Incluir um prazo adicional de entrega para lojas virtuais que trabalham com produtos sob demanda ou artesanais, pode solucionar diversos problemas referentes às questões logísticas no e-commerce, assim como garantir a satisfação dos clientes.
Afinal, nesses nichos, a estimativa varia frequentemente, diferindo dos itens que já estão disponíveis no estoque, por conta do tempo de confecção e produção, que, de modo geral, não é contabilizado.
Leia este artigo e conheça o Frete Hero, uma ferramenta que possibilita acrescentar o prazo necessário para o seu negócio vender sem afetar a previsão de recebimento dos pedidos.
O que é o prazo adicional de entrega
O prazo adicional de entrega é utilizado quando o prazo de envio não depende exclusivamente da transportadora, mas também do tempo de expedição interno ou o tempo extra de fabricação do produto (disponibilidade, produção sob demanda etc).
Sendo assim, um período maior pode ser determinado para produtos específicos, ocorrendo uma soma dos prazos estipulados pela transportadora e os prazos extras, para que o cliente visualize a data limite para a entrega final daquele produto.
Aqui em nosso blog, já mencionamos dicas para melhorar a entrega de produtos sob demanda com o lead time. Continue lendo para aprender mais formas de vencer as dificuldades referentes aos pedidos da sua loja.
Preferências de entrega no e-commerce brasileiro
A transportadora Total Express realizou uma pesquisa em parceria com a Wayra Consultoria, para conhecer as preferências dos consumidores no processo de entrega das lojas virtuais.
Os resultados apontam alguns desafios para o e-commerce brasileiro e levantam cinco questões fundamentais para as compras realizadas no ambiente online:
1. Aviso de entrega
A maioria dos clientes entrevistados respondeu que gosta de ser avisado sobre o andamento da entrega do pedido, incluindo a saída do centro de distribuição e tentativas de entrega. Desse modo, 66,5% considera fundamental receber informações sobre o rastreamento, fator que gera um diferencial de confiança e tranquilidade.
2. Tempo de entrega
Quase metade da população (49%) admite estar satisfeita com o tempo de entrega das opções disponíveis no cenário atual, em média 2 a 7 dias. Entretanto, 51% afirma que gostaria de serviços mais sofisticados, que oferecessem entregas rápidas, entre 24 e 48 horas.
3. Tendência de pagar mais por comodidades no frete
61% dos consumidores brasileiros afirmaram que estariam dispostos a pagar mais por comodidades nos serviços de entrega, como o recebimento imediato e 52% responderam que pagariam um valor adicional pelo agendamento da entrega.
4. Conhecer a transportadora responsável pela entrega
Segundo a pesquisa da Total Express, 88% dos respondentes gostariam de saber previamente qual transportadora a loja virtual usa para realizar as entregas. Por isso, já mencionamos em nosso blog, a importância de oferecer variedade nas opções de pagamento e entrega.
5. Compromisso, preço e prazo
Os fatores mais decisivos para o consumidor brasileiro finalizar a compra em uma loja virtual são: o compromisso com as promessas oferecidas (62%), cumprimento do prazo (59%) e preço de frete (42%).
Conhecendo esses tópicos, fica nítida a importância de incluir um prazo adicional de entrega para lojas virtuais, pois, certamente, evita problemas internos e melhora a experiência de compra dos clientes.
Como o prazo adicional de entrega pode ajudar nas vendas
A demora para enviar os produtos após a confirmação do pagamento e o descumprimento da estimativa de entrega, são fatores suficientemente graves para que o cliente cancele a compra ou nunca mais faça novos pedidos no seu e-commerce.
O prazo adicional de entrega para lojas virtuais que oferecem produtos que podem necessitar desse tipo de funcionalidade, resolve a maior parte dessas questões. Sendo assim, artesanatos, costuras, produtos sob demanda ou dropshipping estão nessa lista.
Para alavancar as suas vendas, é importante que as boas práticas do e-commerce estejam implementadas em todos os setores da sua loja (atendimento, marketing, vendas, logística).
Recomendamos sempre automatizar o máximo possível dos processos usando as soluções inovadoras da Empreender, como o Frete Hero, que falaremos adiante.
Aplicativo que inclui prazo adicional de entrega para lojas virtuais
O Frete Hero, é um aplicativo que soluciona os problemas que apresentamos neste artigo: inclui prazo adicional de entrega para lojas virtuais que necessitam disso, possibilitando mais vendas e menos reclamações.
Utilize essa ferramenta para adaptar a estimativa de acordo com as especificidades de cada item e melhore a experiência dos seus clientes, ampliando as chances de fidelização e recomendações. Veja como o Frete Hero funciona:
Nunca mais atrase as entregas da sua loja virtual! Observe mais vantagens incríveis do Frete Hero:
- O custo do frete pode variar conforme a necessidade de cada produto, assim a sua loja não fica no prejuízo;
- O Frete Hero permite a edição individual dos prazos de entrega de uma única vez ou até mesmo automaticamente;
- Regras para vender com prazo adicional apenas quando o estoque acabar, assim sua loja ganha tempo para repor as peças.
- Templates prontos e personalizáveis estão disponíveis para a página de cada produto.
Inclua o prazo adicional de entrega com o Frete Hero. Experimente gratuitamente agora mesmo!