5 dicas para cadastrar produtos em loja virtual

Cadastrar produtos em loja virtual, certamente é uma das tarefas mais cansativas para quem possui um negócio online. Afinal, é necessário investir bastante tempo e redobrar a atenção para incluir os itens que serão vendidos e exibidos às pessoas que chegam até o seu site.

Além disso, essa etapa é extremamente importante para montar uma vitrine atrativa para os clientes, leads e motores de busca. Sendo assim, para estar a frente da concorrência, é necessário pensar em todos os detalhes, como nomes, fotos, referências, descrições, marcas, medidas e variações.

Leia esse artigo e confira nossas dicas para acelerar esse processo.

Como cadastrar produtos em loja virtual

A maneira tradicional de cadastrar produtos em loja virtual, é bastante burocrática, pois envolve também questões referentes a emissão de nota fiscal e o código de barras.

Além do nome, alguns campos importantes para a inclusão de produtos no comércio eletrônico são dados como: 

  • Código (SKU): referência de controle interno para o item único;
  • Preço de venda: valor que o produto será comercializado;
  • Unidade de comercialização: unitário, peça, quilo, grama.
  • Condição: novo, usado ou não especificado;
  • Informações sobre o frete (grátis ou não), etc.

Confira  a seguir os principais passos e dicas para cadastrar produtos em loja virtual, inclusive de maneira massiva.

5 dicas para cadastrar produtos em loja virtual

O cadastro de produtos em loja virtual é fundamental para alavancar as vendas online, pois, uma das principais razões para carrinho abandonado no e-commerce, é justamente a falta de informações sobre os itens. Separamos 5 dicas para ajudar na tarefa de otimizar e automatizar esse processo:

1. Crie categorias para organizar os produtos

O comércio eletrônico possui uma gama de mercadorias bastante extensa, gerando assim um estoque diversificado. Separar e organizar os itens por categoria é essencial para melhorar a experiência do cliente, promovendo rapidez na busca pelo produto desejado e auxiliar na finalização da compra. Veja exemplos para uma loja virtual de roupa:

  • Categoria: camisa
  • Subcategorias: manga curta, manga longa…
  • Características: com botão, lisa, estampada, tecido…
  • Variações: cores, tamanhos…

Sempre pense em como o usuário tenta encontrar as peças vendidas em seu site.

2. Planeje as palavras-chave 

As palavras-chave corretas são fundamentais na otimização para os mecanismos de busca. Os anúncios são eficazes, mas o tráfego orgânico não deixa de ser relevante para um negócio online e deve estar em suas estratégias.

Se desejar, é possível pesquisar e escolher os termos mais buscados pelo seu público-alvo em ferramentas gratuitas do próprio Google, como o autocompletar, o Google Trends e o planejador de palavras-chave. Aqui em nosso blog já falamos sobre SEO para e-commerce.

3. Faça títulos atrativos 

Os títulos dos produtos também têm bastante relevância para deixar a sua loja virtual bem ranqueada nos motores de busca. Invista sempre em formas criativas para tornar os produtos mais atrativos aos olhos dos seus clientes. Confira ideias com características que não podem faltar em um bom título:

  • o que é o produto;
  • quais as características;
  • qual a utilidade;
  • quais os diferenciais;
  • qual fabricante ou marca produz.

O título do produto não somente fala sobre ele, mas também facilita a identificação e a otimização da busca dele pela internet. 

4. Descreva os produtos com precisão

Descrever cada item nos mínimos detalhes é um ponto fundamental para aumentar os índices de conversão, portanto não meça esforços e cite cor, tecido, numeração, diferenciais como botões, zíper, alça, etc. 

Não copie as descrições de outros sites, pois assim como nas dicas anteriores essa etapa interfere no posicionamento da sua loja no Google e outros buscadores. 

Foque nas especificações técnicas e lembre que essa etapa deve demonstrar a qualidade do seu produto, para não haver dúvidas de que a sua loja é a melhor opção.  Sendo assim, coloque o máximo de informações para os seus clientes.

5. Use imagens e vídeos de alta resolução

No e-commerce, cada detalhe precisa ser planejado para atrair a atenção dos clientes e se destacar perante a concorrência. Certamente, esse é um dos motivos pelos quais as imagens e os vídeos possuem um papel importante no momento de cadastrar produtos em loja virtual. 

O ser humano é visual e as mídias agregam bastante valor na descrição dos itens. Além disso, dê preferência aos arquivos em alta resolução, não se limitando a usar somente as  imagens disponibilizadas pelo fabricante ou fornecedor.

Vale lembrar que também é necessário usar as palavras-chave nos nomes desses arquivos para otimizar ainda mais a sua loja. 

É notável que cadastrar produtos em loja virtual vai muito além da organização e descrição dos itens vendidos. É uma tarefa que interfere diretamente na decisão de compra e seguindo as nossas dicas, é possível aumentar as suas vendas. 

Agora confira uma opção para fazer o cadastro em massa de produtos, sem perder muitas horas, utilizando apenas um aplicativo. Dessa maneira, não é preciso importar item por item, e sobra tempo para investir nas estratégias de crescimento.

Cadastre os produtos automaticamente com o Automagico

Não precisar fazer as alterações item por item é o sonho de todo lojista virtual, por isso, a Empreender desenvolveu a melhor solução para esse problema: o app Automagico

Essa ferramenta permite a importação automática de milhares de produtos, garantindo modificações simultâneas, de maneira prática e rápida. Veja como é fácil criar produtos no Automagico:

Deu para perceber que a tarefa de cadastrar produtos em loja virtual fica muito mais fácil com essa integração disponível nas principais plataformas de e-commerce, como Shopify, Nuvemshop, Tray, Woocommerce e Cartpanda. 

Sua loja cheia de produtos, como em um passe de mágica. Gostou? Assine agora mesmo o Automagico!