O social commerce é uma tendência para o e-commerce que vem ganhando força mundialmente. A previsão é que em 2023 as lojas virtuais atinjam o faturamento de US $1,29 trilhão, representando cerca de 20% das vendas globais do e-commerce.
As redes sociais estão investindo cada vez mais em ferramentas de comércio nas plataformas e grande parte dos consumidores já utilizam as redes para buscar produtos.
Nesse artigo você vai ver como preparar o seu negócio para uma das principais tendências do comércio eletrônico.
O que é Social Commerce
De maneira objetiva e direta Social Commerce é usar as redes sociais como um canal de compra e venda. Embora grande parte das pessoas ainda desconheçam o termo, a prática tem se tornado cada vez mais comum.
Em uma pesquisa da Opinion Box a respeito da Social Commerce, 59% dos entrevistados alegaram não conhecer o termo, ainda assim, 71% dos consumidores brasileiros usam as redes sociais para fazer compras.
Por que aderir ao Social Commerce
Uma marca deve estar onde os seus clientes estão. As redes sociais já se tornaram parte da rotina dos brasileiros. Um levantamento da empresa NordVPN sobre os hábitos digitais dos brasileiros, constatou que as pessoas passam mais da metade da vida na internet. De acordo com a pesquisa, os brasileiros passam em média 41 anos conectados, o que equivale a 54% do tempo de vida médio da população.
De acordo com a mesma pesquisa, a soma de horas que os brasileiros acima de 18 anos passam na internet chega a aproximadamente 91 horas semanais. Desse tempo todo os usuários passam, em média, 12 horas e oito minutos por semana assistindo vídeos no YouTube e 11 horas e 19 minutos se dedicando às redes sociais, principalmente WhatsApp, Facebook e Instagram.
Além de fonte de entretenimento, as redes sociais se tornaram um mecanismo de busca para os consumidores. De acordo com a pesquisa da Opinion Box, 75% dos consumidores buscam produtos nas redes sociais.
Isso significa que se a sua loja ainda não usa as redes sociais como um canal de vendas, está perdendo clientes e dinheiro.
Principais redes sociais para Social Commerce
O Instagram lidera o ranking de redes sociais mais populares para fazer compras online. De acordo com a pesquisa do Opinion Box, 57% dos usuários utilizam a rede nas compras, em segundo lugar está o Google Shopping com 46% e logo atrás estão WhatsApp e Facebook com 40% cada um.
As mulheres são o público que mais utiliza o Instagram para fazer compras, 62% é adepta à modalidade enquanto 52% do público masculino compra na rede.
Veja aqui como colocar os seus produtos nos primeiros resultados do Google.
Como usar o Social Commerce na sua estratégia de vendas
O aumento de compras pelas redes sociais não significa que você deva substituir a sua plataforma de vendas. Pelo contrário, usar diversos canais de comunicação vai potencializar o seu negócio.
Para criar uma boa estratégia de Social Commerce é necessário primeiramente conhecer o seu público. Se o teu público for feminino, por exemplo, o Instagram é a plataforma ideal para fazer vendas. Já se o seu público for de pessoas acima de 50 anos, a melhor plataforma é o Facebook, que possui 48% de preferência.
Algumas redes sociais, como o Instagram e WhatsApp Business, já possibilitam a ativação de ferramentas de compra e venda diretamente na rede. Depois de descobrir qual a plataforma mais usada pelo seu público-alvo, produza conteúdos com uma chamada para ação para vendas.
Faça vídeos do produto
Se você tem o produto em mãos, produza conteúdos em vídeo mostrando como usar o produto, quais são seus benefícios, etc. Produza vídeos leves e interessantes que sejam capazes de prender a atenção do usuário.
Depois da explosão do TikTok, os conteúdos em vídeos curtos com duração entre 15 e 30 segundos se tornaram populares na Internet, com alto potencial de viralização.
Faça boas fotos dos produtos
Faça fotos de vários ângulos, com uma boa qualidade permitindo a visualização do cliente. Na legenda faça parágrafos curtos listando as características e benefícios do produto com uma chamada para ação. O Instagram permite que o usuário indique na própria foto o valor do item. Nunca dificulte o trabalho do cliente escondendo o valor do item, essa prática desestimula o consumidor a comprar de você, além de ser ilegal.
Contrate influenciadores para divulgar o produto
Contratar influenciadores digitais para fazer a divulgação dos seus produtos é uma ótima forma de impulsionar as vendas da sua loja virtual. Influenciadores conseguem impactar um grande número de pessoas diariamente, uma indicação de um influenciador pode aumentar as vendas em até 7.033%.
Um modelo de divulgação que não é cansativo para os usuários é a publicidade nativa, quando o influenciador ou anunciante usa a linguagem da plataforma para fazer a propaganda do produto ou serviço. Naturalmente vários seguidores do Influenciador visitarão o seu perfil por mera curiosidade. Se você aplicar as estratégias de Social Commerce nas suas redes sociais, conseguirá converter ainda mais vendas.
Para encontrar influenciadores digitais para divulgar a sua loja, experimente o OVNI, o aplicativo que conecta lojistas e digital influencers.
Conecte as suas redes sociais com a sua loja virtual
Quanto mais interessante for a sua loja virtual, mais chances você tem de chamar a atenção do consumidor. Os brasileiros estão entre os usuários de redes sociais mais engajados do mundo.
Com o aplicativo Widget você consegue exibir as melhores postagens do seu feed no Instagram e TikTok na página inicial da sua loja ou nas páginas dos produtos. Você também pode exibir postagens de influenciadores e clientes.
Veja como fazer a integração:
Leia também: Como conectar as redes sociais a sua loja virtual.
Atendimento ao cliente por meio das redes sociais
Como já vimos até aqui, as redes sociais são um potente canal de vendas que muito podem agregar nos resultados da sua loja virtual. Mas nem só de fotos bonitas e pitch e vendas é composto um perfil.
Segundo o Relatório Zendesk CX 2021, 31% dos clientes compraram de uma nova empresa em 2020, e 64% deles utilizaram um novo canal de suporte para realizar essas compras, e, dentre esses canais, os principais envolvem as redes sociais.
Muitos clientes buscam atendimento das empresas nas mensagens diretas das redes sociais devido a sensação de proximidade causada pelas redes. WhatsApp, Messenger e Instagram estão entre as principais ferramentas de atendimento e suporte.
Portanto, se você ainda não usa esses canais como meio de comunicação com os clientes, recomendamos que adote a prática o quanto antes.
Para atendimentos por WhatsApp, o aplicativo mais recomendado é o SAK. Com o app, com um único número de celular você consegue montar uma equipe de suporte, mesmo remota, para atender aos clientes.
Além disso, o SAK é líder em conversão na recuperação de carrinhos e boletos abandonados, mensagens de pós-venda e novidades em geral.
Agora que você já descobriu como usar o Social Commerce para impulsionar as vendas da sua loja, não deixe de conferir como melhorar o atendimento da sua loja virtual.