O uso das redes sociais como suporte comercial tem se tornado cada vez mais popular no Brasil e em outros países. Sendo assim, promover negócios e vendas no WhatsApp é mais uma estratégia para quem deseja divulgar os seus produtos e/ou ampliar sua cartela de clientes.
Se usadas corretamente, essas ferramentas podem ser grandes aliadas dos empreendedores digitais, devido a facilidade, acessibilidade e baixo custo. Leia para aprender mais sobre esse tema.
A relevância do WhatsApp para negócios online
Segundo pesquisa da Octadesk, 61% dos consumidores brasileiros preferem realizar compras online do que ir às lojas físicas. Os principais fatores para o crescimento da prática são os preços mais baixos, a praticidade de não precisar sair de casa e a variedade de produtos.
Além disso, vale ressaltar que as vendas em dispositivos móveis também movimentam o comércio eletrônico e o comportamento mobile first ganhou o favoritismo da maioria dos consumidores brasileiros que fazem compras pela internet.
Desse modo, a utilização estratégica das redes sociais como soluções de marketing no e-commerce é cada vez mais comum, em diferentes etapas da jornada do consumidor, através da comunicação direta e rápida, se transformando em uma forma muito eficiente de promover negócios e vendas no WhatsApp, por exemplo.
A possibilidade de criar grupos ou listas de transmissão, é uma das principais vantagens do WhatsApp para os empreendedores, pois permite o compartilhamento de informações sobre novos lançamentos, promoções e descontos.
Não podemos deixar de mencionar que é fundamental manter a transparência e a ética na comunicação com os clientes, conforme as recomendações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e também das políticas de uso do WhatsApp, cujo descumprimento das regras implicam em suspensão ou banimento da conta.
Sobretudo, independente do seu nicho, antes de promover negócios e vendas no WhatsApp, é preciso segmentar o público-alvo, definir o conteúdo a ser compartilhado e estabelecer uma rotina de envio de mensagens – essa última etapa pode ser feita de forma automática. Continue lendo para conferir.
Quais as vantagens de usar grupos de vendas no WhatsApp
É possível promover negócios e vendas no WhatsApp criando campanhas segmentadas, enviando mensagens direcionadas a grupos específicos, fazendo o atendimento ao cliente e o pós-vendas. Há diversas vantagens em utilizar grupos de vendas no WhatsApp. Veja algumas a seguir:
- Relacionamento: facilita a troca de informações sobre produtos e serviços, assim como a resolução de dúvidas e problemas.
- Segmentação: possibilita segmentar o público-alvo, enviando mensagens direcionadas a grupos específicos de clientes, trazendo mais resultados nas campanhas.
- Interação: permite uma interação constante com os clientes, aumentando a fidelidade e a satisfação.
- Promoções e descontos exclusivos: os grupos possibilitam criar promoções e descontos exclusivos para os membros, atraindo e incentivando as compras.
- Menor custo: o WhatsApp é uma plataforma gratuita, o que significa que as campanhas de vendas em grupos não têm custos adicionais e é possível alcançar uma grande quantidade de pessoas de maneira econômica.
- Acessibilidade: é possível alcançar um número maior de potenciais clientes, independentemente de sua localização geográfica.
São muitas vantagens, não é mesmo? Continue lendo para conhecer o Whats.ly, uma ferramenta que ajuda a promover negócios e vendas no WhatsApp, criando grupos automaticamente, conforme as suas necessidades.
Como promover negócios e vendas no WhatsApp
Ao longo desse artigo, já deixamos claro que a divulgação através do WhatsApp pode ser uma estratégia eficaz para alcançar novos clientes e aumentar o faturamento do seu negócio.
Os grupos são ótimas opções, pois permitem compartilhar informações sobre produtos e serviços, lançamentos, incluindo fotos, vídeos e links, junto com descrições detalhadas e preços. Sendo assim, é notável que facilitam demais a vida dos empreendedores.
Entretanto, não existe uma maneira nativa de criar grupos no WhatsApp automaticamente, o que seria um problema para quem não tem muito tempo nem como administrar os grupos individualmente, cada vez que atingem o limite de 256 membros.
Por essa razão, é necessário recorrer às soluções terceirizadas para automatizar esse processo. É importante ter cuidado ao usar apps não autorizados, pois podem violar as políticas de privacidade do WhatsApp e levar à suspensão de sua conta.
Nós recomendamos o Whats.ly, a melhor ferramenta para criar grupos no WhatsApp de maneira automática. Veja como o Whats.ly pode ajudar a promover negócios e vendas no WhatsApp:
Essa é a alternativa mais confiável para vender usando grupos e é ideal para o e-commerce tradicional, dropshipping, infoprodutos, canais do YouTube e qualquer outra estratégia de marketing digital.
Não é novidade que os brasileiros gostam de comunidades online e por isso as redes sociais sempre fazem sucesso no nosso país. Pesquisas confirmam isso, pois além do WhatsApp ser o aplicativo mais baixado e utilizado, a maioria dos usuários também não fazem objeção em participarem de grupos no aplicativo.
Use a tecnologia e as redes sociais a seu favor! Quanto mais potenciais clientes estiverem dentro dos grupos de WhatsApp, maior será a chance de aumentar as suas vendas e consequentemente o seu faturamento.
Que tal promover negócios e vendas no WhatsApp? Experimente o Whats.ly agora mesmo!