As vendas em dispositivos móveis, como smartphones e tablets,  são uma das principais tendências do comércio eletrônico não somente para a atualidade, mas também para os próximos anos. 

De acordo com um levantamento da Capterra, 64% dos brasileiros se consideram mobile first, traduzido de forma literal como “dispositivos móveis primeiro”. Essa é uma boa razão para a sua loja virtual aderir ao mobile commerce o quanto antes, não acha? Leia para aprender sobre o tema e confira nossas dicas!

O comportamento do consumidor brasileiro é mobile first

A projeção do IBGE indica que o país tem 214 milhões de habitantes e segundo a 33ª Pesquisa do Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas elaborada pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (FGV), atualmente existem 242 milhões de smartphones em uso no Brasil

Sendo assim, a quantidade de aparelhos ultrapassou a quantidade de pessoas no  território nacional. Os números aumentam ainda mais quando notebooks e tablets são acrescentados aos dados, pois os brasileiros têm 352 milhões de dispositivos portáteis e de acordo com o estudo, isso equivale a 1,6 por pessoa.

É notável a preferência dos consumidores brasileiros por realizar diversas transações online através do celular, seja através de compras, pagamentos ou lazer com o uso das mídias sociais.  Desse modo, fica bem mais fácil entender as razões que levaram ao aumento das vendas em dispositivos móveis. Veja o infográfico abaixo:

Vendas em dispositivos móveis

Mobile commerce: dados sobre as vendas em dispositivos móveis

Os brasileiros entendem que navegar na internet e fazer compras online, é muito mais prático através dos smartphones, por isso é importante que as lojas virtuais estejam otimizadas para o mobile e ofereçam uma boa experiência de usuário.

Conforme a pesquisa da Capterra mencionada anteriormente, cerca de três quartos dos consumidores usam com frequência o celular para realizar compras online. As razões mais mencionadas para isso são:

  • Facilidade de acesso – 65%
  • Transações rápidas – 45%
  • Conveniência – 35%
  • Usabilidade – 23%
  • Opções de pagamento – 20

De acordo com a Opinion Box, 80% dos brasileiros com smartphone fizeram pelo menos uma compra via app ou site móvel nos últimos 30 dias e estão satisfeitos com a sua experiência de mobile commerce.

Se os brasileiros gostam de comprar online, o comércio eletrônico nacional tem que estar cada vez mais apto para atender essa demanda e consequentemente, aumentar suas vendas em dispositivos móveis, não é mesmo?

Vendas em dispositivos móveis

Dicas para sua loja aumentar as vendas em dispositivos móveis

1. Site responsivo e navegação otimizada

Escolher uma plataforma de e-commerce pode não ser uma tarefa simples, porém é um passo fundamental que interfere nas vendas em dispositivos móveis e no sucesso do seu negócio, inclusive no ranqueamento do Google.

Sendo assim, verifique e compare questões como responsividade, quantidade de temas e integrações para agregar funcionalidades. Um site responsivo, ou seja, projetado para se adaptar automaticamente a qualquer tela, independente do tamanho, sem perda de qualidade, oferece uma experiência muito melhor aos seus clientes.

Uma boa alternativa é criar páginas de vendas para os seus  produtos com o aplicativo Landing Page, uma automação com vários templates responsivos, editáveis e personalizáveis, exatamente para quem não quer perder tempo ou não entende nada de programação nem design.

Vale ressaltar que a navegação do site para dispositivos móveis deve ser intuitiva, com botões grandes, visíveis e clicáveis, além de menus desenvolvidos para telas menores.

2. Aplicativo móvel 

Caso tenha condições para investir um pouco mais, criar um aplicativo móvel para a sua loja virtual pode ser mais uma maneira de agregar valor ao seu negócio e aumentar as vendas em dispositivos móveis, oferecendo uma experiência personalizada e otimizada

Vendas em dispositivos móveis

Pagamentos online

Os pagamentos com cartão de crédito ainda são a preferência dos consumidores brasileiros, principalmente por meio do parcelamento. Entretanto, outras opções vêm ganhando bastante popularidade, como o PIX e QR Code, além do clássico boleto.

Sendo assim, oferecer alternativas ajuda a aumentar as vendas em dispositivos móveis, pois torna o processo de finalização de compras mais fácil e rápido para todos os clientes.

3. Integração com redes sociais

Conectar as suas redes sociais à sua loja virtual, é mais uma possibilidade para os empreendedores que querem se aproximar dos leads, clientes e seguidores, fornecendo a oportunidade de comprarem diretamente das postagens e/ou anúncios, aumentando as conversões e exposição da sua marca. 

O aplicativo Widget, é a solução perfeita para integrar sua loja com as redes sociais Instagram e TikTok, adicionando as imagens e vídeos do feed ao seu site.

Além disso, vender em grupos no WhatsApp é uma alternativa bastante viável, possibilitando também a criação de comunidades online nessa rede social. Conheça o Whats.ly, uma ferramenta de automação que consegue executar a tarefa em poucos passos, ajudando a fazer um canal de vendas em dispositivos móveis.

4. Incentive as avaliações

As avaliações são um recurso muito poderoso no e-commerce, pois podem ser um fator decisivo para decisões sobre uma compra. Uma pesquisa do Capterra identificou que 52% dos consumidores leem reviews de produtos ou serviços antes de comprá-los, 

Desse modo, é importante estimular os clientes a opinarem sobre as compras ou também utilizar o aplicativo Lily Reviews para importar e adicionar automaticamente comentários aos produtos da sua loja, ajudando a aumentar a credibilidade do seu negócio online e alavancar o faturamento.

Vendas em dispositivos móveis

5. SEO para e-commerce

O SEO para lojas virtuais consiste em otimizar o seu site para os mecanismos de buscas e é fundamental até mesmo para a pesquisa por imagens ou por voz, uma tendência eminente no comércio eletrônico.

O cadastro dos seus produtos pode ser feito automaticamente com o aplicativo Automágico,  assim, sobra muito mais tempo para caprichar em descrições precisas e detalhadas, incluindo as variações. 

8. Análise de dados

Acompanhe as métricas de desempenho do site mobile, faça teste e busque entender como os clientes interagem com a sua loja. Desse modo, é possível identificar problemas e oferecer uma experiência cada vez mais personalizada.
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