O Natal é um dos momentos mais agitados para os comerciantes. Todos os anos milhões de pessoas vão às compras nessa época e, provavelmente, terá um aumento no fluxo de tráfego na sua loja virtual,
Principalmente porque milhões de brasileiros têm o costume de deixar para fazer as compras em cima da hora. Em 2021, em média 17 milhões deixaram para fazer as compras próximo ao natal.
Os motivos para isso são muitos: espera por promoções, expectativa de receber a segunda parcela do 13º salário, falta de tempo e organização e, até mesmo, preguiça.
Fato é que esse é o momento perfeito para apostar em promoções e ofertas especiais que trarão um aumento significativo no seu lucro, mas também é um prato cheio para aqueles que se planejarem atrair e fidelizar novos clientes com o pós-venda. É sobre isso que vamos falar nesse artigo.
O que é pós-venda
O pós-venda é o conjunto de ações que a marca tem com o cliente após a efetuação da compra. Essa etapa é fundamental para estreitar a relação entre marca e consumidor, fidelizar e aumentar as chances de fazer novas vendas para um mesmo cliente.
Qual a importância do pós venda
O processo de vendas não deve terminar quando o cliente realiza a compra. Como falamos no artigo sobre funil de vendas, em um e-commerce o funil passa por quatro etapas:
- Topo de funil
- Meio de funil
- Fundo de funil
- Fidelização do cliente
O pós-venda entra na quarta etapa do funil, a fidelização do cliente. Esse processo é importante para que a sua loja virtual seja lembrada pelo cliente. Mas principalmente, lembrada de maneira positiva.
Quanto mais um cliente associa boas experiências à sua loja virtual, mais ele tende a comprar de você ao invés da concorrência, mesmo que o seu preço não seja o mais baixo do mercado.
Um pós-venda eficiente além de fidelizar os clientes é um grande aliado na construção de uma marca forte para a sua loja virtual.
Como fazer pós-venda no natal
O natal é uma das datas mais aquecidas para o comércio. Nessa época, as pessoas recorrem às compras em busca de presentes, decorações para casa, roupas para as festas etc.
Não é surpresa que nessa época as lojas físicas ou virtuais tenham um aumento significativo nas vendas. Mas também não é uma novidade que assim como as vendas, a concorrência aumenta. Então é importante se planejar para ter sucesso na data.
Com o aumento do fluxo de vendas, é esperado que muitas pessoas possam comprar de você mas não conheçam a sua loja virtual ainda. Portanto, esse é um excelente momento para fidelizar novos consumidores que se tornarão clientes por meio de uma boa experiência. Vamos ver a seguir como fazer o pós-venda no natal.
Mande uma mensagem de agradecimento e deseje boas festas
Uma das formas de fazer pós-venda no natal é enviando uma mensagem personalizada ao cliente agradecendo pela preferência. Esse tipo de mensagem mostra ao cliente que a sua loja virtual se importa com a satisfação dele e não quer somente tomar o seu dinheiro.
Especialmente em datas comemorativas como o natal, as pessoas estão mais emotivas com o clima de união familiar, revendo pessoas que não vêm há algum tempo e são mais abertas às felicitações.
Uma mensagem desejando boas festas para o cliente e sua família causará emoções positivas em relação à sua loja.
Surpreenda o cliente no momento da entrega
Aproveitando o clima de natal, aposte em enviar presentes surpresa para o cliente. Muitas lojas virtuais apostam no unboxing experience para fidelizar os clientes.
O unboxing experience se trata de causar uma explosão de emoções positivas no cliente quando ele abre a embalagem da compra.
Para causar essa sensação, entregue algo além do que o cliente estava esperando. Envie brindes exclusivos, uma mensagem escrita a mão, amostra de produtos ou até mesmo um cupom de desconto para compras futuras.
Pesquisa de satisfação
Perguntar a opinião do cliente sobre o atendimento da loja e satisfação com o produto, além de se mostrar aberto a feedbacks e sugestões também causa uma boa impressão.
Essa pesquisa realmente é útil para melhorar o atendimento da sua loja virtual. As pessoas gostam de sentir que as marcas se importam com elas. Quando uma empresa não atende as expectativas de um cliente, geralmente ele para de consumir os serviços sem fazer uma reclamação.
Por outro lado, quando um cliente tem uma reclamação atendida em menos de 5 minutos ele tem uma tendência maior em se tornar um cliente fiel e defensor da marca e, até mesmo, são mais dispostos a gastar mais em compras futuras, como mostra uma pesquisa da Harvard Business Review.
Essas foram as dicas para você aproveitar o momento de aumento da demanda e já aplicar no pós-venda no natal na sua loja virtual para fidelizar novos clientes. Acompanhe os canais da Empreender para receber conteúdos sobre e-commerce e dropshipping e tudo sobre os nossos aplicativos.