O abandono de carrinhos é um dos maiores desafios para os lojistas online, e mais de 70% dos consumidores já adotaram essa prática. Para evitar a perda de vendas, é essencial implementar estratégias eficazes para recuperar carrinhos abandonados na sua loja Wix. 

Neste artigo, vamos explorar como fazer isso na sua loja Wix, usando o SAK, uma ferramenta que aumenta as taxas de conversão ao utilizar o WhatsApp como canal de comunicação. Confira como ativar essa funcionalidade e veja modelos de mensagens que ajudam a trazer de volta os clientes indecisos. 

Por que recuperar carrinhos abandonados

Não importa o tamanho do negócio, o abandono de carrinhos é um problema recorrente do e-commerce. Segundo um levantamento da Opinion Box, a prática é um hábito comum de mais de 70% dos consumidores.

As razões para isso são um tanto variadas. Vão desde o valor do frete mais elevado que o esperado até a falta de confiança na loja virtual. Além disso, práticas como usar o carrinho de compras para substituir a lista de desejos também contribuem para essa taxa.

Mas embora os níveis de abandono de carrinhos sejam elevados no mercado, essa não precisa ser a realidade da sua loja virtual.

Estudos como o da Opinion Box servem para dar um norte de quais problemas contribuem para a desistência do consumidor. Contudo, é importante identificar os pontos de melhoria específicos da sua loja.

Por isso, analise todo o processo de compras e identifique se as informações da página estão claras, se existem avaliações nos produtos, se o tempo de carregamento é adequado e se o valor do frete é razoável.

Caso encontre algum problema, pense em formas de solucioná-lo para reduzir as taxas de abandono. Além disso, é importante ter uma automação de recuperação de carrinhos para trazer de volta uma parte desses clientes.

Como recuperar carrinhos abandonados na loja Wix

Para fazer a recuperação automática de carrinhos abandonados na sua loja virtual hospedada na Wix, basta fazer a integração entre a plataforma e o SAK.

O SAK é a ferramenta de atendimento aos clientes mais completa do mercado tendo, entre suas principais funcionalidades, a recuperação automática de carrinhos abandonados com a maior taxa de conversão do mercado.

Isso porque a maioria dos e-commerces ainda faz uso do email marketing como principal ferramenta para esse fim. Contudo, o WhatsApp possui uma taxa de abertura e cliques altamente superior ao e-mail, sendo o canal usado no SAK.

Para se ter uma ideia, o WhatsApp está presente em quase 100% dos aparelhos dos consumidores e possui uma taxa de abertura superior a 90%. O e-mail por outro lado, embora ainda seja amplamente utilizado, nas melhores hipóteses alcança cerca de 20% de taxa de abertura.

Por isso, ao comprar os dados, fica claro o porque uma automação de recuperação de carrinhos via WhatsApp é a melhor opção. 

Para ativar a automação~do SAK na sua loja virtual da Wix, siga os passos abaixo:

Além de automatizar a recuperação de carrinhos, é importante enviar mensagens convincentes e que incentivem o cliente a retornar. Por isso, no próximo tópico vamos ver alguns modelos de mensagens que você pode usar na sua loja.

Leia também: Como adicionar avaliações na loja da Wix

Modelos de mensagens para recuperação de carrinhos

1. Mensagem com Oferta de Desconto

Olá [Nome do Cliente],

Notamos que você navegou pelo nosso site e se interessou por alguns produtos. Para facilitar sua decisão, estamos oferecendo um desconto exclusivo de 10% em todos os itens no seu carrinho. Aproveite essa chance e finalize sua compra agora mesmo!

Atenciosamente,
[Equipe da Loja Virtual].

2. Mensagem com Frete Grátis

Olá [Nome do Cliente],

Vimos que você deixou alguns produtos no carrinho e ainda não completou sua compra. Para incentivá-lo(a), estamos oferecendo frete grátis para os itens que você escolheu. Não perca essa oportunidade de economizar no envio! Finalize sua compra e receba seus produtos sem custo adicional.

Atenciosamente,

[Equipe da Loja Virtual].

3. Mensagem de Prova Social

Olá [Nome do Cliente],

Notamos que você demonstrou interesse em alguns produtos do nosso site. Para ajudá-lo(a) a decidir, queremos compartilhar alguns feedbacks positivos de clientes que já adquiriram esses itens. Leia as avaliações e veja como esses produtos impactaram a vida de outras pessoas. Não perca a chance de conferir!

Atenciosamente,

[Equipe da Loja Virtual].

4. Mensagem Personalizada

Olá [Nome do Cliente],

Sabemos que você tem um bom gosto e ainda tem alguns itens no seu carrinho que estão esperando por você. Esses produtos são os seus favoritos e estão à sua disposição! Conclua sua compra em apenas alguns cliques e garanta seus itens antes que eles se esgotem.

Atenciosamente,
[Equipe da Loja Virtual].

5. Mensagem com Suporte Personalizado

Olá [Nome do Cliente],

Percebemos que você não finalizou sua compra e gostaríamos de saber se podemos ajudar. Tem alguma dúvida sobre os produtos ou precisa de mais informações? Nossa equipe de atendimento está pronta para ajudá-lo(a) com qualquer questão e garantir que você tenha a melhor experiência de compra.

Atenciosamente,

[Equipe da Loja Virtual].

6. Mensagem com Oferta por Tempo Limitado

Olá [Nome do Cliente],

Os produtos no seu carrinho estão quase esgotando! Se você não concluir sua compra nas próximas 24 horas, eles podem ficar indisponíveis. Aproveite essa última chance de garantir seus itens favoritos antes que seja tarde demais!

Atenciosamente,

[Equipe da Loja Virtual].

7. Mensagem de Lembrete

Olá [Nome do Cliente],

Vimos que você deixou alguns produtos incríveis no carrinho, mas não finalizou a compra. Não se preocupe, seus itens ainda estão reservados para você! Aproveite e finalize sua compra hoje mesmo. Caso precise de ajuda, nossa equipe está à disposição para atendê-lo(a).

Atenciosamente,
[Equipe da Loja Virtual].

Gostou das dicas de como evitar o abandono e recuperar carrinhos abandonados na Wix? Não deixe de experimentar o SAK gratuitamente para entrar em contato com os clientes diretamente pelo WhatsApp.