Explodir as vendas de uma loja virtual é o desejo de qualquer vendedor. O problema é quando um produto fica fora de estoque e existem consumidores interessados nele.

Tem algo mais frustrante que levar um cliente do topo ao fundo do funil de vendas e no final ele comprar do seu concorrente porque o produto esgotou?

Porém, nem tudo está perdido nesses casos. Nesse artigo vamos falar o que fazer para não perder as vendas de produtos fora de estoque. Para não perder mais clientes para a concorrência, continue a leitura.

O produto está fora de estoque. E agora?

Conquistar vendas recorrentes e movimentação de estoque é o desejo de qualquer vendedor.

Quando um produto está fora de estoque é um indicativo de que a loja está conseguindo vender bem, ao mesmo tempo é um problema.

Isso porque, com boas estratégias de marketing e bom posicionamento nos mecanismos de busca, novos consumidores podem chegar à loja virtual a qualquer momento.

Diferente de lojas físicas, um e-commerce fica aberto 24 horas por dia e a qualquer momento uma venda pode ser efetuada.

Porém, quando um consumidor está buscando por um produto e ele está fora de estoque, naturalmente ele busca o mesmo produto em lojas concorrentes e é dessa forma que o lojista perde uma venda.

Como não perder a venda de produtos fora de estoque?

Uma forma de não perder a venda de um produto fora de estoque é adicionando o botão “avise-me quando chegar” com o aplicativo Cheguei.

Com esse botão, o cliente interessado pelo produto pode se cadastrar em uma lista de espera e, assim que o produto for reposto, ele receberá um e-mail ou mensagem no WhatsApp informando.

Como fazer o cliente se cadastrar na lista de espera

Embora inserir o botão do Cheguei seja uma forma de diminuir as vendas perdidas de produtos fora de estoque, não podemos negar que para o consumidor, que está interessado em um produto específico, é muito mais simples e prático procurar pelo mesmo produto em outra loja virtual.

Ou seja, para não perder essas vendas é preciso um pouco mais do que apenas inserir um botão de aviso.

Isso considerando que estamos falando de um e-commerce que vende produtos de outros fornecedores que podem ser encontrados em diversas lojas, como itens de higiene, maquiagem e utensílios gerais.

O mesmo não se aplica a lojas virtuais com produtos próprios, como uma marca de camisetas, produtos artesanais ou quaisquer outros itens que não podem ser encontrados em lojas concorrentes.

Sendo assim, a primeira coisa que deve estar claro é que consumidores que estão em busca de produtos específicos e chegaram até a loja virtual pelos mecanismos de busca mas sequer te conhecem, provavelmente não vão se inscrever na lista de espera.

Aos demais consumidores, para convencê-los a acionar o botão “avise-me quando chegar” é importante se atentar aos seguintes detalhes:

Investir na experiência do cliente 

A experiência do cliente é o principal pilar quando pensamos em formas de fidelização.

Em uma pesquisa feita pelo Reclame Aqui para o Dia do Consumidor, 51% dos dos participantes afirmaram que preferem pagar mais caro por um produto desde que tenham uma boa experiência com a marca.

Podemos pensar a mesma lógica para produtos fora de estoque. Quando um consumidor sabe que terá uma boa experiência com a loja, esperar mais alguns dias para efetuar a compra vale a pena.

Algumas das coisas que lojas virtuais que se preocupam com a boa experiência do cliente investem são:

  1. Atendimento ao cliente acima da média
  2. Boa usabilidade do site
  3. Fornecedores de produtos confiáveis
  4. Buscam as melhores transportadoras 
  5. Fazem pós-venda
  6. Escutam o feedback do cliente com atenção

Branding da loja virtual

O Branding diz respeito à construção de uma marca. Quando falamos de branding de uma loja virtual, estamos nos referindo a tudo aquilo que envolve a forma como ela se apresenta ao mundo.

Alguns elementos de branding são:

  • Valores que a marca defende;
  • Público que deseja atingir;
  • Forma de se comunicar;
  • Identidade visual, etc.

Todas essas coisas que listamos acima atraem um público que se identifica com a marca e seus posicionamentos. Dessa forma, a fidelização de clientes acontece mais facilmente.

Dessa forma, o preço dos produtos deixa de ser o único diferencial competitivo entre a loja virtual e a concorrência.

Como adicionar o Cheguei na loja virtual 

Agora que já vimos para que serve o botão “avise-me quando chegar” e como convencer os consumidores a deixarem seus dados para serem avisados, vamos ver como adicionar o Cheguei na loja virtual.

  1. Vá até a página do Cheguei e faça o seu cadastro
  2. Faça login na sua conta 
  3. No menu lateral esquerdo, vá até a aba Integrações, no ícone de uma peça de quebra-cabeça
  4. Selecione a plataforma onde a sua loja virtual está hospedada

Abaixo você confere como fazer  integração do aplicativo com a loja virtual hospedada na Nuvemshop:

Caso a sua loja virtual esteja hospedada em outra plataforma, acesse o canal oficial da Empreender no YouTube e lá você encontra todos os tutoriais.

Como personalizar o Cheguei

Com o aplicativo Cheguei é possível personalizar o botão do produto, as notificações ao cliente, e-mails e mensagem do Whatsapp para ficar tudo com a cara da marca.

Para fazer a personalização, vá até a aba “Personalizar” no menu lateral esquerdo do aplicativo, com o ícone de uma folha de papel e um lápis.

Nessa aba você encontra todas as opções de personalização disponíveis. Para ver na prática como fazer isso, confira o vídeo a seguir:

Essas foram as dicas de como não perder a venda de produtos fora de estoque na sua loja virtual. Não deixe a concorrência continuar levando os seus clientes, experimente o Cheguei gratuitamente agora mesmo.