Usar storytelling no e-commerce é uma das melhores maneiras de gerar conexão com o cliente e fazer mais vendas, sem usar técnicas agressivas. As histórias estão presentes na humanidade desde o início da civilização e fazem parte do dia a dia de todos nós.

Seja em uma conversa informal onde falamos sobre como foi o nosso dia, quando lemos um livro ou assistimos a filmes e séries, estamos sempre engajados em uma boa história.

Nesse texto, vamos falar sobre o que é storytelling, quais as vantagens de aplicar a contação de histórias nas suas vendas e como fazer isso. 

O que é storytelling

Storytelling nada mais é que o termo em inglês que significa contar histórias. É uma forma de transmitir ideias e mensagens de maneira envolvente para o receptor.

A prática de usar histórias para transmitir ideias sempre foi muito usada pelos seres humanos. Desde as civilizações mais antigas, as histórias são um recurso para ensinar, inspirar, entreter.

As histórias permitem que as pessoas se conectem emocionalmente com as ideias e as informações transmitidas, o que as torna mais memoráveis e significativas. Por essa razão, o storytelling tem sido usado em diversas áreas, incluindo a religião, a política, a educação e, mais recentemente, nos negócios e no marketing.

Por que usar storytelling no e-commerce

Diariamente, os consumidores são bombardeados com milhares de anúncios das mais variadas empresas tentando vender algo para eles. São anúncios que interrompem sua atividade, lotam as caixas de entrada do e-mail em busca de uma passada de cartão.

Essa prática, além de ser invasiva, é bastante irritante para a maioria das pessoas. Porém, as vendas são essenciais para um negócio sobreviver e não há nada de errado em ofertar.

Contudo, é importante usar as estratégias certas para conquistar o tão desejado sim do cliente.

O uso de histórias é uma forma não agressiva de oferecer os produtos ao consumidor. veja algumas vantagens de usar o storytelling para vender no e-commerce.

Gera conexão emocional com o consumidor

Uma história bem contada tem a capacidade de fazer o consumidor se enxergar dentro dela. A identificação com o cenário, personagens e acontecimentos pode gerar conexão do consumidor com a história e, consequentemente, com a marca.

Engajamento com a marca

Uma boa história prende a atenção da audiência e aumenta o tempo de engajamento com a marca. Além disso, é natural que ao se identificar com a história contada, o cliente queira falar sobre o assunto.

Isso pode aumentar a interação nas redes sociais da empresa, assim como estimular o compartilhamento da história com outras pessoas.

Memorabilidade

Quando ouvimos uma história (e gostamos) temos mais facilidade para lembrar delas do que informações soltas.

Uma história bem contada tem o poder de permanecer na mente do cliente por muito tempo. Assim, a marca também permanece na mente do consumidor.

Como aplicar técnicas de storytelling no e-commerce

Usar o storytelling no e-commerce é muito efetivo para conquistar clientes e fazer mais vendas. Porém, não basta apenas contar qualquer história. É preciso fazer de forma estratégica. Veja a seguir algumas dicas importantes.

Conheça o seu público-alvo

Conhecer quem é o seu público-alvo, quais são suas dores e o que desperta sua atenção é importante para contar histórias que causem impacto de verdade.

Quando uma história apresenta uma narrativa similar a do consumidor, ele se identifica com a trama e, consequentemente, os resultados aumentam.

Apresente o produto como a solução para um problema

Uma das formas de storytelling mais usadas no marketing digital é a apresentação do produto como a solução para um determinado problema do cliente.

Para exemplificar como esse tipo de narrativa é usada, vamos citar um caso real onde essa estratégia foi usada.

Uma clínica de depilação a laser disparou para a base de leads do e-mail marketing um texto contando a história de Maria.

Maria era uma mulher que sofria todos os meses com a dor de fazer depilação com cera. Além da prática ser muito desconfortável e dolorosa, tinha um prazo de validade.

Em 30 dias os pelos cresciam de volta e Maria precisava passar por todo aquele desconforto de novo.

Certo dia, Maria descobriu a “clínica x de depilação a laser” e comprou um pacote. Hoje, Maria não sofre mais com as dores da depilação e nem precisa se preocupar com o crescimento de novos pelos. Ela se sente mais segura e feliz. 

Além disso, quando comparamos os gastos da cera com o valor do laser, a longo prazo o custo benefício da depilação definitiva é muito maior.

Ao final do e-mail, a clínica convida o público a fazer como Maria e comprar um pacote.

Use o produto como personagem da história

Ao contar uma história, nem sempre o produto precisa aparecer como protagonista da narrativa. Em alguns casos, ele aparece apenas como um personagem coadjuvante, presente em um momento importante.

É o que acontece em comerciais da Coca Cola, por exemplo. Em seus anúncios publicitários, as características e benefícios do refrigerante não estão sendo apresentadas como a solução para uma dor do público.

Normalmente, os comerciais mostram momentos em família ou entre amigos. A bebida é colocada como algo que está sempre presente nesses momentos. 

Dessa forma, as pessoas associam às emoções positivas desses momentos com a Coca Cola, justificando o slogan abra a felicidade.

Esse tipo de narrativa, via de regra, tem o intuito de emocionar o consumidor e gerar conexão emocional com a marca.

Uma outra marca que usou esse tipo de storytelling para vender foi a Edeka, a maior empresa de supermercados da Alemanha. A campanha de natal contava a história de um pai que estava triste por estar sozinho no Natal.

Com o intuito de reunir a família, o pai manda avisar aos filhos sobre sua morte. Quando eles chegam para o funeral, veem o pai saudável e ele questiona “de que outra forma poderia reunir todos novamente”.

Nesse comercial, os itens da ceia de Natal (produto vendido no mercado) são expostos como parte da história mas não detém o protagonismo.

Quais os melhores canais para usar o storytelling no e-commerce

O storytelling pode ser aplicado em diversos momentos, com diferentes objetivos no e-commerce, por meio de diferentes canais de comunicação com o cliente. Alguns canais podem são:

  1. Seção sobre nós: a seção “sobre nós” é um excelente espaço para contar a história por trás da marca, como ela surgiu, quais são seus valores e onde gostaria de chegar. É uma boa oportunidade de gerar identificação do cliente com a marca, mostrando que os valores da loja são semelhantes aos seus. 
  1. Descrições de produtos: a descrição dos produtos é um espaço pouco explorado por muitas lojas virtuais. Contudo, é possível usar o texto da descrição para causar um impacto positivo, mostrando para o cliente o quanto aquele produto será útil para ele.
  1. Redes sociais: as redes sociais, como o Instagram e TikTok são um prato cheio para contar histórias. Os usuários das redes sociais não estão interessados em consumir conteúdos técnicos em seu momento de lazer. Sendo assim, usar o storytelling é essencial para trazer entretenimento, gerar conexão com os seguidores e aumentar o engajamento com a marca.
  1. E-mail: o e-mail também é um ótimo canal para compartilhar histórias com os clientes. Além disso, o formato do e-mail permite que a loja use mensagens mais longas. Dessa forma, é possível explorar bastante o storytelling.
  1. Anúncios: todos os dias os consumidores são expostos a milhares de anúncios. Alguns estudos mostram que o nosso cérebro já ignora grande parte da propaganda que vemos. Sendo assim, usar storytelling nos criativos do e-commerce é uma forma de se diferenciar da concorrência e anunciar sem ser irritante.

Essas são algumas formas de usar o storytelling no e-commerce, mas você pode adaptar as técnicas de acordo com o seu negócio, nicho e público-alvo. Para descobrir mais estratégias de vendas para o e-commerce, continue acompanhando o blog.