Fazer campanhas em parceria com influenciadores digitais é uma ótima forma de trazer notoriedade para a sua loja virtual, aumentar o tráfego no seu site, fortalecer o branding da sua marca e conquistar novos clientes.

Contudo, não basta apenas mostrar um produto, indicar um link e esperar que a mágica aconteça. Boas campanhas necessitam de boas estratégias para trazer resultados.

Por isso, no artigo a seguir vamos falar sobre como criar campanhas de publicidade nativa para e-commerce em parceria com influenciadores digitais.

Como criar boas campanhas de marketing

Com exceção de publicitários, copywriters e profissionais do marketing, ninguém gosta de anúncios. Essa é a verdade. Talvez até mesmo esses profissionais percam a paciência com as constantes interrupções das propagandas.

Quando as pessoas sentam para assistir a um vídeo no youtube, elas estão interessadas em consumir aquele conteúdo específico. Seja para estudar algo, seja para se entreter após um dia cansativo.

Os anúncios, na maioria das vezes, interrompem a programação do usuário. Uma pesquisa mostrou que o Youtube e o Facebook são as plataformas com os anúncios mais irritantes. Não é à toa que estima-se que aproximadamente 236 milhões de usuários usam algum plugin bloqueador de anúncios, sendo 2,1 milhões de usuários no Brasil.

Somos expostos, em média, de 5 a 10 mil anúncios por dia e o nosso cérebro já busca mecanismos para ignorar completamente banners e anúncios comuns. Chamar e reter a atenção do público sempre foi o trabalho do marketing e da publicidade, mas o desafio é um pouco maior agora.

O mundo evoluiu e a maneira como o consumidor se comporta também. Antigamente as coisas funcionavam mais ou menos da seguinte forma: as pessoas saiam de manhã cedo para trabalhar, passavam o dia inteiro fora e quando voltavam para casa consumiam a programação oferecida pela televisão, sem muita possibilidade de escolha.

Nos momentos de clímax da novela a programação era interrompida com os intervalos comerciais e não restava outra alternativa que não aguardar a volta da exibição. 

Assim, a propaganda era empurrada goela abaixo para o consumidor. Mas esse tipo de marketing não funciona mais.

Com as plataformas de streaming, o consumidor ganhou muito mais autonomia. Hoje é possível escolher exatamente quais novelas, filmes e séries assistir, em qualquer horário, pelo tempo que desejar.

Ouvimos as músicas que gostamos e não mais a que está tocando na rádio. Quando um conteúdo não é agradável, trocamos por outro do nosso interesse, podemos maratonar dezenas de episódios de uma série para acompanhar seu desfecho ao invés de esperar até o próximo dia ou até mesmo semana.

Então, como anunciar de uma forma efetiva e que não cause repulsa no receptor?

Afinal, é por meio dos anúncios que as marcas e produtos conseguem atingir um número maior de consumidores, mas se o anúncio for completamente ignorado, ou pior, irritante para o usuário, a marca vai sair no prejuízo.

A melhor forma de ter ações de marketing bem sucedidas para divulgação da sua loja virtual é por meio da publicidade nativa.

O que é publicidade nativa

É chamada publicidade nativa a estratégia de adequar os anúncios e conteúdos a linguagem da plataforma no qual ele está inserido. Ou seja, é a famosa propaganda sem cara de propaganda.

Mas isso não significa que você vai enganar o consumidor. Pelo contrário, sinalizar que se trata de uma publicidade é obrigatório.

A principal característica da publicidade nativa é que ela deve fazer sentido com a plataforma que está sendo divulgada e com o conteúdo de interesse do usuário. Esse tipo de propaganda é bastante comum em mídias sociais como Instagram, Facebook, Youtube, blogs e até mesmo no Twitter. Esse tipo de campanha não é invasiva e respeita a experiência do usuário. 

Um exemplo para ilustrar uma publicidade nativa é quando uma blogueira de maquiagem que posta tutoriais semanais no Youtube é patrocinada por uma determinada marca e faz um vídeo intitulado “Maquiagem completa somente com Beauty Secrets” (marca ilustrativa).

O conteúdo do vídeo tem um objetivo comercial por trás mas ainda assim faz sentido com o contexto do canal e está alinhado com o interesse das seguidoras. Não é invasivo ou irritante.  

Outra maneira de divulgar uma propaganda nativa é em sites e blogs, por exemplo. Empresas que usam essa estratégia vão produzir um conteúdo com as mesmas características do material da plataforma original, a diferença é que o texto será sinalizado com “promovido por”. 

Como criar campanhas de publicidade nativa em parceria com influenciadores

Já entendemos que a propaganda nativa preserva as características da plataforma onde é veiculada. Portanto, no momento de fazer o briefing da campanha, escolha qual plataforma deseja divulgar a sua loja virtual e analise como a plataforma funciona, quais conteúdos o seu público-alvo costuma consumir e pense em algo na mesma linguagem.

O briefing é um documento que vai guiar a produção da campanha. Nele deve conter as informações principais que vão nortear o conteúdo como:

  1. O que a campanha tem que dizer?
  2. Pra quem tem que ser dito?
  3. Quais os objetivos dessa comunicação? 
  4. Quais diferenciais competitivos valorizar? 
  5. Que reação você espera do público?
  6. Qual o formato do conteúdo?

Depois de definir em qual rede social a campanha será veiculada e qual o formato de conteúdo, utilize o OVNI para encontrar o influenciador que fará a divulgação. Dentro do aplicativo você pode indicar algumas das informações acima, como em qual plataforma divulgar, qual o formato do conteúdo e algumas informações sobre o público.

Com a parceria fechada, alinhe todos os pontos relativos à campanha com o influenciador. A negociação e pagamento também ficam a critério das partes envolvidas. O OVNI funciona como uma ponte entre influenciadores e anunciantes e não tem qualquer controle quanto à negociação e pagamento.

Esse tipo de campanha pode trazer ótimos resultados para a sua loja virtual, mas como em qualquer ação de marketing, é preciso testar. Analise os resultados obtidos e melhore o que for necessário. Quanto mais prática, mais as suas campanhas melhoram.