Está pensando em confeccionar camisetas? Ou já trabalha com isso e está na dúvida se deve mudar o método do seu trabalho?

Antes de tomar qualquer uma das decisões acima é importante ter conhecimento tanto de sublimação ou impressão direta. O principal motivo para isso é que você não acabe jogando dinheiro fora, ao fazer uma escolha precipitada e depois não tirar o devido proveito do material escolhido.

Confira então um pouco sobre os dois processos e depois decida se irá trabalhar com sublimação ou impressão direta.

Tudo o que você precisa saber sobre sublimação

O nome da técnica vem de um processo químico, o qual é chamado de Sublimação. O que ocorre nesse processo é passar uma substância do estado sólido ao gasoso, sem esta substância se tornar líquida no meio do processo.

E quando falamos de impressão, a técnica faz jus ao seu nome de origem. A tinta sublimática será aquecida e irá chegar ao estados gasoso. Após isso, em um tecido tratado corretamente para esse tipo de impressão, a tinta gasosa terá passado do papel para o prensador (que estará quente) e com o prensador a imagem será passada para o objeto desejado.

Um ponto forte dessa técnica diferente de silk e impressão direta, é que a sublimação após feita em tecidos não irá precisar de película protetora. Esse talvez seja um diferencial na escolha entre sublimação ou impressão direta.

Sublimação total

Já viu nas vitrines e nas ruas algumas camisetas e calças que são cobertas com uma arte em toda superfície? Para fazer esse tipo de vestimenta é necessário não apenas usar a técnica da sublimação. Esse estilo é feito com sublimação total.

Para utilizar essa técnica é necessário que o material seja branco. A arte será estampada em todo o tecido e somente após o processo pronto é que irá cortar e costurar a roupa.

Em quais materiais se aplica a sublimação?

Muitos materiais permitem o aplique da arte pela sublimação. Metal, plásticos, vidros, canecas e tecidos. Todos eles podem ser produtos personalizados por esta técnica.

Tem apenas um detalhe sobre o aplique em tecidos. É necessário o tecido ser sintético ou híbrido. Exemplos:

  • 100% ou Poliéster com outro tecido
  • Malha PA (poliéster com algodão)
  • Malha PV (poliéster com viscose)

O tecido que você escolher irá depender do resultado esperado na aplicação. Se você quer que as cores fiquem mais vívidas um tecido 100% poliéster é o ideal. Agora se quiser uma coloração menos intensa os tecidos híbridos serviram bem para o resultado final.

Mas só para deixar claro, o melhor resultado na impressão sempre será no tecido 100% poliéster. Quanto maior a porcentagem de tecido sintético melhor a impressão.

Como manipular?

Primeiramente, vamos descrever abaixo alguns itens necessários para utilizar a técnica de sublimação:

  • Impressora sublimatica;
  • Papel sublimatico;
  • Tinta sublimática;
  • Tecido com no mínimo 60% de fibras sintéticas;
  • Prensa.

O primeiro passo é fazer a sua arte. Hoje em dia pode ser feito de diversas maneiras manual ou digital, os programas mais usados são o Photoshop e o CorelDRAW.

Se a arte foi feita manualmente você terá de passar ela para o computador e finalizá-la nos programas acima citados.

Agora você irá preparar sua impressora sublimatica. Colocar as tintas certas e o papel certo nos locais indicados pela impressora.

Imprima a sua arte. Agora coloque o tecido sobre uma superfície lisa e firme, sobre o tecido coloque o papel impresso com a arte voltada para o tecido. Com a prensa quente (200°) pressione o papel contra o tecido por 20 segundos.

Após seca a tinta lave o tecido 2 vezes para tirar o excesso. Pronto seu produto está pronto.

 

Limitações

A dificuldade com a técnica da sublimação é que você  não consegue usar a cor branca. Ou seja tenha isso mente na hora de construir sua arte e em como irá utilizar a cor da blusa para uma arte bela.

Uma segunda dificuldade que você não consegue aplicar a sublimação em qualquer tecido. É necessário ter 60% de fibra sintética. O que torna seus produtos limitados, caso queira utilizar tecidos extremamente macios.

Agora vamos ver um pouco sobre a impressão direta, e assim você possa decidir entre a sublimação ou a impressão direta.

Tudo o que você precisa saber sobre impressão direta

Assim como o nome a impressão direta é literalmente imprimir sua arte diretamente no pano.

Como você conseguir ver acima, existem técnicas de impressão que dependem de uma prensa ou silk, para que a tinta passe para o tecido.

Já com o avanço da tecnologia hoje é possível utilizar máquinas impressoras que podem imprimir em pano.

Quais tecidos usar?

Uma vantagem sobre a técnica de sublimação que a impressão direta tem é que ela pode fabricar produtos em qualquer tipo de tecidos, isso inclui algodão, seda, poliéster, híbridos e entre outras opções que o mercado pode te oferecer.

Ou seja, você decide a qualidade que quer oferecer ao seu cliente, desde roupas mais macias a roupas esportivas.

A DTG, direct to garment (direto no tecido), para que a tinta fixe que no fio (pinte o fio), necessita que os tecidos recebam um tratamento antes da impressão.

Existem duas formas de você preparar o tecido, veja a seguir.

Offline:

Precisa de uma pessoa para colocar o tecido em uma superfície plana e espirrar um pouco de água em todo o tecido ou apenas na área em que a arte será colocada. Com um spray você deverá espirrar sobre uma prensa térmica (processo mais utilizado) ou transferi-lo a um papel. E assim hidratar o tecido para a pintura.

Inline:

Esse processo já é mais automatizado assim como a própria impressão. Você irá colocar o tecido direto na impressora e ela mesmo irá fazer o tratamento e logo em seguida a impressão.

Os dois processos não são difíceis. Tudo vai depender da sua preferência no resultado que cada um vai fazer.

Lembrando que tecidos brancos ou claros nem sempre irão precisar de tratamento. Irá depender do pano.

Que resultado esperar?

Cada tipo de tecido irá trazer um resultado diferente na aplicação da tinta. Por isso você deve estudar que tipo de arte combina com que tipo de tecido. Dessa forma você irá conseguir formar combinações únicas e belas, que irá atrair a muitos clientes.

Obter um produto como o de sublimação total, é bem fácil quando se usa a impressão direta.

Para uma resultado de qualidade você deve usar material de qualidade. Então pesquise bem qual máquina impressora você irá comprar. Não adianta de nada pagar caro por algo que não presta.

Escolha com cuidado as tintas que vai usar e a combinação de cores para cada arte.

Isso tudo influencia muito no resultado final e nas vendas do seu produto.

Um diferencial

Normalmente os outros tipos de impressão não conseguem pintar em um tecido a cor branca. Esse é um dos grandes diferenciais neste estilo de impressão. E talvez será algo que irá te ajudar a decidir entre a sublimação ou impressão direta.

Limitação

A maior limitação que você poderá encontrar ao escolher é impressão direta é o preço. Trabalhar com maquinário grande pode ser um investimento pesado a princípio. O segundo ponto a se considerar é gasta muita água por causa do tratamento do tecido. Porém se deseja fabricar com tecidos mais nobres, é o preço que terá que pagar.

Por isso que você deve pesquisar sobre todos os métodos antes e qual valerá a pena para o seu bolso.

Caso você já trabalhe com camisetas e outros tipos de tecidos, faça um teste. Veja se você realmente irá gostar do resultado antes de decidir qual dos métodos irá adotar ou continuar a usar entre sublimação e impressão direta.

Tenha em mente as duas técnicas são muito boas e com o devido estudo te darão resultados excelentes. Agora você só precisa decidir qual das duas irá ser melhor para você e seu negócio.