Começar uma loja de dropshipping é uma das formas mais democráticas de empreender na internet. Com tantas ferramentas e conteúdo à disposição, a principal preocupação do empreendedor é como realizar as vendas.
Depois de um tempo, o lojista já sabe como encontrar bons produtos, criar ofertas atrativas, fazer vendas e já tem um negócio satisfatório. Ainda assim, toda empresa almeja fazer mais vendas e aumentar o faturamento.
Existem algumas estratégias que podem estimular o consumidor a consumir mais e aumentar as vendas de uma loja virtual. Nesse artigo vamos listar algumas delas.
O que é uma loja de produtos com impressão sob demanda
Produtos com impressão sob demanda são aqueles que são produzidos somente após serem comercializados. Um dos produtos mais comuns de ser comercializado com impressão sob demanda são as camisetas personalizadas, mas existem muitas outras opções como canecas, moletons, bonés, adesivos, posters, capas para notebook e celular, itens de papelaria e até mesmo livros.
Uma das vantagens desse tipo de negócio é que mesmo em um e-commerce tradicional, os itens não acumulam em estoque. Além disso, é uma forma de comércio mais sustentável pois evita o desperdício de materiais e produção de lixo em excesso.
Outra vantagem é que o lojista tem liberdade criativa para criar as estampas que desejar e construir a própria marca com uma identidade única.
Como aumentar as vendas em uma loja print on demand
Faça coleções exclusivas por tempo limitado
No print on demand, o lojista cria ou contrata alguém para criar as estampas que serão impressas no produto. Uma maneira de aumentar o fluxo de vendas por um determinado período é criando estampas exclusivas com limite de tempo ou de peças.
O gatilho da exclusividade é um dos melhores para impulsionar o desejo de compra. Enquanto consumidores, nos sentimos especiais por possuirmos algo que outras pessoas não tem e não podem ter com facilidade.
Objetos escassos e inacessíveis são considerados mais valiosos. Todos querem fazer parte de um grupo VIP e seleto de pessoas. É por isso que itens para coleção são mais caros.
Uma das formas de ativar esse gatilho nos seus clientes é criando uma coleção com estampas inéditas e exclusivas de algo que o público-alvo da loja virtual se identifique.
É importante que as estampas sejam realmente exclusivas. Se a oferta alegar que só serão confeccionadas 50 peças e depois aquelas ilustrações nunca mais serão vendidas, não venda mais depois de alguns meses. Do contrário, a loja virtual perde a credibilidade e a confiança dos clientes.
Ofereça brindes como overdelivery
Overdelivery significa entregar além do que é esperado pelo cliente. Quando o cliente paga por um serviço e recebe algo além do que ele pagou para ter, ele se sente especial. Isso desperta uma série de hormônios positivos ligados à felicidade e bem-estar que logo serão associados a experiência com a loja virtual.
Existem algumas maneiras de fazer isso, como mostra os exemplos abaixo:
Brindes – o brinde é um item a mais que a loja virtual envia ao cliente. Algumas lojas optam por enviar doces, outras mandam bilhetinhos escritos à mão. Algumas podem optar por presentear o cliente com lembrancinhas como chaveiros ou bonecos. Isso varia de acordo com o lojista e o público-alvo a ser atendido.
Unboxing experience – em português, unboxing seria o ato de “tirar algo da caixa”, ou seja, é o momento que o cliente abre a encomenda. Causar um “momento uau” na entrega do item já é uma das tendências do e-commerce. Uma caixa personalizada, com cheirinhos e itens surpresa são alguns exemplos de como proporcionar essa experiência.
Para quem faz dropshipping, pode ser um pouco mais complicado executar essa ação, mas tentar negociar com o fornecedor pode ser uma opção. Aplicar esse tipo de estratégia em uma loja virtual é fundamental para fidelizar o cliente.
Clientes fiéis não só compram mais vezes na loja virtual, como divulgam para amigos e conhecidos, gerando prova social. As provas sociais são essenciais para aumentar a credibilidade de um negócio.
Use as estratégias de venda cross selling e upselling
Cross selling e up selling são duas técnicas de venda utilizadas para aumentar o valor do ticket médio de uma compra.
Cross selling, em português venda cruzada, é a prática de oferecer ao cliente produtos complementares ao que ele já está comprando. Pensando em uma loja de roupas com impressão sob demanda, imagine que um cliente se interessou por uma camiseta personalizada e está pronto para finalizar a compra. A loja pode sugerir para o cliente um boné com estampa similar à da camiseta.
Essa estratégia é bastante utilizada pela Amazon e corresponde 35% das vendas realizadas, segundo o próprio CEO da empresa, Jeff Bezos.
Já o up selling significa oferecer um upgrade do item adquirido ou um produto mais caro. Por exemplo, imagine que o cliente fez o pedido de uma camiseta personalizada com um modelo simples. Aplicando o upsell, a loja virtual pode convencer o cliente a levar a camiseta no modelo premium com alguns reais a mais, destacando os benefícios de adquirir um item de qualidade superior.
Leia também: Cross selling e up selling para e-commerce.
Crie cupons com condições especiais para clientes que já compraram
Mais importante que fidelizar novos clientes é conseguir manter os clientes antigos. Quando um cliente tem uma boa experiência em uma loja virtual, naturalmente ele se lembrará dela quando quiser comprar novamente. Contudo, a loja pode ativamente estimular a recompra para aumentar as vendas.
Uma das formas de fazer isso é oferecendo benefícios exclusivos a clientes antigos. Mensagens no WhatsApp são a forma perfeita de entrar em contato com esses clientes.
Um pequeno texto como o exemplo a seguir pode fazer toda a diferença:
“Olá, Fulano. Faz tempo que não nos vemos e sentimos a sua falta. A nossa loja está com uma condição especial para você durante o mês . Utilize o cupom #clientefiel e garanta um desconto de 30% em qualquer produto da loja sem valor mínimo”.
O WhatsApp é o melhor canal para esse tipo de ação pois é o canal de comunicação com a maior taxa de abertura do mercado, ultrapassando os 70% e 33% dos brasileiros abrem a mensagem assim que são notificados, segundo uma pesquisa da eCGlobal Solutions.
Muito além de fechar novas vendas, o WhatsApp é o melhor canal para criar e manter um relacionamento com o cliente em todas as fases da jornada de compras. O melhor e mais completo aplicativo para incluir o WhatsApp na estratégia de marketing além de oferecer um atendimento completo é o SAK.
É o aplicativo ideal para comunicar novidades, como o lançamento de novas estampas, e promoções aos clientes.
O SAK é líder de mercado na recuperação de carrinhos abandonados e boletos vencidos e fornece tudo que uma loja virtual precisa para oferecer um atendimento de excelência aos consumidores.
Todas as estratégias citadas nesse artigo quando bem executadas podem aumentar as vendas de uma loja virtual com produtos print on demand. Para atrair e manter novos clientes, não deixe de conferir esse artigo.