Você já passou horas na internet tentando encontrar o tão falado produto vencedor que traria um faturamento de milhões de reais em poucos dias? Ou já teve um índice de vendas bastante alto em um mês para ter que voltar à estaca zero no próximo, simplesmente porque as pessoas não se interessavam mais pelo que você vendia?
Se você já se sentiu perdido nessa busca pelo produto vencedor, nesse artigo você vai entender o que é realmente um produto vencedor e quais as melhores formas de encontrar aquele produto que as pessoas estão prontas para passar o cartão.
O que é um produto vencedor?
O produto vencedor é aquele que vende mais que os outros. Quando se fala em dropshipping, esse é um dos temas mais comuns. Muitos dropshippers estão sempre em busca daquele produto que é tendência e vai trazer um índice de faturamento alto para sua loja em pouco tempo. Algumas pessoas definem o produto vencedor como aquele que tem como características:
- Resolver uma dor;
- Não ser facilmente encontrado em lojas convencionais;
- Economiza tempo e/ou dinheiro do consumidor;
- Fator novidade.
Rafael Lima, um dos Top Players do mercado de e-commerce no Brasil, que já atingiu a marca de 8 dígitos de faturamento com seus negócios, defende que não existe um produto vencedor da forma como é comumente apontado.
O produto vencedor de verdade é aquele que tem recorrência de vendas, podendo ser vendido várias vezes para o mesmo cliente. Inclusive, um dos seus produtos de maior sucesso foi uma semente, que ultrapassou a marca de 7 dígitos em vendas (acima de 1 milhão de reais).
O problema de acreditar que são essas características que definem um produto como vencedor é que, muitas vezes, o lojista fica em busca do produto milagroso como um rato corre na rodinha da gaiola. E a consequência disso é que no final você não constrói um negócio sólido, mas se torna refém das tendências.
O que vai transformar até mesmo um item simples em um produto vencedor é a construção de uma boa oferta, observando a demanda por aquele produto.
A melhor forma de ter produtos vencedores consistentes na sua loja é escolhendo um nicho, observando as necessidades do público desse nicho e construindo boas ofertas.
Como encontrar um produto vencedor
Considerando que não é necessário seguir tendências para encontrar um produto vencedor, mas sim oferecer algo que seja de interesse do público com uma oferta bem construída, os produtos vencedores podem ser desde uma simples faca até um produto inusitado que você nunca imaginou que pudesse vender. Para encontrar esses produtos, é necessário algum tempo de pesquisa. A seguir vamos ver onde encontrar esses produtos:
Think with Google
Essa é uma ferramenta gratuita do Google, nela você consegue ver quais produtos estão sendo mais buscados pelas pessoas e, consequentemente, quais têm mais chances de serem vendidos.
O Reddit é uma rede social composta por várias comunidades e fóruns. Dentro dessas comunidades são discutidos os mais variados assuntos e, nelas as pessoas expõem suas opiniões positivas ou negativas. Estar atento ao que o consumidor diz sobre o produto, quais são suas críticas e elogios é fundamental para construir boas ofertas.
No fórum Buy it for Life, por exemplo, os consumidores expõem sua opinião a respeito de produtos que compraram e superaram suas expectativas e pedem indicações de produtos confiáveis como você pode ver nas imagens abaixo:
Nessa imagem o usuário compartilha o estado perfeito do cinto que ele usa diariamente, mesmo após 3 anos:
Nessa outra imagem está um usuário pedindo a indicação do travesseiro perfeito:
Anúncios do Tik Tok
Um estudo global realizado pelo Tik Tok descobriu que quem usa a rede social está 1,5x mais propenso a sair e comprar imediatamente algo que descobriu na plataforma em comparação com os usuários de outras plataformas.
Além disso, o impacto do aplicativo se mantém após a compra. Os usuários usam a plataforma para avaliar os produtos com que estão mais empolgados, criando conteúdo como unboxings, instruções e vídeos tutoriais, gerando o famoso marketing boca a boca que se espalha rapidamente.
É possível encontrar os anúncios que estão fazendo mais sucesso na própria biblioteca de anúncios do Tik Tok. Na plataforma você pode filtrar de qual país quer acompanhar os anúncios mais bombados, qual a categoria, objetivo, número de likes e até a duração do vídeo.
Outra forma de encontrar produtos que fazem sucesso no Tik Tok é buscando o termo “Tik Tok made me buy it”. Nessa trend os usuários compartilham com a rede quais produtos compraram impactados por vídeos da plataforma.
Dica bônus: Se você tem um produto na sua loja virtual e quer aproveitar a onda do Tik Tok para impulsionar as vendas, com o Ovni é possível fazer parcerias com influenciadores que fazem a divulgação por permuta ou cachê.
Apostar no Marketing de Influência para vender produtos já é realidade para muitos lojistas. Brasil lidera o 1º lugar do ranking mundial em que os influenciadores são mais relevantes para a decisão de uma compra online. A divulgação de influenciadores é capaz de aumentar as vendas em até 7.033%.
Basta criar um link para o influenciador no aplicativo e determinar a sua comissão sobre as vendas, como mostra o tutorial abaixo:
Encontre produtos vencedores no Dropi
O Dropi é o aplicativo mais prático para quem faz dropshipping. Tem integração oficial com o Aliexpress e CJ Dropshipping, e foi pensado especialmente para o mercado latino americano.
Com o aplicativo você consegue fazer o cadastro, editar as imagens, adicionar avaliações e monitorar a sua loja. Também é possível encontrar produtos para importação dentro do próprio aplicativo.
Lá dentro você encontra produtos do Aliexpress e de fornecedores nacionais. Também é possível filtrar os produtos vencedores. Para isso, vá na aba “Importar Produtos” e clique em “Ordenar” ao lado da caixa de busca. Feito isso, basta selecionar o filtro desejado:
Forma inédita de encontrar produtos vencedores
Já pensou ter acesso a uma lista gigantesca e atualizada de produtos curiosos e inusitados, com uma fila de pessoas querendo comprar, para colocar na sua loja? Essa lista existe e você pode acessá-la de graça.
São produtos que já foram comprados e testados e ao final da descrição você consegue ver o número de pessoas interessadas. Assim, você consegue medir as chances de ter sucesso na venda.
Descubra como encontrar esses produtos no vídeo abaixo:
Seguindo essas dicas a sua loja virtual terá produtos vencedores de forma recorrente, sem precisar estar sempre em busca da nova tendência. Para construir um negócio sólido, continue acompanhando os canais da Empreender.