Lead time: como melhorar a entrega de produtos sob demanda

O aumento do empreendedorismo, impulsionou o mercado de itens personalizados, que atende cada vez mais pessoas buscando por originalidade e exclusividade, em artigos para decoração, moda, acessórios, festas e eventos, por exemplo. 

O tempo de espera é um gargalo nas operações logísticas das lojas virtuais que vendem esse tipo de mercadoria, pois possuem diferentes prazos de produção e envio, interferindo tanto no cálculo do frete quanto na experiência do cliente. Veja neste artigo como melhorar a entrega de produtos sob demanda no e-commerce. 

O que é lead time

O lead time, traduzido livremente para o português como tempo de espera, é o período entre a realização de um pedido até a sua chegada ao cliente. Sendo assim, envolve todas as etapas do processo de compra. Veja um exemplo abaixo:

  • Cliente faz a compra de um produto personalizado;
  • Pedido entra em produção;
  • Processamento;
  • Fabricação ou montagem do pedido;
  • Expedição;
  • Entrega do pedido.

O tempo de espera é um indicador logístico importante, que varia entre as empresas e os nichos de mercado, assim como também conforme a complexidade da produção e fatores como a personalização. 

Consequentemente, o lead time de alguns itens, possuem um tempo de espera maior, é o caso de produtos sob demanda ou artesanais, por exemplo. Não podemos esquecer que mesmo sabendo do valor agregado desses pedidos, alguns clientes não gostam de aguardar e costumam reclamar bastante sobre os prazos. 

No dropshipping, por exemplo, é necessário incluir um prazo adicional, principalmente no caso de importados. Afinal, os produtos estão em estoques terceirizados de outro país, portanto, o lead time é maior e isso deve ser levado em conta no cálculo da entrega. Uma boa saída pode ser optar por fornecedores nacionais.

Além do mais, o tempo pode ser um fator determinante para a finalização das compras. Segundo a Moosend, a demora no recebimento é responsável por 18% dos carrinhos abandonados. Continue lendo para descobrir como melhorar a entrega de produtos sob demanda.

Tipos de lead time e como impactam no e-commerce

O lead time é um processo complexo, que exige planejamento e organização das lojas virtuais tanto para diminuir erros quanto para não comprometer a experiência do cliente, garantindo aumento nas taxas de conversão e fidelização. Veja os principais tipos de lead time:

Lead time de compras

É o período decorrido entre a solicitação dos insumos/ matéria-prima ao seu fornecedor, até a entrega deles em sua empresa, para armazenagem em seu estoque.

Lead time de produção

É o intervalo de tempo entre a produção até a finalização do produto para uso, independentemente da quantidade de etapas. 

Lead time de entrega

É o tempo que o produto pronto leva para ser entregue ao cliente final. Esse é um fator bastante relevante, que pode garantir vantagem competitiva à sua loja virtual e  muito mais satisfação ao cliente.

Como podemos perceber, todas essas etapas devem ser consideradas pelo lojista virtual que trabalha com produtos artesanais ou sob demanda, pois cada uma delas compromete o início da produção, a finalização e o recebimento do  pedido pelo consumidor.

Desse modo, avaliar, controlar e diminuir o lead time, sem prejudicar a qualidade dos seus produtos ou serviços, pode reduzir custos e trazer outros benefícios como:

  • Prazos de entrega mais precisos;
  • Controle e melhoria da produtividade e processos em geral;
  • Identificação de gargalos no processo de produção;
  • Padronização dos processos garantindo mais resultados;
  • Maior confiabilidade no atendimento das demandas de clientes.

Enviar e entregar as encomendas dentro do prazo determinado, é fundamental para ter um bom lead time em seu negócio online. Afinal, o consumidor moderno não tem paciência, por isso veja a seguir como melhorar a entrega de produtos sob demanda.

Como melhorar a entrega de produtos sob demanda 

Nas empresas com produções variáveis, como é o caso de produtos sob demanda ou artesanais, o cálculo do lead time varia conforme a mercadoria. Para chegar ao lead time de cada um é preciso:

  • Liste os insumos para a produção;
  • Verifique o prazo de entrega dos fornecedores;
  • Após receber as matérias-primas, é preciso adicioná-las ao seu inventário;
  • Descubra o tempo para produzir os produtos.

Para ter um bom lead time, primeiramente é necessário ter noção da quantidade de tempo de todas as etapas mencionadas. Após isso, basta somá-las para calcular qual o índice da sua loja virtual e constantemente aperfeiçoá-lo.

Continue lendo e conheça a melhor solução para melhorar a entrega de produtos sob demanda do seu e-commerce.

Defina um prazo adicional do frete para produtos artesanais ou sob demanda

A Empreender desenvolveu o Frete Hero, um app para solucionar as dores dos lojistas que precisam de tempos de entrega distintos para diferentes produtos.

Assim, é possível adaptar o prazo de acordo com cada item e deixar os seus clientes satisfeitos, evitando a frustração e os problemas referentes aos erros de previsão na entrega.

Com o Frete Hero, você pode controlar o frete de todo o seu estoque e definir um prazo de entrega preciso para os itens que levam um tempo maior para serem confeccionados. Nunca mais atrase as entregas da sua loja virtual!

Veja como melhorar a entrega de produtos sob demanda usando o Frete Hero:

Produtos personalizados exigem fretes especiais, não é mesmo? O Frete Hero é um aplicativo com integração na API oficial das principais plataformas de e-commerce, garantindo que não haja conflito de informações para os seus clientes.

Edite individualmente os prazos de entrega, de uma só vez ou deixe que o aplicativo faça isso automaticamente. Você escolhe! 

Além disso, são disponibilizados modelos prontos de aviso de frete para a página de cada produto, permitindo que sejam personalizados para combinar com a sua loja.

As vantagens do Frete Hero não param por aí! A Empreender garante que a sua loja não fique no prejuízo, sendo assim, o custo do frete pode variar conforme a necessidade de cada produto. 

Outra alternativa do app é criar regras para vender com prazo adicional apenas quando o estoque acabar, assim sua loja ganha tempo para repor as peças. Melhore seu lead time com o Frete Hero. Experimente gratuitamente agora mesmo!