As estratégias de SEO são usadas para atrair organicamente visitantes e clientes usando os mecanismos de buscas. Embora seja o mais popular, existem diversas plataformas além do Google que podem ser usadas nas estratégias de SEO.
Para isso, é importante entender como cada uma funciona e adequar seu conteúdo. Neste artigo, vamos entender o que é SEO, sua importância e quais plataformas, além do Google, usar para atrair visitantes e clientes. Boa leitura!
O que é SEO
Você já pensou em ter uma loja virtual com produtos de qualidade e preços competitivos e permanecer oculto nas profundezas da web? Sem cliques, sem vendas, sem conversão… É justamente para evitar esse cenário que o SEO deve ser seu aliado.
O SEO (Otimização para Motores de Busca) compreende uma série de estratégias cujo objetivo é aprimorar a visibilidade e o tráfego orgânico da sua loja online nos mecanismos de pesquisa, como o Google.
Mas por que isso é tão importante? Simplesmente porque a maioria das pessoas utiliza os motores de busca como ponto de partida para suas compras. E garantir uma posição privilegiada nos resultados de pesquisa é um dos segredos para atrair um fluxo constante de visitantes qualificados para o seu e-commerce.
Vamos encarar a realidade: quem tem disposição ou tempo para vasculhar várias páginas de resultados? Normalmente, os usuários clicam nos primeiros resultados, presumindo que sejam os mais pertinentes e confiáveis.
Daí a importância de uma posição destacada nos resultados de pesquisa. Quanto mais alta a classificação da sua loja, maiores as chances de capturar a atenção dos potenciais clientes. E isso se converte em mais visitantes, mais oportunidades de venda e, sem dúvida alguma, mais êxito para o seu negócio.
Por que o SEO é importante para a loja virtual
Vamos encarar a realidade: quem tem disposição ou tempo para vasculhar várias páginas de resultados? Normalmente, os usuários clicam nos primeiros resultados, presumindo que sejam os mais pertinentes e confiáveis.
Daí a importância de uma posição destacada nos resultados de pesquisa. Quanto mais alta a classificação da sua loja, maiores as chances de capturar a atenção dos potenciais clientes. E isso se converte em mais visitantes, mais oportunidades de venda e, sem dúvida alguma, mais êxito para o seu negócio.
Entretanto, é preciso entender que o cliente passa por diversas etapas antes de decidir pela compra. Um erro de marketing comum em muitas empresas é focar apenas em conteúdos fundo de funil e ignorar as outras etapas da jornada.
Antes de realizar a compra de fato, é comum que o consumidor busque informações sobre o produto, veja resenhas, formas de uso, etc. Em muitos casos, ele sequer tem a intenção de comprar, o desejo surge conforme seu nível de consciência aumenta.
Por exemplo, antes de comprar roupas é comum que muitos consumidores busquem inspirações de looks no Pinterest e salvem em pastas as peças que mais gostam. Ao comprar roupas, as probabilidades das peças salvas serem as escolhidas são muito altas.
Então, por que não fazer com que as suas peças sejam o destaque?
Também é bastante comum que os usuários acompanhem criadores de conteúdos que postam resenhas sobre produtos cosméticos, eletrônicos, itens domésticos, etc. Conforme eles veem os benefícios associados ao produto, maiores as chances de querer comprar.
Por isso, trabalhar em diversas etapas do funil é importante para melhorar os resultados orgânicos e atrair um público qualificado, sem precisar apelar para ofertas agressivas o tempo inteiro.
SEO além do Google para investir
O investimento em SEO pode ser feito em diversos canais além do Google. Mas, antes de tudo, é importante entender que cada plataforma funciona à sua maneira para adaptar as estratégias.
Neste tópico, vamos conhecer algumas plataformas fortes em buscas e como elas podem ser usadas na sua estratégia de SEO.
O Pinterest é uma rede social popular na busca de inspiração e referências, especialmente quando se trata de projetos de casa, moda, beleza, culinária e muitos outros nichos.
No Pinterest, os usuários buscam por ideias, inspirações e soluções para suas necessidades e interesses específicos. Portanto, aproveitar a plataforma com títulos e descrições relevantes é uma forma de atrair público qualificado.
O Pinterest também é uma excelente plataforma para direcionar tráfego para o seu site. Ao criar pins que ofereçam valor aos usuários e os incentivem a clicar para obter mais informações, você pode gerar tráfego qualificado e potencialmente converter esses visitantes em clientes.
Além disso, o Pinterest oferece recursos como os Rich Pins, que fornecem informações adicionais diretamente nos pins, como preços de produtos, disponibilidade de estoque e muito mais. Isso pode ajudar a aumentar o engajamento e a conversão dos pins, tornando-os mais atraentes para os usuários.
Saiba mais: Como usar o Pinterest para atrair clientes para sua loja virtual
TikTok
O TikTok é uma das redes sociais mais populares da atualidade e com um índice de SEO altíssimo. Segundo uma pesquisa da Her Campus Media, a rede social é o mecanismo de busca preferido de 51% da Geração Z.
Esse dado se torna ainda mais importante quando entendemos que a Geração Z representa hoje cerca de 40% dos gastos de consumidores globais, alcançando em média US$ 143 bilhões em poder de compra.
Quem entende de inbound marketing, já sabe que para fazer com que o consumidor chegue até a marca, é preciso estar onde eles estão. Neste caso, o TikTok é uma rede social a se investir.
A rede é caracterizada pelos vídeos rápidos e informativos. Conteúdo mostrando tutoriais e dicas costumam funcionar bem, além de influenciar bastante os usuários da rede.
Segundo o estudo da Her Campus Media, 72% dos participantes compraram um produto depois de vê-lo no TikTok.
Com o Widget TikTok, os conteúdos postados na rede social podem ser republicados no site da loja virtual, deixando o ambiente mais vivo e dinâmico.
Outra rede popular na busca de produtos é o Instagram. O Brasil é o segundo país em número de usuários do Instagram, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Em um levantamento realizado pela Opinion Box, 92% dos participantes acessam a rede social ao menos uma vez por dia.
Essa mesma pesquisa mostrou que 79% acreditam que o Instagram pode aproximar pessoas e empresas. Além disso, 44% já usaram o Instagram para conversar com empresas.
O poder de influência na rede é tão grande que 61% afirmaram já ter comprado algo que um influenciador digital estava indicando ou usando.
De forma geral, as redes sociais influenciam nas compras de cerca de 85% das pessoas da Geração Z.
No Instagram, conteúdos semelhantes aos do TikTok com reels informativos e de dicas podem funcionar bem. Além disso, parcerias com influenciadores digitais são uma boa estratégia. Usar o perfil na rede como uma vitrine da loja virtual também é uma opção de conteúdo.
Use o Widget Instagram para repostar os conteúdos da rede social no site da sua loja virtual.
Investir em SEO é essencial para atrair clientes qualificados e fortalecer a sua marca na internet. Ter uma loja de qualidade é fundamental para reter os novos visitantes. Para isso, conte sempre com as soluções da Empreender.