Um item muito comum nos dias de hoje e que quase toda família ou pessoa deseja é ter uma camiseta personalizada. Alguns locais como clubes, igrejas e até empresas também procuram confeccionar camisetas únicas para um evento próximo.

Entrar no ramo de vender camisetas não é um mal negócio, mas primeiro você precisa conhecer algumas técnicas de confecção, entre elas você deve saber o que é transfer. Confira mais abaixo sobre.

O que é transfer?

A palavra transfer no dicionário literalmente significa, passar de um local para outro. Ou seja, é uma transferência, independente de qual seja os materiais envolvidos.

A arte designada como transfer é transferir uma imagem de um papel para um produto que será vendido. Tais produtos podem ser canecas, camisetas, garrafinhas, chinelos e outras opções.

A tecnica para camisetas

Um dos produtos feitos com a técnica do transfer são as camisetas. Literalmente você vê este tipo de camisetas em quase qualquer loja que venda roupas. Também são as camisetas os produtos mais almejados em conferência, eventos e até em empresas.

O procedimento é praticamente igual ao dos outros produtos. O que você deve prestar atenção quando se fala de transfer para camisetas é o tipo de camiseta que você irá usar para customizar.

Quanto menos fibras sintéticas na camiseta melhor será o resultado. Geralmente são utilizadas camisetas 100% algodão para esta técnica. Tecidos híbridos também irão funcionar, mas a maior porcentagem sempre tem que ser do tecido natural.

Outro cuidado a ter é a lavagem. Ao vender suas camisetas feitas com a técnica do transfer instrua o cliente como lavar. No caso é lavagem simples, sem deixar de molho, não use alvejante. E preferencialmente lave a camiseta ao avesso.

Como fazer um transfer e qual material usar

Para criar as suas camisetas personalizadas você irá precisar do seguinte material e insulmos:

  • Impressora adaptada com Bulk-ink;
  • Prensa térmica;
  • Papel transfer;
  • Tinta transfer.

Você não irá conseguir fazer seus produtos se você utilizar impressora comum, papel comum e tinta comum. As tintas usadas devem ser ou tinta sublimática ou tinta pigmentada.

Veja alguns exemplos de papel transfer:

  • Transfer litográfico;
  • Transfer digital;
  • Transfer de algodão;
  • Transfer Power Film;
  • Transfer sublimático.

Tenha em mente que esse tipo de trabalho em qualquer outra técnica irá usar materiais especiais

Agora vamos ver o que é o transfer na prática. Primeiro você deve fazer sua arte, mesmo se foi feita a mão você deverá digitalizar ela para o computador e vetoriza-la nos programas photoshop ou corelDRAW. Recomendamos estes programas para que a imagem seja de qualidade e não pixelada, estragando o produto final.

Após carregar a impressora com as tintas e ter colocado o papel transfer no local correto, pode imprimir sua arte. Depois disso você deve posicionar corretamente a arte no produto que já estará na prensa térmica.

A prensa deve aquecer e comprimir a impressão no produto simultaneamente. Somente assim sua arte será passada para o produto. Agora a transferência está completa.

Se o seu produto for uma camiseta lave-a antes de colocar para venda.

Prós e Contras ao utilizar o transfer

Um grande benefício com o transfer é que o trabalho tem excelentes resultados se feito com zelo e seguindo as indicações de como usar cada item.

A técnica é prática e econômica. Diferente de outros processos, fazer uma tiragem em larga escala não é complicada com o transfer já que você terá que simplesmente imprimir o papel. E caso seu cliente deseja apenas uma unidade você pode fazê-la sem nenhuma complicação.

O gasto do material também é baixo, por isso utilizar a técnica do transfer possui um bom custo benefício.

Produtos personalizados, geralmente feitos com transfer, possuem uma alta demanda de venda em períodos festivos e feriados. Quem não quer uma caneca temática do natal?

Um diferencial com o transfer é a possibilidade de utilizar produtos de cor escura. O que muitas vezes é uma dificuldade para outras técnicas de impressão.

Já uma das desvantagens do transfer para camisetas é que a técnica não pinta o fio do tecido. Ou seja a imagem é como se fosse um super adesivo, mas que demora a perder sua cola.

Outra desvantagem é a durabilidade da arte. Como dito acima o fio do tecido não é pintado, então com o passar do tempo ao ser usada e lavada a camiseta a imagem vai desbotando e quebrando.

Mas fique tranquilo, a maioria do clientes sabem o tipo de produtos que estão comprando quando se trata de camisetas. E principalmente camisetas customizadas as pessoas tendem a usar menos que o normal. Seu cliente terá bastante tempo para usar a camiseta.

Se atualize sempre

A ciência está sempre crescendo e trazendo novas descobertas para o mundo.

No mundo dos negócios não é diferente, ainda mais quando é no mundo da arte em produtos. “O que é o transfer” estará sempre sendo atualizado. Por se tratar de uma técnica de impressão para personalizar os produtos, a tendência será sempre criar um jeito inovador de fazer isso, para que uma empresa sempre supere a sua concorrência.

Por isso fique atento ao mercado, faça parte de um grupo de desenvolvedores de técnicas de impressão e de transfer. Você não deve ficar para trás.

Deixar de se atualizar será o primeiro passo para que todo o seu trabalho vá embora pelo ralo.

Pronto para fazer sucesso

O que é o transfer no mercado? Pessoas que trabalham com essa técnica usando produtos de qualidade e com criatividade para as artes estão sempre crescendo no mercado.

Como já dito acima, muitas famílias, amigos, associações, empresas e até mesmo indivíduos, anseiam ter uma camiseta ou outros produtos personalizados. Além de que alguns itens como camisetas, canecas, chinelos, entre outros, fazem parte do dia a dia de um ser humano.

Além que em feriados como Natal, Ano Novo, Dia do Pais, Dia da Mães. Esses tipos de produtos vendem como se estivem caindo do céu. E como sempre alguém estará fazendo aniversário, sempre vem alguém comprar produtos personalizados ou para presentear ou para personalizar a festa.

Por isso a venda destes produtos nunca irá parar de acontecer. Investir no mercado transfer é investir em produzir itens necessários. Produtos necessários de qualidade tendem a não ficar parados na vitrine da loja.

Utilizar ou não a técnica?

Após ler sobre o que é transfer detalhadamente, talvez você ainda tenha dúvidas ou esteja um pouco receoso em usar esta técnica ou até mesmo receoso se deve iniciar uma empresa neste ramo.

Isso é normal. Aliás investir em material para algo que você não tem certeza se irá dar certo ou não é um risco.

Em relação ao transfer você pode ter certeza que com produtos de qualidade você terá o retorno esperado e sua empresa continuará crescendo. Caso ache o transfer um tanto arriscado, investir na impressão direta em camisetas pode ajudar.

Agora se sua dúvida é sobre o ramo de camisetas e produtos personalizados, recomendamos que você faça uma pesquisa de campo. Veja na sua cidade e estado como está o mercado, como seus futuros concorrentes trabalham, o que as pessoas desejam de uma empresa de produtos personalizados, entre outros.

Após isso monte uma estratégia de marketing real. Invista aos poucos, faça sua marca conhecida. E você não irá se arrepender de ter escolhido este mercado e o transfer.