Você gostaria de potencializar o valor da sua loja virtual, ficar na cabeça dos clientes e ser visto como a primeira opção? Então precisa trabalhar o branding para loja virtual

De acordo com o estudo Perfil do E-commerce Brasileiro, publicado em 2019, e realizado em parceria entre BigData Corp e PayPal Brasil, atualmente existem mais de 930 mil sites de ecommerce no Brasil. Ou seja, a concorrência é grande. 

Sabemos que existem nichos e segmentos diferentes nessas lojas. Entretanto, qualquer que seja o seu nicho, a probabilidade de existir centenas ou até milhares de lojas no mesmo segmento é alta.

Então como se diferenciar entre tantas opções? Uma boa estratégia de branding para loja virtual é o que vai garantir que ela se diferencie das demais. 

A Ana Tittara bateu um papo com o Jhonata Sampaio sobre como potencializar a sua marca e gerar valor para o seu negócio, que você pode conferir aqui. Em seguida, você pode ler como criar uma estratégia de branding para loja sua virtual.

O que é branding?

Diferente do que muitos acreditam, uma estratégia de branding não se limita a criação da identidade visual de uma marca. Ela é sim importante, mas é apenas um dos pilares a ser trabalhado.

Branding é o conjunto de ações que serão criadas para tornar a marca memorável. O objetivo de uma estratégia de branding é causar encantamento no público a ponto dele se conectar com a marca e se tornar um cliente fiel.

Um dos grandes benefícios de um branding bem trabalhado é que o principal diferencial competitivo da loja deixa de ser o preço. Afinal, quando as pessoas te escolhem somente porque o seu preço é o mais baixo você não está marcado na memória dos clientes, não tem a fidelidade deles e está lucrando muito menos.

Um exemplo de marca que sabe como trabalhar bem o branding é a Apple. Existem uma infinidade de aparelhos com a mesma finalidade de um iPhone, que tem boa qualidade mas ainda assim, não tem a mesma percepção de valor que a Apple possui.

A cada novo lançamento, uma fila gigantesca de pessoas corre para garantir o seu aparelho, mesmo sendo um produto de ticket alto e com poucas mudanças se comparado a versão anterior. Exibir a maçã na parte traseira do aparelho virou sinônimo de status. 

Esse é o resultado de um branding bem trabalhado. Clientes fiéis, apaixonados pela sua marca e que te divulgam espontaneamente.

Como trabalhar o branding para loja virtual 

Para começar a criar um bom branding para loja online existem alguns pilares que devem ser observados. Enxergue esse processo como a construção a personalidade da marca e responda às seguintes perguntas:

  1. Quem eu sou?
  2. O que eu vendo?
  3. Como eu quero que as pessoas me enxerguem?

Qual percepção do público desejada

A percepção de marca é como os clientes enxergam a sua loja. Isso inclui todos os pontos de contato que ele tem com você. Como é o seu atendimento, se ele tem uma boa experiência na sua loja, se ele se identifica com a sua comunicação. A partir desses e de muitos outros fatores, o usuário cria uma opinião sobre a loja que influenciará diretamente na decisão da compra.

Qual o tom de voz da sua marca?

O tom de voz da sua loja é a forma que ela se comunica com o público. Qual a linguagem utilizada, se ele é mais formal ou informal, mais jovial ou mais adulta. Quando bem trabalhado o tom e voz gera identificação com o público que a marca deseja atingir, além de afastar o público não desejado. Esse é o momento de definir qual identidade visual representa a sua marca. 

Para te ajudar com isso. O 365 Artes conta com centenas de imagens e selos editáveis prontos para serem utilizados na sua loja, em criativos e nas redes sociais. 

Qual o diferencial competitivo

O diferencial competitivo são todos os atributos que você oferece para os seus clientes que te colocam à frente da concorrência. Descubra quais as principais reclamações dos clientes de loja online e garanta que na sua loja eles não enfrentam esses problemas. Além disso, pense no que a sua loja pode oferecer de exclusivo.

Alguns pontos básicos para se observar que já te colocarão em destaque:

  • Atendimento ao cliente
  • Velocidade de entrega
  • Informações claras na página
  • Flexibilidade das formas de pagamento

E a melhor parte é que assinando hoje a Empreender Plus você tem acesso a todos os aplicativos da Empreender que garantirão essas e muitas outras funcionalidades que colocarão a sua loja online na frente das outras.