A preocupação sobre a capacidade de gerar lucro atinge os empreendedores de modo geral, pois todos precisam planejar formas de atrair e reter clientes para o seu negócio online em 2023, assim como nos anos anteriores e seguintes.
Afinal, a rentabilidade das lojas virtuais depende de diversos fatores e conforme o tempo passa, alguns se mantêm e outros vão se modificando. Dessa maneira, as estratégias podem variar bastante ou serem aprimoradas. Continue lendo e confira nossas dicas sobre o tema.
Os diferenciais competitivos no e-commerce
Os principais diferenciais competitivos no e-commerce estão relacionados direta ou indiretamente a fatores como preços, produtos e serviços. Se deseja entender como atrair e reter clientes para o seu negócio em 2023, é indispensável ficar atento a esses quesitos:
Preços
Oferecer preços competitivos é uma forma clássica de atrair clientes. Isso pode ser alcançado através de negociações com fornecedores, otimização de custos operacionais e implementação de técnicas de precificação dinâmica.
Produtos
Oferecer uma ampla variedade de produtos, incluindo itens personalizados ou sob demanda e difíceis de encontrar em outros lugares, pode ser um diferencial competitivo. Também é importante fornecer informações detalhadas e de qualidade sobre os produtos para ajudar os clientes a tomar decisões de compra informadas.
Serviços
Oferecer serviços adicionais, como entregas rápidas e gratuitas, devoluções fáceis, suporte ao cliente excepcional e programas de fidelidade, pode ser um fator decisivo na escolha de um e-commerce. Além disso, garantir a segurança dos dados e a privacidade dos clientes é fundamental para conquistar a confiança deles.
Esses três pilares ajudam a entender como atrair e reter clientes para o seu negócio em 2023. Veja a seguir, algumas dicas sobre cada uma das etapas.
Como atrair clientes para a sua loja em 2023
Há várias estratégias que as empresas podem usar para atrair clientes online em 2023, incluindo. Já mencionamos em nosso blog vários conteúdos com ideias, passos e maneiras de conseguir melhorar os resultados das lojas virtuais. Alguns deles incluem:
Otimização de mecanismos de busca (SEO)
Garantir que a sua loja virtual apareça nas primeiras páginas dos resultados de busca quando as pessoas procurarem por produtos ou serviços relacionados ao seu negócio, é a intenção do SEO no e-commerce, por isso é uma estratégia cada vez mais utilizada.
Marketing de conteúdo
No contexto de um e-commerce, o marketing de conteúdo pode ser usado para aumentar o tráfego e as conversões do site, a conscientização da marca e para construir relacionamentos com os clientes. Exemplos: criação de guias de compra, vídeos de produtos, blogs, análises de produtos e infográficos.
Redes sociais
Usar as redes sociais para construir relacionamentos com potenciais clientes e promover seus produtos ou serviços é uma ótima forma de alavancar as vendas. O social commerce, inclusive, é uma tendência iminente. Vale ressaltar que cada uma dessas plataformas tem seu próprio conjunto de recursos e funcionalidades, e é importante escolher quais são mais relevantes para o seu negócio e público-alvo.
Publicidade online
Usar anúncios pagos, como no Google ou no Facebook e Instagram, para atingir um público específico e aumentar o tráfego do site.
Marketing de influência
Uma realidade cada vez mais comum é trabalhar com influenciadores para promover produtos ou serviços. O aplicativo Ovni conecta lojistas virtuais e digital influencers sem burocracia, assim fica mais fácil encontrar profissionais que tenham um público semelhante.
Personalização
Usando tecnologias de inteligência artificial e aprendizado de máquina para personalizar a experiência do usuário e oferecer recomendações baseadas em seus interesses e comportamentos de compra, é a estratégia mais promissora para os próximos anos.
Excelência no atendimento ao cliente
Valorizar a experiência do cliente e oferecer um excelente atendimento tanto para ajudá-los na tomada de decisões de compra, quanto para encorajá-los a comprar novamente é a melhor maneira de fidelizá-los, não é mesmo?
Agora que falamos algumas maneiras de atrair clientes, vamos focar um pouco em como retê-los. Continue lendo e confira.
Como reter clientes na sua loja em 2023
Existem várias estratégias que as empresas podem usar para reter clientes em 2023, incluindo:
- Programas de fidelidade: oferecer recompensas, descontos e outras vantagens aos clientes que compram frequentemente para incentivá-los a continuar comprando.
- Comunicação personalizada: usar dados sobre os clientes para enviar comunicações relevantes e personalizadas, como recomendações de produtos e ofertas especiais.
- Experiência de compra personalizada: usar tecnologias de inteligência artificial e aprendizado de máquina para personalizar a experiência de compra dos clientes e oferecer recomendações baseadas em seus interesses e comportamentos de compra.
- Garantia de qualidade: garantir a qualidade dos produtos e serviços para garantir a satisfação do cliente.
- Feedback dos clientes: solicitar feedback dos clientes e usá-lo para melhorar a experiência de compra e corrigir problemas.
- Consistência: manter uma boa experiência consistente em todos os canais, incluindo o site, o atendimento ao cliente e a entrega.
- Comunicação pós-venda: manter o contato com os clientes após a compra para perguntar sobre sua satisfação e oferecer ajuda.
Pensando nos pontos que abordamos ao longo deste artigo, fica muito mais simples planejar como atrair e reter clientes para o seu negócio em 2023. Continue acompanhando nosso blog para aprender mais sobre o universo do empreendedorismo online.