O comportamento de navegação, que envolve a prática de visitar sites e explorar produtos sem a imediata intenção de compra, desencadeia quase metade das compras realizadas por impulso no universo do e-commerce.
Neste artigo, exploraremos o significado do comportamento de navegação, destacando como ele ocorre no cenário do comércio online. Além disso, examinaremos estratégias para aproveitar esse comportamento, multiplicando as oportunidades de vendas para as lojas virtuais.
O que é o comportamento de navegação
O comportamento de navegação do consumidor é a prática de visitar sites e lojas apenas para olhar, sem a intenção prévia de realizar uma compra. No setor do e-commerce, ele é mais comum do que muitos lojistas imaginam.
O simples hábito de visitar lojas virtuais para olhar produtos enquanto passa o tempo é o responsável por quase metade das compras realizadas por impulso. Ou seja, muitos lojistas já fecharam diversas vendas apenas por atrair visitantes para sua loja virtual.
Usar esse comportamento dos consumidores com estratégia pode multiplicar as vendas da sua loja.
Por que aproveitar essa prática dos consumidores
Todo lojista deseja ver a sua loja virtual fazendo muitas vendas, esgotando estoques e com clientes fiéis. Isso traz recorrência de compras, uma boa reputação e, claro, lucro para o caixa da empresa.
Para atingir esses objetivos, investem em estratégias de marketing como anúncios online, campanhas com influenciadores, e-mail marketing, etc.
Porém, não devemos esquecer que todos os dias milhares de pessoas podem chegar organicamente na sua loja virtual. Prepará-la para essas visitas é a chave para tirar o melhor do comportamento de navegação.
Como aproveitar o comportamento de navegação no e-commerce
Pop-ups com ofertas relâmpago
Pop-ups são uma janela que abre na página do usuário enquanto ele navega por um site. Geralmente são usados para fazer anúncios ou ofertas, oferecer algum benefício ou material gratuito e para fazer alertas.
Para muitas pessoas, pop-up é sinônimo de incômodo, afinal quem gostaria de estar navegando por um site e de repente pular um quadrado enorme na tela, atrapalhando toda a experiência do usuário?
Contudo, se usados da forma correta os pop-ups podem ser grandes aliados na estratégia de marketing de um site, inclusive lojas virtuais.
Existem vários tipos de pop-ups e os de ofertas e descontos que aparecem como uma oportunidade única são excelentes para fechar vendas, usando o gatilho da urgência.
Leia também: 6 tipos de pop-ups para usar no e-commerce
Fotos e descrições chamativas
As fotos são a primeira coisa que o cliente vai ver dos seus produtos. Por isso, elas devem ser chamativas e mostrar com detalhes os produtos em diversos ângulos.
Já as descrições devem fornecer informações detalhadas sobre os produtos, como tamanho, peso, material, etc.
Além disso, o texto escrito de forma persuasiva tem o poder de gerar desejo pelo produto, dando ênfase aos seus benefícios e pintando na mente do cliente como sua vida será melhor quando ele tiver os produtos em mãos.
Devemos lembrar que no e-commerce os clientes não têm a possibilidade de analisar o produto fisicamente e essa dupla é a responsável por substituir a experiência tátil.
Ofereça benefícios para captura de leads
A captura de leads acontece quando a loja virtual fornece algum tipo de benefício para o consumidor em troca de seus dados de contato (whatsapp e e-mail).
Esse benefício pode ser um cupom de desconto, uma oferta exclusiva ou um material rico de seu interesse (como um e-book gratuito).
Qual benefício você vai oferecer vai depender de qual a sua estratégia. Para fechar mais vendas a curto prazo, o ideal é fornecer um cupom válido por tempo limitado.
Leia também: Formas de criar uma lista de leads qualificados
Use estratégias de remarketing
Remarketing representa a tática empregada para impactar aqueles clientes que exploraram o seu comércio eletrônico, porém, por razões diversas, não concretizaram nenhuma compra.
Constitui uma abordagem destinada a reavivar a lembrança do item que estava em busca, ampliando as possibilidades de concretização da compra em sua loja online. A finalidade do remarketing no ambiente de comércio eletrônico consiste em reconquistar usuários que previamente visitaram a página.
Por meio da aplicação de aprendizado de máquina, o sistema identifica no perfil do usuário qual conteúdo ou oferta possui maior probabilidade de persuadi-lo a retornar à página, com base em seus interesses.
Um consumidor apenas visitar a loja e não comprar nada, não é sinônimo de que ele não tenha sido impactado pelos produtos. Às vezes, um anúncio de remarketing é tudo que ele precisa para finalizar a compra.
Entender o comportamento de navegação é uma estratégia eficaz para vender seus produtos para visitantes curiosos. Com os aplicativos da Empreender, sua loja será muito mais profissional.