como cadastrar produtos em massa na loja virtual

Cadastrar produtos em sua loja virtual é algo que demanda um longo investimento de tempo. Seu sonho é realizar essa tarefa em poucos cliques? Continue lendo este artigo.

Tempo é dinheiro! Literalmente esse é o lema da vida dos empreendedores. Afinal, quando você consegue otimizar e automatizar processos, sobra tempo para elaborar e executar estratégias que tornarão o seu negócio mais lucrativo.

Você já parou para pensar nisso? Nós já mostramos como os melhores apps para e-commerces podem te ajudar nessa missão. Veja abaixo outros dados bastante interessantes, sobre como incluir produtos em massa na sua loja virtual.

Cadastro de produtos é um desafio para o e-commerce

Embora seja uma ação repetitiva e muitas vezes chata, cadastrar produtos na sua loja é imprescindível. Além disso, a maneira como você faz isso, interfere diretamente na experiência dos seus clientes.

O E-commerce Quality Index ou EQI, estudo que mostra diversos aspectos do e-commerce na América Latina, aponta que no Brasil, há um nítido obstáculo operacional no comércio eletrônico: o cadastro de produtos!

O EQI é baseado em 5 pilares:

  • Image score: número de imagens presentes na página;
  • Rating score: nota média do produto avaliada pelos consumidores;
  • Description score: número de palavras no campo da descrição do produto;
  • Search score: nota média baseada no número de caracteres no título e se o produto está cadastrado em alguma categoria no site;
  • Review score: número de comentários sobre o produto na página;

Segundo a pesquisa, o Brasil foi o país com a maior nota da América Latina, 45%, ficando 2% acima da média geral em 2021. Percebemos que esse é um resultado que pode ser melhorado (e muito!), não é mesmo? O recomendado é que os sites atinjam no mínimo 60 pontos.

Ou seja, o cadastro de produtos em massa ou não, é um problema que afeta lojas virtuais de todos os portes, e o maior desafio é conseguir oferecer experiências de compra que sejam semelhantes ou superiores às das lojas físicas. 

Para estar à frente dos seus concorrentes, é fundamental fornecer o maior número de informações possíveis para o visitante do seu site. Isso faz toda a diferença no momento da conversão. Veja algumas dicas a seguir.

Boas práticas para incluir produtos em lojas virtuais

O conteúdo visual acaba sendo um dos itens mais importantes para o comércio eletrônico, portanto, não se limite a fazer o cadastro de produtos em massa com apenas uma imagem de cada item.

Conforme  mencionamos acima, o Image Score do EQI, é calculado de acordo com o número de imagens na página de produto. O score é de 100% quando o produto possui 3 imagens ou mais.

Sabendo disso, explore ângulos, perspectivas, distâncias e mostre o seu produto de maneira completa. Confira outras dicas:

Todas essas dicas evitarão que você precise arcar com trocas, devoluções ou até mesmo perder o cliente.

Afinal, na loja virtual o visitante não pode testar nem tocar o produto, então as informações são essenciais para que ele saiba o que está comprando. Invista nisso e venda muito mais!

Melhor app para cadastrar produtos em massa: Automagico

Cadastrar produtos não precisa mais ser um motivo de dor de cabeça! Com o Automagico você cadastra milhares de produtos de forma fácil e automática. Utilize essa automação para facilitar os processos da sua empresa!

Desenvolvido pela Empreender, o Automagico é uma ferramenta para quem quer agilidade na hora de cadastrar produtos para sua loja virtual.

Agora você pode importar vários itens de uma só vez, basta criar um template e carregar as imagens! 

O app Automagico é compatível com as principais plataformas de e-commerce, como a Shopify, Nuvemshop, Cartpanda, Tray, Yampi e  Woocommerce.

Assista o vídeo abaixo e veja um tutorial completo com a melhor maneira de cadastrar produtos em massa para o seu e-commerce.