Muitas pessoas que querem começar a empreender online já sabem que ter um e-commerce e fazer dropshipping pode ser um excelente negócio e já estão decididas a abrir a própria loja online.
Mas a maior dificuldade de quem deseja empreender e onde muitas pessoas travam, é não saber em qual nicho investir. Afinal, quanto mais opções nós temos, mais difícil é escolher alguma coisa.
Porém, não escolher nada e tentar vender qualquer produto pode ter um preço alto. Por isso, nesse artigo nós vamos mostrar quais categorias de produtos são as preferidas do consumidor e mostrar alguns exemplos de como criar um loa com algumas delas.
Produtos que mais vendem
A internet está em constante evolução, todos os dias surgem novas soluções para facilitar a vida de todos. Nunca houve um momento onde as pessoas que gostariam de empreender tivessem tantas ferramentas úteis totalmente a disposição como agora.
Mas decidir que vai começar a vender produtos online é apenas o primeiro passo. Escolher quais produtos vender pode ser uma tarefa um tanto desafiadora e é comum que muitos aspirantes a empreendedores travem nesse momento.
Se você ainda não encontrou o seu nicho de mercado, por que não começar apostando em produtos que já vendem bem e possuem alta demanda?
A seguir vamos listar quais produtos os consumidores mais compraram na internet nos últimos anos.
Categorias de produtos mais vendidos em 2022
De acordo com a 46ª edição do Webshoppers, relatório desenvolvido pela NielsenIQ Ebit, no primeiro semestre de 2022 o e-commerce apresentou um crescimento de 6% em comparação ao semestre anterior, atingindo a marca de R$118,6 bilhões e as categorias de produtos mais vendidos foram:
- Alimentos e bebidas;
- Bebê e Cia;
- Casa e decoração;
- Construção e ferramentas;
- Eletrodomésticos;
- Eletrônicos;
- Esporte e lazer;
- Informática;
- Moda e acessórios;
- Perfumaria e cosméticos;
- Saúde;
- Telefonia.
Apesar das categorias listadas representarem os produtos mais vendidos, oferecer produtos de categorias aleatórias e sem muita relação entre si só porque elas vendem bem, como “Perfumaria e cosméticos” e “Alimentos e bebidas”, por exemplo, não é a melhor estratégia. Quanto mais focada em um público-alvo for a sua loja online, maiores são as chances dos clientes comprarem com recorrência de você.
Além disso, ter um público-alvo definido facilita muito na criação das ações de marketing eficientes para divulgação do seu e-commerce, pois é possível mapear o comportamento da sua persona.
Veja também: Como definir o perfil de cliente ideal para o seu e-commerce
Contudo, devemos lembrar que para encontrar o seu nicho ideal é necessário fazer testes. Se um determinado segmento não for o melhor para você, experimente outros. Se a sua loja for dropshipping, basta fazer a substituição do catálogo e ajustar as estratégias.
A seguir vamos ver alguns exemplos de como observar um segmento de mercado para criar um e-commerce.
Mercado de moda feminina
O mercado da moda representa 13,6% do total de pedidos em lojas virtuais. A possibilidade de comparar e escolher entre diversas lojas diferentes em poucos segundos, não precisar lidar com vendedores inconvenientes ou enfrentar filas, e a quantidade de opções disponíveis nas lojas de roupas virtuais tornam as compras online muito atrativas.
Uma loja virtual com bons preços, boas fotos e uma descrição da peça com detalhes dos tamanhos e medidas, tecidos e caimento tem tudo para ser muito bem sucedida.
Durante o primeiro semestre de 2020, 7,3 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra online, como mostra uma pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen. As lojas virtuais com foco no público feminino são as que mais crescem no setor.
Aos poucos os consumidores vão se acostumando a fazer compras online.
Não à toa, vemos o sucesso crescente de e-commerces de moda feminina como Shein, Fartech e OQVestir.
Mercado de joias
Os acessórios não ficam atrás. A compra de jóias online teve um aumento de 20% em 2021, segundo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos. Parte disso se deve ao crescimento significativo do e-commerce durante o período de isolamento social, crescimento esse que se manteve mesmo após a pandemia e a tendência é que aumente ainda mais.
Alguns exemplos de e-commerces de sucesso no nicho de jóias são Francisca Joias, loja virtual que foi criada em 2012 pela empresária e influenciadora Sabrina Nunes. O nome da loja é uma homenagem para sua avó e madrinha, vista como uma inspiração, simbolizando força, perseverança e afeto para a fundadora.
Já a Reisman é uma joalheria familiar tradicional com mais de 50 anos de atuação que decidiu expandir seus negócios e investir em um e-commerce levando toda sua tradição para um número maior de pessoas.
No aplicativo Dropi, você consegue fazer dropshipping nacional de joias das maiores influenciadoras do Brasil devido a parceria da Empreender com a LabEcom, empresa está entre os 10 maiores importadores do Brasil e sempre busca antecipar tendências internacionais disponibilizando em primeira mão no Brasil.
Saiba mais no vídeo abaixo:
Jogos e tecnologia
Em 2020 o mercado de jogos mundial faturou US $178 bilhões, valor que superou os serviços de streaming e a indústria esportiva juntos e representa um aumento de 23%, na comparação com o ano anterior.
Muitas pessoas encontraram nos jogos uma forma de se distrair com o isolamento social, desde jogadores fanáticos até aqueles que nunca tinham pego num controle. 40% dos novos jogadores afirmaram que não deixariam de jogar quando a pandemia acabasse.
Em 2022, o mercado de games arrecadou US $184 bilhões e, apesar de ter sofrido uma queda de 4% em relação a 2020 e 2021, é um mercado milionário. O Brasil é um dos maiores consumidores de jogos eletrônicos do mundo.
Para lojas que trabalham com acessórios e equipamentos relacionados ao mundo dos jogos, como computadores gamers, headphones e controles, essa é uma grande oportunidade de aproveitar um nicho muito promissor.
Esses foram alguns exemplos de como utilizar as informações sobre o público-alvo dos segmentos que mais vendem no e-commerce pode te ajudar a definir um nicho para começar a vender.
O importante é que exista demanda de pessoas dispostas a pagar pelo seu produto e que você saiba fazer uma boa oferta. Não deixe de conferir também quais as melhores plataformas para fazer dropshipping.