse tipo de conteúdo não apenas entretém, mas também mantém os leads engajados e ansiosos para interagir com sua marca.

Além das ofertas de produtos, compartilhe informações relevantes, como datas de envio para garantir que os presentes cheguem a tempo, dicas para tornar o Natal mais especial e outras informações relacionadas às festas de fim de ano.

Seguindo as estratégias de nutrição neste artigo, os seus novos leads serão clientes fiéis em pouco tempo. E para obter melhores resultados, você sempre pode contar com os aplicativos da Empreender.

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