A pré-venda é uma estratégia que permite que os consumidores reservem e paguem por produtos antes do lançamento oficial, geralmente com condições especiais, garantindo o recebimento assim que o produto estiver disponível.
Utilizada principalmente em lançamentos de novos produtos, linhas ou marcas, a pré-venda pode ser adaptada também para promoções e queimas de estoque. Neste artigo, vamos explorar em detalhes o que é a pré-venda, como funciona e como implementá-la de maneira eficaz no seu e-commerce.
O que é pré-venda
A pré-venda é a etapa do processo comercial que antecede as vendas oficiais do produto, e tem como objetivo nutrir e fortalecer um relacionamento com os leads mais aquecidos e engajados.
Durante o período de pré-venda, os clientes podem reservar e pagar pelo produto, geralmente com condições especiais, garantindo o recebimento assim que ele estiver disponível.
Essa estratégia é usada principalmente no lançamento de produtos, linhas ou marcas. Contudo, pode ser adaptada para promoções e queimas de estoque, por exemplo.
Benefícios da pré-venda
Geração de expectativa pelas vendas
Uma campanha de pré-venda gera uma grande antecipação no público interessado. Geralmente, esse tipo de campanha acontece por tempo limitado, ou seja, os clientes têm apenas um curto espaço de tempo para fazer as compras antecipadamente com benefícios.
Isso gera um senso de urgência e escassez, aliado ao desejo de pertencer a um grupo privilegiado (exclusividade), o que faz com que a expectativa pelas vendas aumente bastante.
Aumento das vendas
A criação de antecipação é um forte impulsionador das vendas. Uma campanha de pré-venda bem executada naturalmente gera aumento nas vendas como um todo. Tanto por parte das pessoas que querem adquirir o produto antes, quanto aquelas que perderam a oportunidade e agora estão ansiosas por comprar o produto no lançamento oficial.
Geração de FOMO
FOMO é a sigla em inglês para fear of missing out (medo de ficar de fora) e trata-se de um fenômeno amplamente utilizado no marketing. Acontece quando os consumidores estão diante de uma grande oportunidade porém com um limite de participação, o que gera o medo de ficar de fora.
Pode ser impulsionado tanto na divulgação da pré-venda quanto na preparação para as vendas oficiais. No segundo caso, pode ser incentivado pela loja virtual ao compartilhar mensagens de pessoas que participaram do evento e ficaram satisfeitas com a experiência.
Essa ação vai aumentar o desejo em potenciais clientes de adquirirem os produtos participando das vendas oficiais.
Saiba mais: Como causar o efeito FOMO na loja virtual
Como fazer a pré-venda no e-commerce
Planejamento e estratégia
Para realizar uma pré-venda bem-sucedida no e-commerce, o planejamento e a estratégia são fundamentais. Primeiramente, é essencial realizar uma pesquisa de mercado para entender a demanda e a concorrência, principalmente porque, diferente das compras em épocas normais, na pré-venda os clientes não recebem o produto assim que o pedido é confirmado.
Definir metas claras e indicadores-chave de desempenho (KPIs) ajudará a medir o sucesso da campanha. Identifique o público-alvo e determine os canais mais eficazes para alcançá-los, assim como as mensagens mais persuasivas que despertem seu desejo.
Além disso, planeje o cronograma da pré-venda, incluindo as datas de início e término, e assegure-se de que todos os aspectos logísticos estejam preparados para atender à demanda esperada.
Marketing e promoção
Com o evento planejado, a próxima etapa é fazer a mensagem chegar nas pessoas certas, ou seja, os clientes. Para isso, é muito eficaz usar estratégias de marketing digital, como e-mail marketing, anúncios pagos em plataformas como Google Ads e Facebook Ads, campanhas com influenciadores e marketing de conteúdo para aumentar a visibilidade da campanha.
A captura de leads é uma etapa fundamental na campanha. Por isso, é importante que os anúncios conduzam os clientes a uma Landing Page atraente e otimizada para conversão, onde os clientes possam saber mais sobre os benefícios do produto e fazer seus pedidos.
Colaborar com influenciadores e youtubers relevantes pode amplificar o alcance da campanha e agregar credibilidade ao produto, principalmente se eles forem influentes no nicho.
Utilize também as redes sociais para criar antecipação e engajamento, promovendo teasers e atualizações frequentes sobre as ofertas.
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Gestão de estoque e pedidos
Realizar o gerenciamento de estoque e pedidos é fundamental para garantir o sucesso da campanha. Ter mais pedidos que a quantidade disponível seria um grande problema para a loja virtual.
Por se tratar de uma campanha de pré-vendas, é recomendado que sejam disponibilizadas uma quantidade limitada de produtos. Por exemplo, se existem 1000 unidades do produto para as vendas como um todo, separe 30% para a pré-venda.
Além disso, garanta que os sistemas de pagamento sejam seguros e confiáveis para que os clientes possam fazer suas compras antecipadas com confiança. Planeje a produção com base na demanda prevista e ajuste conforme necessário.
Dica: gerencie os status dos pedidos usando o Rastreio
Atendimento ao cliente
Por fim, o último e, talvez, mais importante pilar da pré-venda é o atendimento ao cliente. O processo de compras online é realizado pelo próprio cliente, na maioria das vezes, sem qualquer contato com o lojista ou algum atendente.
Contudo, é possível que surjam dúvidas sobre formas de pagamento, rastreio do produto, garantia, etc, mesmo que essas informações estejam disponibilizadas no site da loja.
Por isso, é fundamental que a loja possua uma equipe a postos, pronta para sanar quaisquer dúvidas e problemas dos clientes. Caso a experiência com o atendimento seja insatisfatória, mais de 60% dos clientes tendem a desistir da compra e procurar outras lojas.
Dica: crie equipes de atendimento via WhatsApp remotas com o SAK.
Agora você já sabe o que é a pré-venda e como aplicá-la no e-commerce com estratégia. Para executar de forma profissional e automatizada, não deixe de conferir as soluções da Empreender mencionadas aqui.