Você decidiu que vai empreender no dropshipping? Excelente escolha. Esse é um dos melhores mercados para quem quer começar a empreender na internet sem precisar investir muito. Porém, a falta de conhecimento de um iniciante pode levar a alguns erros.

Nesse artigo vamos alar sobre os principais erros que os iniciantes no dropshipping cometem e como evitá-los.

5 erros que iniciantes no dropshipping cometem

Muito estudo, pouca prática

Estudar demais e não colocar a mão na massa é um dos erros mais cometidos não só por quem quer fazer dropshipping, mas pela maioria das pessoas que desejam iniciar algo novo.

A sensação de nunca estar pronto ou o medo de não ser bom no que faz e fracassar são os maiores bloqueadores da ação. Existe muita informação disponível gratuitamente na internet e, por muitas vezes, passar meses estudando sobre estratégias ou como minerar produtos e construir ofertas pode ser um tanto confortável.

Mas a verdade é que você nunca vai ser realmente bom enquanto não começar. Não tem como saber qual o melhor produto ou como construir uma boa oferta se você nunca testar o público e o produto. Por isso, comece o mais rápido possível e corrija os erros no caminho.

Não criar uma marca de verdade

Outro erro que iniciantes no dropshipping cometem é passar muito tempo preocupados em vender produtos isolados em busca do tão sonhado produto vencedor que vai garantir milhões de reais do dia para a noite.

Então, um dia eles estão divulgando um produto do segmento pet, no mês seguinte um produto fitness, e no mês seguinte alguma bugiganga qualquer, sem nenhuma relação entre um produto e outro e com públicos-alvo completamente diferentes.

Quando você está começando é comum e até esperado que você ainda não saiba em qual nicho investir, quais produtos realmente trazem retorno ou qual o seu público-alvo. Então no início testar produtos é a melhor opção.

Contudo, se você deseja construir um negócio consistente, com rentabilidade recorrente e uma marca sólida, parar de pular de galho em galho é fundamental. Invista em transformar o seu negócio em um verdadeiro e-commerce.   

Quando a sua loja tem um segmento definido, você tem um público-alvo a explorar, logo, existe mais possibilidade para a fidelização de clientes, construção de branding, vendas recorrentes para um mesmo cliente.

Por exemplo, se você tem uma loja do nicho pet, um cliente que comprar uma caminha de cachorro é o mesmo que pode comprar brinquedos, petiscos, potinhos de ração, etc.

Ignorar avaliações dos produtos

A maioria das pessoas que fazem dropshipping importam produtos do Aliexpress para a própria loja virtual. Embora existam outras plataformas, como CJ Dropshipping, essa é a mais comum.

O que muitos ignoram é que não basta escolher um produto qualquer e começar a vender. As pessoas compram aquilo que as interessa e é útil de alguma forma. Além disso, é importante passar confiança para o cliente.

Vender produtos sem avaliações ou com avaliações negativas é um dos erros de iniciantes no dropshipping e até mesmo de alguns vendedores experientes. Lembre-se que no dropshipping a entrega da mercadoria é responsabilidade do fornecedor, mas o cliente final está comprando na sua loja e qualquer frustração recairá sobre você.

Portanto, se fizer importação de fornecedores internacionais, escolha produtos com uma demanda real e com fornecedores bem avaliados.

No Dropi, você tem acesso a uma aba com produtos de fornecedores nacionais. Fazer dropshipping nacional é bastante vantajoso para quem já tem experiência, mas principalmente para iniciantes, pois você consegue negociar diretamente com o fornecedor, as entregas são mais rápidas e todo o processo é mais simples e barato. 

Não aproveitar as influências das redes sociais

As redes sociais se tornaram um das melhores fontes de propaganda para quem deseja vender online. Todos os dias milhões de pessoas acompanham fotos e vídeos em aplicativos como Instagram e Tik Tok.

No Tik Tok, por exemplo, acontecem frequentemente as famosas trends, que é quando um determinado modelo de conteúdo é produzido e consumido por milhões de pessoas diariamente.

Aproveitar o potencial das redes sociais coloca os seus produtos em evidência e atrai mais cliques para a sua loja. Você pode expor a sua mercadoria de três maneiras:

  1. Produzir o próprio conteúdo;
  2. Criando anúncios para o público de interesse;
  3. Contratando influenciadores para divulgar o produto por você.

Embora aproveitar as trends do momento te coloque em visibilidade, produzir o próprio conteúdo trará resultados a longo prazo. Será necessário tempo, dedicação e constância para engajar uma boa base de seguidores.

Rodar anúncios também é uma boa opção. Com o tráfego pago você consegue configurar o gerenciador para exibir os seus anúncios somente para o público de interesse. Anúncios nativos, isso é, com as mesmas características do conteúdo orgânico da rede social são mais recomendados.

Os influenciadores digitais já possuem uma base sólida de seguidores fiéis e engajados que estão dispostos a comprar aquilo que for recomendado. Além disso, 69% das lembranças de anúncios vêm de ações publicitárias de influencers, em contrapartida, 36% vem dos anúncios tradicionais, segundo uma pesquisa da YouPix.

O Marketing de Influência já é uma realidade no país e  tendência é crescer ainda mais. Contratar um influenciador digital para divulgar os seus produtos é um excelente negócio. O OVNI é a plataforma mais simples para negociar com influenciadores sem grandes burocracias.

Leia também: Por que contratar um digital influencer

Não oferecer um bom atendimento desde o início

Se você está começando, fidelizar clientes deve ser uma prioridade no seu negócio. Do contrário, em poucos meses a sua loja virtual estará fadada ao fracasso. Não importa quantas estrategias de marketing você aplique, quais gatilhos mentais aparecem na sua oferta, no fim você está vendendo para um ser humano e é a aprovação dele que você deve buscar. 

Uma pesquisa realizada pela Accenture mostrou que por conta do mau atendimento, 86% dos consumidores locais passaram a comprar de outros fornecedores em 2015. O prejuízo poderia ter sido evitada pelas companhias em 92% dos casos, segundo o estudo.

Conquistar novos clientes custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual, segundo Philip Kotler. Portanto, não negligencie o atendimento ainda que esteja no começo e não tenha uma equipe.

Com o aplicativo SAK você consegue proporcionar um atendimento completo na sua loja virtual. Desde a recuperação de boletos e carrinhos abandonados, compartilhamento de novidades e até operações de suporte e pós-venda.

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